.

.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DEFESA CIVIL DE ASSAI RECEBERÁ NOVOS EQUIPAMENTOS

Na manhã desta  terça-feira (31) o prefeito Acácio Secci recebeu a visita do Coordenador Regional da Defesa Civil Major Wilson de Oliveira Paulino, S.Ten. José Apº Rodrigues e S.Ten. Euclides Tadeu da Silva.
Durante a reunião, o Maj. Wilson anunciou a entrega de materiais de combate a incêndio e equipamentos para o caminhão da Defesa Civil para as próximas semanas, além de reforçar os pedidos de melhorar a segurança para a população assaiense.  PMA.

CÔNSUL-GERAL DO JAPÃO VISITA ASSAÍ É RECEBIDO PELO PREFEITO ACÁCIO

Prefeito recebe visita do Cônsul-Geral do Japão
No último sábado (28) o prefeito Acácio Secci, acompanhado da primeira dama Ines Secci, secretários municipais e de representantes da colônia japonesa, receberam  a visita do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba Toshio Ikeda e do Cônsul Naonari Nishihara.
O encontro aconteceu na obra em construção do Memorial da Imigração Japonesa – Castelo Japonês, e o cônsul se prontificou para buscar recursos financeiro para dar continuidade da obra.

PREFEITO ACÁCIO DE ASSAI RECEBE NOVA AMBULÂNCIA PARA O SAMU

O município de Assaí conta com uma nova ambulância para SAMU.
O prefeito Acácio Secci  recebeu o anúncio do novo veículo, no dia 16 de Janeiro pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante encontro com o governador Beto Richa em solenidade no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba e agora já integra a frota municipal.
Um veículo zero para melhorar o serviço e atendimento de urgência e emergência para Assaí.

TRÊS HOMENS INVADEM AGÊNCIA DA CAIXA DENTRO DA UEL EM LONDRINA

Três homens são procurados pela Polícia Militar suspeitos de assalto à agência da Caixa dentro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na manhã desta terça-feira (31), por volta das 10h30. O valor levado pelo trio ainda não foi divulgado pela instituição. Os vigilantes foram rendidos e dois revólveres e dois coletes à prova de bala foram roubados. Não havia clientes na agência no momento do delito. 

O trio teria fugido em um veículo Astra, que foi abandonado próximo a um fundo de vale no Jardim Tókio. Em seguida, eles teriam embarcado em um Uno com o logotipo de uma empresa de telefonia e seguido a fuga em direção a Cambé. Viaturas do Batalhão de Choque e da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), além do helicóptero da Polícia Militar, estão à procura dos suspeitos.  Redação Bonde

SENADOR RENAN CALHEIROS É ESCOLHIDO NOVO LÍDER DO PARTIDO NO SENADO

Em reunião realizada na residência oficial do Senado nesta terça-feira (31), integrantes da bancada do PMDB escolheram, por aclamação, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para ser o novo líder do partido na Casa. A informação foi confirmada por meio da assessoria do peemedebista. 

No encontro, integrantes da legenda também ratificaram a indicação do senador Eunício Oliveira (CE) para disputar a presidência do Senado. O nome do senador cearense já era dado certo desde o final do ano passado, quando começaram a avançar as articulações para a sucessão do comando da Casa. A eleição para a Mesa Diretora do Senado está prevista para ocorrer nesta quarta-feira, 1º, a partir das 16h. 

Em relação à Renan, ainda havia uma certa expectativa de ele assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado da Casa e por onde passará a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá substituir Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no último dia 19.  Em entrevista durante o recesso, Renan ressaltou que ao descer da cadeira de comando Senado iria vestir o figurino de apagador de "incêndios" do governo na Casa. 

No Palácio do Planalto, ele é considerado como "novo Sarney" capaz de dialogar tanto com integrantes da base aliada quanto da oposição. Em razão disso, ao assumir a liderança, Renan Calheiros deve manter-se como principal interlocutor do governo dentro do Congresso. 

No momento, os integrantes da bancada discutem a indicação para as demais vagas que deverão ficar com o partido. Para a CCJ, o nome cotado é o do senador Raimundo Lira (PB) e para a segunda vice-presidencia, Marta Suplicy (SP).
Agência Estado

PRESIDENTE DA CÂMATRA DEFENDE SUA CANDIDATURA Á REELEIÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) sua candidatura à reeleição. A eleição está marcada para quinta-feira (2), mas adversários de Maia na disputa contestam a legalidade da candidatura. 

De acordo com o presidente da Câmara, o assunto sobre a legalidade da recondução é matéria interna corporis, ou seja, assunto interno da Casa, que não cabe interferência do Judiciário. Além disso, Maia sustenta que a Constituição não proíbe a reeleição de quem cumpre mandato-tampão no Legislativo. 

"Importante ressaltar que, ao contrário das disposições relativas às eleições no âmbito do Poder Executivo, em que a Constituição é explicita em sujeitar aquele que ocupa um mandato-tampão às restrições da reeleição, não há nenhuma limitação no que se refere aos sucessores ou substitutos dos titulares dos cargos das Mesas Diretoras eleitos previamente nas eleições ordinárias", diz Maia.


A manifestação foi protocolada nas ações em que o SD e o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) contestam a legalidade da candidatura. Figueiredo é um dos adversários de Maia na disputa. 

Segundo o parlamentar, a Constituição e o Regimento Interno da Câmara impedem que membros da Mesa Diretora sejam reconduzidos ao cargo na mesma legislatura. Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara em julho do ano passado, por meio de um "mandato-tampão" para substituir Eduardo Cunha, após a cassação deste. 

O Artigo 57 da Constituição Federal diz que é "vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição [da Mesa Diretora] imediatamente subsequente". Dessa forma, segundo os adversários de Maia, mesmo por meio de um "mandato-tampão", Maia não pode ser reeleito. 

As ações contra a candidatura de Maia são relatadas no Supremo pelo ministro Celso de Mello, que não deve decidir hoje a liminar. A questão poderá ser levada ao plenário na sessão desta quarta-feira (1º).
Agência Brasil

LIMINARES DETERMINAM INDISPONIBILIDADE DE IMÓVEL DE PROPRIEDADE DO PREFEITO ELEITO DE COLORADO

A Justiça decretou liminarmente a indisponibilidade de um imóvel de propriedade do prefeito eleito de Colorado, Norte-Central paranaense, por conta de irregularidades investigadas em mandatos anteriores do agente político (gestões 2005-2008 e 2009-2012). Também foi deferida liminar determinando a indisponibilidade de bens de um ex-estagiário do gestor municipal, suspeito de ser "laranja" em esquema que teria beneficiado o prefeito. As decisões, proferidas pelo Juízo da Comarca, atendem ações propostas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Colorado. 

As liminares foram concedidas para que, com os imóveis tornados indisponíveis, haja garantia de eventual ressarcimento do erário a partir de condenações em ações de improbidade existentes contra o prefeito. O uso de supostos "laranjas" para a compra de imóveis foi apurado em investigação realizada pela Promotoria de Justiça para verificar indícios da prática do crime de lavagem de dinheiro pelo ex-gestor e que teriam relação com ilegalidades cometidas na gestão 2009-2012, notadamente quanto à aprovação de loteamentos imobiliários em desconformidade com a Lei Federal nº 6.766/1979. Como foi eleito para novo mandato e empossado neste mês, em razão de liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o prefeito passou a ter foro privilegiado. Assim, as investigações, iniciadas pela Promotoria, foram encaminhadas à Procuradoria-Geral de Justiça, que passa a conduzir o caso.
Erosões 

Entre as irregularidades encontradas nos loteamentos autorizados na gestão 2009-2012 verificou-se um problema de erosão no Município causado pelo manejo incorreto das águas da chuva nos terrenos. A Promotoria de Justiça apurou que os empreendimentos foram aprovados com galerias pluviais ligadas a uma rede coletora municipal inexistente. Com isso, a empresa responsável deixou de investir cerca de R$ 1,5 milhão em infraestrutura básica obrigatória. 

Foi descoberto também que um estagiário do ex-gestor adquiriu dessas loteadoras terrenos a preços abaixo do valor de mercado. Os valores pagos pelos imóveis foram transferidos para a conta do ex-prefeito: inclusive um veículo foi dado em pagamento e repassado para o filho do ex-gestor. A Justiça determinou ainda que a empresa responsável pelos lotes apresente a documentação completa dos imóveis vendidos ao rapaz, ao prefeito e ao filho do gestor municipal. 

As investigações do MP-PR relacionadas ao prefeito "visam apurar a prática de atos tipificados, em tese, como de improbidade administrativa, assim entendido o desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitações, prevaricações e enriquecimento ilícito, com os desdobramentos penais em andamento".
Redação Bonde com MP-PR

PROFESSORES FIZERAM NESTE TERÇA FEIRA 31 NOVAS MANIFESTAÇÕES EM CURITIBA

Esta terça-feira (31) foi marcada por novas manifestações por parte de professores em frente aos Núcleos Regionais de Educação. Segundo postagem no site da APP-Sindicato, um total de 20 núcleos permaneceram fechados em todo o Estado. Em Londrina, o prédio funcionou normalmente após os professores realizarem panfletagem durante toda a segunda-feira (30). 

Segundo o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, a panfletagem continuou hoje com o intuito de informar a população e mostrar ao governo do Estado que a categoria está mobilizada. Nesta quarta-feira (1) haverá outro ato organizado pelo sindicato em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. A intenção é tentar dialogar com os deputados, já que amanhã os políticos voltam ao trabalho depois do recesso de final de ano. 

Para Leão, as manifestações "não têm a intenção de boicotar as distribuições de aula [que acontecem amanhã], pois sabemos que isso é importante para os professores". "Nós estamos fazendo manifestações para saber se conseguimos revogar esse critérios que penalizam os professores." Em nota divulgada nesta terça, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) alerta que "se o sindicato continuar obstruindo a entrada dos funcionários nos Núcleos Regionais da Educação (NREs) e nas escolas nesta quarta-feira (1), quando inicia a distribuição de aulas na rede estadual, os professores correm o risco de ficarem sem suprimento de aulas e, portanto, sem pagamento". 

Para Leão, a nota é intimidatória. "Lamento que a Seed se antecipe, achando que o sindicato vai penalizar a própria categoria." 

Sobre a Resolução 113/2017, publicada pelo governo Beto Richa (PSDB), e que trata da distribuição de aulas e funções na rede estadual de ensino, a APP-Sindicato entrou com uma liminar pedindo a revogação da medida que impediria professores que tiraram licença saúde por mais de 30 dias de assumirem aulas neste ano. 

"A reivindicação foi urgente, mas não tem data para terminar o processo. A expectativa é que saia a qualquer momento", diz Leão, reforçando que a categoria fará "uma luta legítima, sempre dialogando com a sociedade e com o governo". 

Em assembleia em Maringá, no dia 11 de fevereiro, a categoria irá deliberar sobre os próximos passos da manifestação e sobre uma possível greve dos professores.
Marina Gallo - Redação Bonde

GOVERNADOR AUTORIZA CONVOCAÇÃO DE 339 PROFESSORES PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (31) a convocação de mais 339 professores para a rede estadual de ensino. Eles foram aprovados em concurso público realizado em 2013. O governador também autorizou a convocação 163 policiais militares, suplentes do concurso público realizado em 2012. 

Em janeiro o governo do Estado realizou a formatura de quase 3 mil novos soldados da Polícia Militar, que já reforçam o contingente em todas as regiões. Também mencionou a política de valorização do servidor, destacando a implantação de promoções e progressões, a partir da folha de janeiro. Só para profissionais da Educação são aproximadamente 75 mil benefícios. 

Educação


Aprovados no concurso público número 017/2013, os 339 professores convocados passarão agora por avaliação médica e irão compor o Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação. A convocação seguirá a ordem classificatória do concurso. 

A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destaca que a decisão de chamar os remanescentes contribui para valorizar o quadro próprio de professores da rede estadual, que tem 2,1 mil escolas. 

Em abril de 2016, o governador já havia nomeado outros 296 novos professores da rede pública estadual, remanescentes do mesmo concurso público. A educação concentra a maior parte do funcionalismo do Estado, com mais de cem mil pessoas, entre professores e funcionários. As aulas na rede pública começam dia 15 de fevereiro. 

Segurança 

Os 163 policiais militares convocados pelo Estado são suplentes do concurso de 2012 e iniciarão, nas próximas semanas, o Curso de Formação de Soldados, que dura em torno de um ano. Além de disciplinas teóricas e práticas, os soldados passarão por um período de estágio supervisionado com policiais mais experientes, para então iniciarem o policiamento nas ruas. 

Eles irão suprir as vagas do concurso de 2012 que ficaram em aberto – casos em que o candidato foi convocado, mas não chegou a completar o curso de formação.
Redação Bonde com AEN

PARANACIDADE PROMOVE ENCONTR DE PREFEITOSO DE PREFEITOS

Regional de Londrina do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) promove no dia 9 um encontro de prefeitos da Região. Será na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon) e do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), na avenida Maringá, 2.400.

O evento, voltado para prefeitos recém-empossados e em suas primeiras gestões, tem como objetivo debater sobre o Paranacidade, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), bem como suas ações, programas e projetos. De acordo com a coordenadora da Regional de Londrina, Mônica Sciarra Mandeli, a maioria dos prefeitos novos ainda não conhecem muito bem os trabalhos realizados pelas entidades.

"Quando eu entrei no Paranacidade, há quase um ano e meio, eu percebi, durante as solenidades ou representações das quais participava, que nem todos sabiam o que era o Paranacidade. Principalmente aqui em Londrina. Sabiam que era um órgão ligado ao Estado, mas não sabiam o que fazia e se atuava junto ou separado da SEDU", afirma.


Os prefeitos reeleitos e "antigos" também foram convidados. "Vai ser para todo mundo, mas principalmente para os prefeitos recém-chegados, pois muitos me perguntam sobre obras civis, pavimentações, compra de equipamentos e como fazer? A quem procurar? Como funciona? Então, queremos mostrar tudo isso a eles", diz Mônica.

No encontro, marcado para começar às 9h30 com um café da manhã, ainda serão esclarecidas questões como a importância do Plano Diretor Municipal, a capacidade de endividamento dos municípios e os trabalhos de engenharia e arquitetura.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, confirmou presença no evento. "Esta iniciativa é muito importante para elevarmos o nome da Secretaria e do Paranacidade e para divulgarmos os nossos trabalhos, não deixando os prefeitos com dúvidas e reafirmando que estamos à disposição de todos e que eles podem contar conosco", afirma Ratinho Junior.
Redação Bonde com AEN

PARANÁ CRFIA NORMA PARA ESTIMULAR SETOR DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta segunda-feira (30), em Curitiba, uma resolução que estabelece normas sanitárias específicas para o setor da agroindústria familiar. A ideia é facilitar a vida dos pequenos produtores, que antes tinham que cumprir com as mesmas exigências de uma grande indústria alimentícia.

A medida deve estimular ainda mais a fabricação e o comércio de produtos artesanais, como pães, massas, geleias, farinhas de trigo, mandiocas, conservas vegetais, entre outros. As principais mudanças estão nas exigências relacionadas à estrutura física do local de fabricação. Segundo o secretário, o objetivo foi tornar as normas aplicáveis, sem que isso tenha influência na segurança do produto. "Trata-se de uma iniciativa inédita no país, que valoriza o pequeno produtor do nosso Estado. Além disso, é algo que terá impacto direto na segurança do alimento comercializado", afirma Caputo Neto.

De acordo com o diretor da Cooperativa de Agricultura e Agroecologia do Paraná, José Antônio Marfil, a assinatura da resolução é um marco para a agroindústria familiar, porque viabiliza que os produtores saiam da clandestinidade. "Isso vai fortalecer o pequeno produtor, que agora terá condições de cumprir com as exigências sanitárias. É mais uma ação importante, que favorece que as famílias permaneçam no campo", disse.


A partir de agora, a Secretaria estadual da Saúde dará início a uma nova etapa no processo de implantação das novas normas. Produtores e técnicos das vigilâncias sanitárias municipais serão capacitados em todo Estado. Haverá também um reforço no monitoramento da qualidade dos alimentos oriundos da agroindústria familiar.
Redação Bonde com AEN-PR

MARCADO JULGAMENTO DE RAPAZ QUE MATOU UMA JOVEM EM IBIPORÃ

O Tribunal do Júri de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) vai receber no dia 9 de março, a partir das 9h, a sessão de julgamento que vai definir o futuro de Cláudio Louan Martins Alves, 28 anos, vulgo 'Tarrack', que responde por homicídio qualificado, crime praticado contra Juliana Lemes da Silva no dia 22 de agosto de 2010. A vítima, segundo a denúncia do Ministério Público, foi abusada sexualmente, o que motivou a prisão do réu também por "constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal", como consta o Código Penal.

Alves terá que percorrer mais de 658 km para participar do Júri Popular. Essa é a distância de Ibiporã, no Norte do Paraná, da cidade de Curitibanos, no Oeste de Santa Catarina, onde está detido desde o dia 13 de maio de 2011, quase dez meses depois de estuprar a jovem paranaense. Segundo as investigações, o agressor foi preso em Timbó por uma equipe da Polícia Militar. Ele é suspeito de ter abusado de uma adolescente de 16 anos no município catarinense.

Conforme narra a denúncia do Ministério Público, Alves caminhava perto das 2h pela Estrada do Cupido, próximo ao sítio Engenho de Ferro, na zona rural de Ibiporã, quando usou de força física para levar Juliana para o meio do mato, onde a conjunção teria ocorrido. Depois do abuso, o rapaz esganou a jovem, causa principal de sua morte, segundo o laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.


Apesar da confirmação do óbito, Alves teria escondido o cadáver de Juliana há pelo menos 150 metros da Estrada do Cupido, endereço onde a ocorrência foi registrada. Ele ainda cobriu o corpo com galhos secos para dificultar a visualização de pessoas que poderiam passar pelo trecho. A vítima foi encontrada sem vida oito dias depois de ser assassinada.

Com o processo em andamento, a juíza responsável pelo caso, Camila Corvolo de Carvalho, recebeu a manifestação da defesa de Alves, que pediu pela absolvição por conta da "ausência de provas quanto a materialidade do crime de estupro e falta de indícios de ser o réu o suposto autor do homicídio e ocultação de cadáver". Mesmo com a condenação, o defensor público Diheyson Adalberto Furlan Cunha recorreu da decisão. Todas as testemunhas arroladas terão oportunidade de falar no Tribunal do Júri.
Rafael Machado - Redação Bonde

DECRETADA PRISÃO DE CHEFE DE QUADRILHA QUE EXPLODIA BANCOS

Considerado um dos líderes do grupo criminoso que assaltava bancos no Paraná, principalmente nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Londrina, Robson Rossini, 42 anos, foi submetido a uma audiência de custódia nesta segunda-feira (30). O evento judiciário, comandado por Paulo César Roldão, titular da 5ª Vara Criminal de Londrina, resultou na manutenção da prisão preventiva já expedida pelo juiz Juliano Nanuncio, que apreciou o caso de Rossini no último domingo (29). Ele foi detido por policiais do Pelotão de Choque do 5º Batalhão enquanto trafegava em uma Pajero pela rua Prefeito Faria Lima, no jardim Universidade, zona oeste de Londrina. Ao ser abordado, tentou despistar fornecendo uma identidade falsa. Um dos PMs responsáveis pela ocorrência contou à Justiça que "Rossini se apresentou como Jean Carlos Oliveira, mas que não portava documentos." Ele inclusive garantiu a veracidade da identificação ao autorizar que os policiais fosse até sua casa, na rua Delvina Borges, no mesmo bairro, onde apresentou o RG que seria verdadeiro.


Desconfiados, os policiais do Choque chamaram os agentes do serviço reservado da PM, conhecidos como P2, que confirmaram que o abordado, na verdade, se tratava de Robson Rossini, também chamado de "Binho" e "Negueba". Ele devia dois mandados em aberto expedidos pela Justiça, além de ser um dos comandantes da quadrilha que aterrorizou o Paraná com o uso de fuzis e submetralhadoras para a explosão de caixas eletrônicos. Em um dos episódios que culminaram na realização da Operação Cangaço pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, os criminosos utilizaram retroescavadeiras para arrombar agências bancárias em Ortigueira, nos Campos Gerais. Os crimes foram praticados em novembro de 2015.

Rossini também acumula uma condenação proferida pela 2ª Vara Criminal de Londrina em agosto de 2003 por receptação, mas o processo já foi prescrito. Os mandados judiciais foram expedidos pelas varas criminais de Faxinal, onde corre em segredo de justiça, e São José dos Pinhais, onde é suspeito de homicídio qualificado.
Rafael Machado - Redação Bonde

TRABALHO DA POLÍCIA MILITASR DO 18º BATALHÃO- CORNÉLIO PROCÓPIO

BANDEIRANTES: Após solicitação, a equipe deslocou até o Bairro Carvalhopolis, onde em contato com o senhor D.O.S, caseiro de uma fazenda, o mesmo relatou que havia sido rendido por quatro indivíduos encapuzados e armados no qual fizeram ele abrir a casa central e na sequência o trancaram junto de sua família de volta em sua casa, enquanto os outros levavam diversos objetos da casa da fazenda. Após completado o roubo um dos meliantes o orientou a esperar para chamar a policia o ameaçando de morte. A equipe saiu em patrulhamento e foi registrado o boletim de ocorrência. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: BAIRRO CARVALHOPOLIS





FURTO
QUALIFICADO CORNELIO PROCOPIO: Por volta das 09h00min a equipe de plantão recebeu o chamado da senhora M.I.V.B diretora da creche do Bairro Jardim Primavera, onde em relato disse que a creche ficou fechada no período de férias e que ao retornar hoje para inicio das atividades verificou que a porta de acesso aos fundos da cozinha estava arrombada e os vidros quebrados. Foram furtados alimentos diversos utilizados na alimentação dos alunos. Foi orientada e registrado o boletim de ocorrência. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: RUA FRANCISCO CAMACHO CAMACHO.

LESÃO  CORPORAL  VIOLÊNCIA  DOMÉSTICA CORNÉLIO PROCÓPIO: Após solicitação via central telefônica, por volta das 09H00min a equipe deslocou ao local e em contato com a senhora A.B. B .a mesma relatou que seu irmão a agrediu e a ameaçou com uma faca, e tentou subtrair da casa um botijão de gás. Segundo ela o mesmo é usuário de entorpecentes e se alterou ao saber que não havia dinheiro para lhe dar. Diante dos fatos foi orientada quanto as medidas cabíveis. ENDERECO DA OCORRÊNCIA: RUA RANULFO VILELA.

DESAPARECIMENTO DE PESSOA BANDEIRANTES: A senhora E. fez o registro do desaparecimento do seu filho Anderson Luiz de Souza de 18 anos que saiu de casa no dia 28 e não deu mais noticias. Ele trajava shorts jeans, camiseta branca, coturno e boné cinza. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: ESTRADA PONTE PRETA ORMENEZE

VEICULO
RECUPERADO ANDIRÁ: Após informações a equipe de plantão deslocou até um matagal próximo a cidade e encontrou abandonado um veiculo Fiat/Uno de placas EIS6272 da cidade de Bandeirantes onde consta um boletim de furto, em seu interior foi encontrado munições. Foi recuperado e encaminhado para medidas cabíveis. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: MATA DO PASSAMAI.

FURTO SIMPLES SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: O senhor G.S.S. deslocou até o destacamento policial para registrar o furto de alguns objetos de seu veiculo. Relatou que tentaram furtar seu carro porém o abandonaram à uns 200 metros sendo levado a bateria, o estepe e as chaves. Foi registrado o boletim de ocorrência. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA:RUA MINAS GERAIS

Fonte:SCS 18º BPM.- CORNÉLIO PROCÓPIO

GOVERNO DO PARANÁ DEPOSITA NESTA TERÇA FEIRA OS VALORES REFERENTES Á IMPLANTAÇÃO DAS PROMOÇÕES



Governo do Paraná deposita nesta terça-feira (31), junto com o pagamento de janeiro, os valores referentes à implantação das promoções e progressões dos profissionais da educação (professores e funcionários). São aproximadamente 75 mil benefícios implantados, no valor total de R$ 42,7 milhões. 

O pagamento das promoções e progressões foi autorizado pelo governador Beto Richa aos servidores de todas as áreas do governo estadual. Ao todo, estão programados para este mês, entre progressões e promoções, mais de 94 mil atos que abrangem diversas secretarias, totalizando R$ 58,7 milhões. 

AVANÇO - O orçamento do Estado prevê R$ 1,4 bilhão para promover o avanço na carreira do funcionalismo público. Está em estudo um cronograma para o pagamento dos valores atrasados desses benefícios, o que deve ser feito parceladamente ao longo deste ano. 

“Tanto a progressão quanto a promoção representam avanços importantes na carreira do servidor público, respeitando as condições previstas na legislação específica de cada carreira”, explicou a chefe do grupo de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, Graziele Andriola. 

A progressão, no serviço público, é a mudança de uma referência salarial para outra imediatamente superior, obedecidas as condições previstas em legislação específica, própria da carreira a que pertence o servidor. Já o benefício da promoção representa a elevação do servidor à classe/nível imediatamente superior àquela a que pertence, também obedecidas as condições previstas na legislação específica da carreira. 

No Paraná, o professor concursado ingressa na carreira com remuneração inicial de R$ 3,6 mil, sendo R$ 2,8 mil de salário mais R$ 800 de auxílio-transporte. 

FÉRIAS - Também foram pagos em janeiro, férias aos servidores da Educação, reajuste no auxílio transporte e implantação do salário mínimo regional. As férias são pagas em folha complementar, mas creditadas na folha de janeiro. Por isso, para consultar o contracheque das férias, o servidor deve selecionar o mês de fevereiro.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TRATOR DESPENCA DE PONTE DE MADEIRA NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

Um trator despencou de uma ponte de madeira e dificultou o acesso dos moradores da comunidade de Volta Grande, que fica a cerca de 40 quilômetros do centro de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná.Um dia depois do acidente, trator continua preso na ponte (Foto: Eliane Aparecida Mendes/Arquivo pessoal)
Segundo a moradora Eliane Aparecida Mendes, que enviou as fotos do trator, a ponte não suportou o peso do veículo. Ela conta que o motorista e o filho estavam no trator no momento em que a ponte quebrou.  Ninguém se feriu.
Conforme Eliane, a ponte é motivo de reclamação dos moradores há muito tempo. Ela diz que, apesar de o acidente ter acontecido no domingo (29), o trator ainda estava no mesmo local nesta segunda-feira (30). Após o acidente, só é possível passar a pé pelo local.
Em nota, a Prefeitura de Palmeira informou que já foi comunicada sobre o problema da ponte e que, nos próximos 30 dias, vai realizar os procedimentos para reformar ou reconstruir a ponte e garantir a trafegabilidade.

COMO SABER SE É EPILEPSIA


Além de exames laboratoriais, o diagnóstico da doença se baseia na observação do paciente e de quem está por perto durante as manifestações

São Paulo, janeiro de 2017 - O diagnóstico precoce é importante na descoberta de qualquer doença e com a epilepsia não é diferente. Um laudo médico preciso é o primeiro passo em direção à qualidade de vida do paciente. Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo 3 milhões brasileiros, convivem com a doença, segundo a Liga Brasileira de Epilepsia (LBE), e quanto antes os sintomas forem identificados, maiores são as chances de os pacientes terem uma vida melhor.

Epilepsia é uma doença crônica caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas, uma alteração temporária e reversível no funcionamento do cérebro, que pode ser de origem genética ou ocasionada por uma lesão congênita ou adquirida após o nascimento por trauma,  infecção, etc. O diagnóstico da epilepsia é predominantemente clínico e feito com base na história relatada pelo paciente, seus familiares ou pessoas que presenciaram as crises.
Exames como eletroencefalograma, de preferência em sono e vigília, podem ajudar na confirmação da doença, enquanto os de neuroimagem encefálica, como a tomografia e a ressonância magnética, podem auxiliar no esclarecimento de sua causa.
Às vezes é preciso repetir os exames quatro ou cinco vezes para que as alterações sejam encontradas. "Apesar dos exames habitualmente utilizados, a narrativa dos que presenciaram as crises epilépticas é uma das principais ferramentas para diagnosticar os sintomas, já que muitas vezes a pessoa que tem epilepsia não se lembra do ocorrido", afirma a Dra. Maria Luiza Manreza, doutora em Neurologia pela USP.
Uma pessoa pode ter uma ou duas crises epilépticas pontuais durante a vida, mas para que seja considerada como portadora de epilepsia é preciso que tenha havido recorrência espontânea das crises. "A probabilidade de uma pessoa que teve apenas uma crise ter a segunda gira em torno de 30%, mas a partir do segundo episódio os números aumentam drasticamente, uma vez que de 80% a 90% dos pacientes que tiveram mais de uma crise epiléptica, apresentam a terceira, quarta e assim por diante", alerta Dra. Maria Luiza.

Conviver com as manifestações da epilepsia envolve lidar com uma dose de estigmas e preconceitos, porém discutir sobre o assunto é uma importante ferramenta para a desconstrução de mitos em relação à doença. A busca pela informação produz o conhecimento necessário para que haja respeito e prontidão na assistência aos pacientes, colaborando com sua inclusão em sociedade.

Sobre a UCB Biopharma
A UCB é uma biofarmacêutica centrada no paciente, cujo compromisso é desenvolver ações de sensibilização para doenças dos sistemas imunológico e nervoso central, mediante a divulgação de informações para os pacientes, cuidadores e a comunidade em geral. Potencializa avanços científicos e habilidades em áreas como genética, biomarcadores e biologia humana, a fim de aprimorar o conhecimento para levar aos pacientes o medicamento e o tratamento mais adequado.

4ºCRPM/26ºBPM – APÓS ABORDAGEM, SIMULACRO DE PISTOLA É APREENDIDO PELA PM DE SAPOPEMA


No dia 29 de janeiro de 2017, por volta da 00h05min, a equipe PM realizava patrulhamento pela Av. Manoel Ribas, Centro, quando avistaram um veículo Fiat/Uno Mille, de cor vermelha, cujas características eram as mesmas de um veículo utilizado em um furto e um roubo ocorrido em um sítio localizado no bairro São Roque na cidade de Sapopema, na data de 22 de janeiro de 2017.
A equipe deu voz de abordagem aos indivíduos, o condutor de 19 anos e o passageiro de 20 anos. Em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, em buscas no veículo foi localizado debaixo do tapete um simulacro de pistola e uma faca.
Perguntado ao condutor se seria ele o autor do roubo ocorrido, o mesmo informou que levou outros indivíduos com seu veículo até o local e que participou somente do furto.
Ambos não souberam explicar a procedência do simulacro e da faca. O passageiro disse não ter participado de nenhuma das ações, mas que em sua residência havia uma motocicleta, a qual foi constatada pela equipe que se trata de uma Honda/Cg 125 de cor azul, sem placa e com a numeração do motor suprimida.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos e encaminhados juntamente com o simulacro, a faca e os veículos até a 57ª DRP de Curiúva para as providências cabíveis. Fonte:SCS 26º BPM- SOLDADO  TATIANE.

4ºCRPM/26ºBPM – ARMA DE FOGO É APREENDIDA PELA EQUIPE PM EM TELÊMACO BORBA


No dia 28 de janeiro de 2017, por volta das 22h45min, a equipe PM de Telêmaco Borba recebeu uma solicitação, informando de uma tentativa de roubo na Rua Charqueada, bairro Área 2. A solicitante informou a característica dos dois indivíduos e que um deles estava armado com um revólver.
A equipe PM deslocou até o local informado, porém, não localizou a vítima. Durante patrulhamento pelo bairro, a equipe avistou dois indivíduos com as mesmas características repassadas, sendo que no momento que eles visualizaram a equipe, um deles jogou algo no chão.
A equipe deu voz de abordagem aos indivíduos, os dois maiores de idade, sendo localizado com um deles uma chave mixa dentro de sua carteira e, próximo ao local da abordagem, foi localizado um revólver calibre .22 com três munições intactas.
Diante dos fatos os indivíduos, a arma e a chave mixa foram encaminhados até a 18ª SDP para as devidas providências. Fonte:SCS 26º BATALHÃO-SOLDADO TATIANE

TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR DO 26º BATALHÃO- TELÊMACO BORBA

01-ROUBO (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END. RUA ANGELO DALCOL JUNIOR
HORA: 14H55MIN VIA PUBLICA A EQUIPE DESLOCOU ATÉ O ENDEREÇO ACIMA CITADO ONDE SEGUNDO INFORMAÇÕES REPASSADAS PELO
COPOM HAVIA OCORRIDO UM ROUBO. EQUIPE NO LOCAL EM CONTATO COM A SOLICITANTE ESTÁ  RELATOU QUE ESTAVA ESTACIONANDO SEU VEICULO HIUNDAI SANTA FÉ DE COR PRATA, QUANDO FOI  ABORDADA POR DOIS INDIVÍDUOS EM UMA MOTOCICLETA ESCURA SEMELHANTE A UMA CG, QUE OS  INDIVÍDUOS ERAM DE ESTATURA MEDIANA/ALTA, DE PELE MORENA CLARA, TRAJANDO CALÇA JEANS E
CAMISETA ESCURA, E QUE O CONDUTOR ESTAVA DE CAPACETE ESCURO E QUE TINHAM ADESIVOS  METÁLICOS, E DERAM VOZ DE ASSALTO, SENDO QUE UM DOS AUTORES ESTARIA ARMADO COM UM  REVOLVER. SUBTRAÍRAM DA VITIMA UM CELULAR SAMSUNG J7 PRATA E AS CHAVES DO VEICULO. EQUIPE  REALIZOU PATRULHAMENTO PORÉM NÃO LOCALIZOU OS AUTORES, A VITIMA FOI ORIENTADA, FICA O  REGISTRO.


02-FURTO SIMPLES (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: PR160/DISTRITO INDUSTRIAL
HORA: 15H35MIN FAZENDA  A EQUIPE DESLOCOU ATÉ O ENDEREÇO ACIMA SUPRA CITADO E EM RELATO PELO SOLICITANTE HAVIA UM  INDIVIDUO PERTO DO SEU CAMINHÃO MERCEDES BENZ 1313, ENQUANTO TRABALHAVAM NA  PLANTAÇÃO, E LOGO NÃO VIRAM MAIS O INDIVIDUO E TAMBÉM SENTIRAM FALTA DE UMA PASTA PRETA  QUE ESTAVA DENTRO DO CAMINHÃO, NO BANCO, PORÉM NÃO CONSEGUIRAM VISUALIZAR PARA QUE  LADO FOI O INDIVIDUO QUE ALI ESTAVA. UM OUTRO CIDADÃO QUE PASSAVA POR ALI COM UMA VAN DE  EMPRESA RELATOU QUE O INDIVÍDUO CUJO QUAL TERIA FURTADO A PASTA SE EVADIU SENTIDO IMBAÚ
EM UMA CAMINHONETE HILUX VERDE MODELO ANTIGO. NA PASTA PRETA HAVIA TODOS OS  DOCUMENTOS DA VÍTIMA BEM COM ALGUMAS FOLHAS DE CHEQUES E DINHEIRO. A EQUIPE FEZ  PATRULHAMENTO NAS PROXIMIDADES MAS SEM ÊXITO EM ENCONTRAR O INDIVIDUO E O VEÍCULO.


03-FURTO QUALIFICADO (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA VEREADOR JOSÉ OSORIO DE CAMARGO
HORA: 19H48MIN RESIDENCIA  RELATOU A SOLICITANTE QUE, SAIU DE CASA POR VOLTA DAS 14 HORAS E QUE RETORNOU AS 18 HORAS  NOTOU QUE A PORTA DOS FUNDOS ENCONTRAVA-SE ARROMBADA E DO INTERIOR DA RESIDENCIA FORAM
FURTADOS 01 BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA E 01 TELEVISOR 42 POLEGADAS DA MARCA OAC. DIANTE DOS  FATOS FORAM FEITAS BUSCAS NAS PROXIMIDADES, POREM SEM EXITO EM ENCONTRAR O AUTOR DO  FURTO.


04ROUBO (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA ANA MARY
HORA: 23H35MIN RESIDENCIA  POR VOLTA DAS 23H35MIN, A EQUIPE POLICIAL FOI ACIONADA PARA VERIFICAR UMA SITUAÇÃO DE  ROUBO EM ANDAMENTO, EM UMA MERCEARIA LOCALIZADA NO BAIRRO ANA MARY, ONDE O  SOLICITANTE INFORMOU QUE HAVIA TRES INDIVÍDUOS ARMADOS NO INTERIOR DO ESTABELECIMENTO.
NO LOCAL A EQUIPE NÃO LOGROU EXITO EM ENCONTRAR OS SUSPEITOS NO INTERIOR DA MERCEARIA E  NEM EM SUAS PROXIMIDADES, EM SEGUIDA A EQUIPE PM ENTROU EM CONTATO COM A VITIMA, O QUAL  RELATOU QUE,ESTAVA DORMINDO EM SEU QUARTO QUANDO OUVIU A PORTA DA COZINHA DE SUA
RESIDÊNCIA SER ARROMBADA E LOGO TRES INDIVÍDUOS ENTRAREM EM SEU QUARTO TODOS  ENCAPUZADOS ANUNCIANDO VOZ DE ASSALTO, SENDO UM DELES DE ESTATURA ALTA E PORTE FÍSICO  MAGRO PORTANDO UM REVOLVER, E OUTRO DE ESTATURA BAIXA APROXIMADAMENTE 1,60M COM UMA  ARMA LONGA APARENTEMENTE UMA ESPINGARDA ,E O TERCEIRO INDIVÍDUO NÃO SOUBERAM REPASSAR  MAIS INFORMAÇÕES,QUE OS AUTORES PROFERIRAM VARIAS PALAVRAS DE BAIXO CALÃO , E O TEMPO  TODO AMEAÇANDO DE MORTE AS VITIMAS, SUBTRAINDO DO LOCAL CERCA DE 1.300,00 REIAS EM NOTAS  DIVERSAS, DOIS APARELHOS CELULARES E UM TELEVISOR, EM SEGUIDA FUGIRAM A PÉ SENTIDO A RUA  GUARARAPES. DIANTE DOS FATOS FORAM FEITAS BUSCAS NAS PROXIMIDADES DO LOCAL PORÉM SEM  EXITO EM LOCALIZAR OS AUTORES DO ROUBO ATÉ O MOMENTO.


05-LESÃO CORPORAL (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: ALAMEDA WASHINGTON LUIZ
HORA: 00H10MIN BAR  EM ABORDAGEM A UM ESTABELECIMENTO, A EQUIPE VISUALIZOU UM INDIVIDUO, EM ATITUDE SUSPEITA,  CORRENDO PARA O BANHEIRO E NA SEQUENCIA SAINDO DO MESMO, VOLTANDO PARA SUA MESA, APOS
ABORDAGEM NO SUSPEITO E NAS IMEDIAÇÕES DO BANHEIRO, FOI LOCALIZADO UM ENVOLUCRO DE  SUBSTANCIA ANÁLOGA A MACONHA, PESANDO 4 GRAMAS. O INDIVIDUO E A SUBSTANCIA FORAM  ENCAMINHADOS PARA A 18ª DP PARA REALIZAR AS MEDIDAS CABIVEIS.


06-DIREÇÃO PERIGOSA (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: AVENIDA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO
HORA: 02H10MIN VIA PUBLICA  EM PATRULHAMENTO PELA AV. MAL. FLORIANO PEIXOTO, A EQUIPE VISUALIZOU DOIS INDIVÍDUOS EM  UMA MOTOCICLETA EM ATITUDE SUSPEITA, APOS DADO A VOZ DE ABORDAGEM, O CONDUTOR
EMPREENDEU FUGA, FURANDO PREFERENCIAIS, SINAL VERMELHO, APOS ACOMPANHAMENTO TÁTICO,  DURANTE EM TORNO DE 5 MINUTOS, COM APOIO DA EQUIPE ROTAM, AS EQUIPES LOGRARAM EXITO EM  ABORDAM OS SUSPEITOS, IDENTIFICADOS O CONDUTOR E O PASSAGEIRO, OS DOIS MENORES, NAO
HAVENDO NADA DE ILÍCITO NA BUSCA PESSOAL, AS EQUIPES VERIFICARAM A MOTOCICLETA, HONDA  CG150 AZUL, NAO CADASTRADO NO PARANA, MOTO BAIXADA PELO DETRAN NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE  2016, COM NUMERAÇÃO DO CHASSI BATIDO. OS INDIVÍDUOS E A MOTOCICLETA FORAM ENCAMINHADOS
PARA A 18ª DP PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.

07-DANO (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: RUAM VICENTE MACHADO
HORA: 03H40MIN CLUBE  A SOLICITANTE RELATOU QUE NO LOCAL ESTAVA HAVENDO UMA FESTA DO PIJAMA DESTINADA A  CRIANÇAS DE 05 A 09 ANOS, E QUE ESTANDO NO ESTABELECIMENTO EXTERIOR, ESCUTARAM UM  BARULHO DE VIDRO QUEBRANDO. AO CHEGAREM NA PORTARIA VISUALIZARAM O VIDRO QUEBRADO COM  UMA PLANTA NO CHÃO COM BASTANTE TERRA. A SOLICITANTE NÃO SOUBE INFORMAR QUEM FEZ O  ILICITO.

08-LESÃO CORPORAL (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA PLANALTO
HORA: 04H30MIN RESIDENCIA
A EQUIPE RECEBEU SOLICITAÇÃO PARA IR EM APOIO COM OS BOMBEIROS NO ENDEREÇO SUPRACITADO,  POIS UM INDIVIDUO SOFREU FERIMENTO POR ARMA DE FOGO. NO LOCAL FOI CONSTATADO O OCORRIDO  E A VITIMA ENCAMINHADA AO HOSPITAL FEITOSA.

09-LESÃO CORPORAL (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA PLANALTO
HORA: 05H10MIN VIA PUBLICA  AO CHEGAR AO HOSPITAL DR FEITOSA EM APOIO A OUTRA VIATURA, PARA VER UM FERIDO POR DISPARO  DE ARMA DE FOGO. A EQUIPE ENCONTROU OUTRO ALVEJADO NO HOSPITAL SENDO ATENDIDO, TAMBEM
VITIMADO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO, ONDE FOI CONSTATADO QUE ELE POSSUI UM MANDADO DE  PRISÃO ERO POR EXTORSÃO E ENCONTRAVA-SE EVADIDO DO DEPEN DE LONDRINA,  DIANTE DOS FATOS FOI DADA VOZ DE PRISÃO AO INDIVIDUO.

010-DESTACAMENTOS

RESERVA
VEICULO RECUPERADO (26ª BPM - DPM RESERVA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: ESTRADA CAMPINA BELA
HORA: 08H00MIN VIA PÚBLICA RURAL  A EQUIPE RECEBEU UMA LIGAÇÃO ANONIMA INFORMANDO QUE NA ESTRADA CAMPINA BELA HAVIA DOIS
CARROS ABANDONADOS, NO LOCAL A EQUIPE IDENTIFICOU DOIS VEÍCULOS, UM CHEVROLET/COBALT 1.8  LTZ PRATA, EM CONSULTA NO SESP/INTRANET PELA PLACA NADA CONSTA QUANTO A FURTO E ROUBO  POREM AO CONSULTAR PELO CHASSI SE REFERE À UM VEICULO CHEVROLET/COBALT 1.4 LT PRATA BELO  HORIZONTE/MG O MESMO POSSUI ALERTA DE FURTO/ROUBO, O OUTRO VEÍCULO FOI IDENTIFICADO
COMO SENDO UM FOX, POREM ESTA TODO QUEIMADO NÃO SENDO POSSÍVEL A IDENTIFICAÇÃO DO  CHASSI, EM CONSULTA PELA PLACA SE REFERE A UM VW/NOVO FOX CL MB BRANCO CURITIBA/PR, NADA  CONSTA QUANTO À FURTO/ROUBO, DENTRO DO VEÍCULO FORAM ENCONTRADO CINCO MUNIÇÕES 9MML
INTACTAS E SEIS DEFLAGRADAS MAIS DUAS MUNIÇÕES DE FUZIL 223 INTACTOS E QUATRO DEFLAGRADOS,  VEÍCULOS ENCAMINHADOS JUNTO COM AS MUNIÇÕES A 56º DRP PARA PROVIDENCIAS CABÍVEIS.  ADQUIRIR, VENDER, FORNECER OU PRODUZIR DROGAS

011- (26ª BPM - DPM RESERVA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: BAIRRO CRUZEIRO, RUA JOSE SOLTOWSKI
HORA: 19H30MIN VIA PÚBLICA  A EQUIPE EM PATRULHAMENTO PELA REFERIDA RUA AVISTOU UMA MOTOCICLETA ONDE O MOTORISTA  ESTAVA SEM CAPACETE E A MOTO SEM PLACA, AO AVISTAR A VIATURA A MOTOCICLETA EMPREENDEU
FUGA, PARANDO EM FRENTE A UMA RESIDÊNCIA E O MOTORISTA ABANDONOU A MOTOCICLETA E  ADENTROU NO TERRENO DA RESIDÊNCIA, PULOU O MURO E FOI PARA UM TERRENO BALDIO, DE  IMEDIATO A EQUIPE REALIZOU PATRULHAMENTO POREM SEM ÊXITO, REALIZADO A PESQUISA NO  SESP/INTRANET PELO CHASSI E NADA CONSTA QUANTO FURTO/ROUBO SOMENTE PENDENCIAS  ADMINISTRATIVAS, DANDO CONTINUIDADE AS BUSCAS NAS PROXIMIDADES FOI ABORDADO UM
INDIVIDUO DE 16 ANOS O QUAL POSSUÍA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO MOTORISTA DA  MOTOCICLETA, AO VISUALIZAR A EQUIPE ELE DISPENSOU NO CHÃO CINCO BUCHAS DE SUBSTANCIAS  ANÁLOGAS A MACONHA PESANDO UM TOTAL DE 15 GRAMAS. ENCAMINHADO O MENOR PARA 56° DRP E
A MOTOCICLETA PARA O PÁTIO DA COMPANHIA PARA PROVIDENCIAS CABÍVEIS.

-12-CURIUVA
ROUBO (26ºBPM - DPM DE CURIÚVA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: AV ANTONIO CUNHA
HORA: 13H50MIN SORVETERIA VIA CENTRAL DE COMUNICAÇÃO A EQUIPE RECEBEU UMA CHAMADA DE UM ROUBO EM UMA  SORVETERIA, AO CHEGAR NO LOCAL EM CONTATO COM A VITIMA, ESTA RELATOU QUE DOIS INDIVIDUOS  PARARAM UMA MOTO HONDA CG 125 AZUL MARINHO, AO LADO SE SUA SORVETERIA E UM DOS
INDIVIDUOS VEIO A ENTRAR NA SORVETERIA DANDO VOZ DE ASSALTO ARMADO DE REVOLVER, USANDO  UMA CAMISA LARANJA E DETALHES DE DESENHO PRETO NA PARTE DA FRENTE E UMA BERMUDA JEANS  CLARA COM UM CAPACETE PRETO NA CABEÇA NAO DANDO PARA VISUALIZAR SEU ROSTO, ESTE DEU VOZ  DE ASSALTO PEDINDO UM MALOTE QUE ESTARIA GUARDADO NO ARMÁRIO EM BAIXO DO CAIXA COM  UMA QUANTIA APROXIMADO DE UM MIL REAIS EM NOTAS VARIADAS, E O OUTRO INDIVÍDUO FICOU NA  PARTE DE FORA DANDO COBERTURA COM UM REVOLVER USANDO CAMISETA VERMELHA E BERMUDA  JEANS ESCURA OS DOIS SUBIRAM NA MOTO E FUGIRAM SENTIDO A RODOVIÁRIA, EM PATRULHAMENTO
NÃO FOI POSSÍVEL LOCALIZAR OS AUTORES DO ROUBO. FICA O REGISTRO.

13-FIGUEIRA.
DANO (26º BPM - ORTIGUEIRA)
DATA: 27/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA NICOLAU LEKINSKI
HORA: 23H30MIN RESIDÊNCIA  RECEBEMOS LIGAÇÃO VIA CELULAR DA CIA A QUAL RELATOU QUE SEU FILHO ESTAVA ALTERADO  QUEBRANDO MOVEIS E OBJETOS DA RESIDÊNCIA. NO LOCAL EM CONTATO COM A SOLICITANTE ONDE A  MESMA RELATOU QUE SEU FILHO HAVIA INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA E ESTAVA ALTERADO QUEBRANDO  MOVEIS DA RESIDÊNCIA TAIS COMO FREEZER, DVD, NOTEBOOK E QUE IRIA ATEAR FOGO NOS MESMOS.  TAMBÉM NOS INFORMOU QUE JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE ELE FAZ USO DE BEBIDA ALCOÓLICA E QUE A  AMEAÇA FREQUENTEMENTE DE MORTE. DIANTE DOS FATOS FOI DADA VOZ DE PRISÃO AO MESMO E  CONDUZIDO AO DPM PARA SER LAVRADO O BOLETIM DE OCORRÊNCIA E POSTERIORMENTE   ENCAMINHADO A DELEGACIA DE POLICIA CIVIL PARA PROVIDENCIAS

014-PORTE ARMA (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Charqueada
HORA: 22H45MIN Via Pública
NESTA DATA, DE ACORDO COM UMA SOLICITAÇÃO, DOIS INDIVÍDUOS TERIAM TENTADO REALIZAR UM ROUBO, INFORMOU TAMBÉM QUE UM ERA MAGRO E ALTO E ESTAVA COM UM BONÉ PRETO,  ENQUANTO QUE O OUTRO ERA MORENO E TRAJAVA UMA CALÇA VERMELHA E BONÉ VERMELHO  PORTANDO UM REVOLVER DE COR PRATA. DIANTE DA SOLICITAÇÃO, A EQUIPE POLICIAL  DESLOCOU ATÉ O ENDEREÇO CITADO, PORÉM, A SOLICITANTE NÃO FOI LOCALIZADA, MINUTOS
DEPOIS, DURANTE PATRULHAMENTO NO BAIRRO ÁREA 2, MAIS PRECISAMENTE NA RUA QUE DÁ  ACESSO AO AEROPORTO DA CIDADE DE TELÊMACO BORBA, A EQUIPE AVISTOU DOIS INDIVÍDUOS  ANDANDO PELA VIA, OS QUAIS COINCIDIAM COM AS CARACTERÍSTICAS ANTERIORMENTE  REPASSADAS DOS AUTORES DO ROUBO TENTADO, SENDO QUE NO MOMENTO EM QUE OS DOIS  PERCEBERAM QUE A VIATURA POLICIAL SE APROXIMARAM, PASSARAM A ANDAR MAIS RÁPIDO,
MOMENTO EM QUE A EQUIPE VISUALIZOU O INDIVÍDUO DE CALÇA VERMELHA JOGAR ALGO NO  CHÃO, SENDO REALIZADA A BUSCA PESSOAL E IDENTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, SENDO NO  MOMENTO DA BUSCA PESSOAL, ENCONTRADO COM O INDIVÍDUO DE CALÇA VERMELHA UMA CHAVE  MIXA DENTRO DA SUA CARTEIRA E PRÓXIMO AO LOCAL FOI LOCALIZADO UM REVÓLVER CALIBRE  .22 COM 03 MUNIÇÕES INTÁCTAS, AO INDAGAR O MESMO INDIVIDUO QUE ESTAVA COM A CHAVE
MIXA ASSUMIU A PROPRIEDADE DA ARMA, TAMBÉM IDENTIFICADO O OUTRO AMBOS MAIORES DE  IDADE. DIANTE DO EXPOSTO, A ARMA, OBJETOS E A MIXA FORAM ENCAMINHADOS PARA 18º SDP
PARA A LAVRATURA DO AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE.

014LOCAL DE MORTE (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Ana Mery, Ana Mery
HORA: 00:05 Via Pública
NA DATA DE HOJE A EQUIPE FOI ACIONADA VIA CENTRO DE COMUNICAÇÃO PARA DAR
ATENDIMENTO A UMA OCORRÊNCIA DE LOCAL DE MORTE, DESLOCAMOS ATÉ O ENDEREÇO ACIMA  CITADO ONDE ENCONTRAMOS NA ESCADARIA ANA MARY O SR. JOSÉ MARIA PEDROSO, SEM SINAIS  VITAIS. ALGUNS VIZINHOS RELATARAM QUE O SR. JOSÉ MORAVA SOZINHO HÁ ALGUM TEMPO E QUE EM FUNÇÃO DA IDADE AVANÇADA ENCONTRAVA-SE COM A SAÚDE DEBILITADA. ACIONAMOS O
POLÍCIA CIVIL E JUNTAMENTE ACIONAMOS A AMBULÂNCIA DO UPA A QUAL CONDUZIU SR. JOSÉ  PARA ELABORAÇÃO DO ATESTADO DE ÓBITO E POSTERIOR LIBERAÇÃO DO CORPO. FICA O  REGISTRO.

015-O (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Marechal Floriano Peixoto
HORA: 20:48 Residência
A EQUIPE DESLOCOU ATE A AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, BAIRRO SOCOMIM, ONDE
SEGUNDO DENUNCIA ANONIMA ESTARIA OCORRENDO UM ROUBO, NO LOCAL A VITIMA RELATOU  QUE DOIS INDIVÍDUOS DE TOUCA E ROUPA ESCURA, ONDE UM DELES PORTAVA UM REVOLVER,  VIERAM A DAR VOZ DE ASSALTO ONDE AGREDIRAM O MESMO COM SOCOS E CORONHADAS, SENDO  QUE LEVARAM UMA CORRENTE DE OURO DO MESMO E REVIRARAM A CASA. A EQUIPE FEZ
PATRULHAMENTO NÃO LOCALIZANDO OS AUTORES E A VITIMA FOI ENCAMINHADA AO UPA.

FURTO (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Padre Manoel da Nóbrega, Bela Vista
HORA: 01:37 Via Pública
NA DATA DE 29/01/2017, POR VOLTA DAS 1H37MIN, A SOLICITANTE RELATOU QUE SUA BOLSA HAVIA  SIDO FURTADA NO MOMENTO EM QUE ELA ESTAVA COM O CARRO ESTACIONADO EM FRENTE A SUA  RESIDÊNCIA. CHEGANDO NO ENDEREÇO SUPRACITADO, A SOLICITANTE RELATOU QUE ESTAVA RETORNANDO DE UMA FESTA, E QUANDO FOI ABRIR O PORTÃO DA GARAGEM, MOMENTO EM QUE  DEIXOU A JANELA DO SEU VEÍCULO ABERTA, TRÊS INDIVÍDUOS ESTAVAM SUBINDO A RUA
SUPRACITADA, E UM DELES PEGOU DE DENTRO DO SEU VEÍCULO A SUA BOLSA, E TODOS SAÍRAM  CORRENDO, SENTIDO UM BECO QUE TEM ATRÁS DE ONDE ELES MORAM. CHEGANDO NO LOCAL,  ELA INFORMOU QU SEU ESPOSO E MAIS ALGUMAS PESSOAS QUE ESTAVAM COM ELA NO VEÍCULO,  HAVIAM IDO ATRÁS DOS RAPAZES PARA VERIFICAR SE NÃO OS ENCONTRAVAM, E QUE REALIZANDO  BUSCA PELAS MEDIAÇÕES, ELES ENCONTRARAM A BOLSA REFERIDA, DANDO FALTA APENAS DO
PARELHO CELULAR SANSUNG GRAN PRIME DE COR BRANCA, OS DEMAIS PERTENCES ESTAVAM  TODOS NA BOLSA.

AMEAÇA (26º BPM - TELÊMACO BORBA)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Das Pedreiras
HORA: 01:50 Via Pública
NFORMA A SOLICITANTE QUE A ALGUM TEMPO ESTA SOFRENDO AMEAÇAS DE SEUS EX ESPOSO,  QUE NA DATA DE HOJE O MESMO ENTROU EM CONTATO VIA WATHS ZAP E LHE DEU UM PRAZO DE  ATE A 00H DO DIA 29/01/2017, PARA QUER A SOLICITANTE LHE PROCURASSE , CASO NAO FIZESSE  ESTA IRIA MORRER, INFORMA TAMBÉM QUE O MESMO POSSUI UM REVOLVER CAL. 38 E  APROXIMADAMENTE DUAS SEMANAS O MESMO APONTOU A ARMA PARA A VITIMA E APERTOU O  GATILHO, POREM A ARMA NAO DISPAROU, E POSTERIORMENTE OBRIGOU A SOLICITANTE ENTRAR  EM SEU CARRO GOL G3 DE COR CINZA E IR ATÉ SUA RESIDÊNCIA ONDE O MESMO TENTOU LHE  MATAR NOVAMENTE, POREM A VITIMA CONSEGUIU FUGIR. REPASSADA A EQUIPE PARA REALIZAR DILIGENCIAS E ORIENTADO A VITIMA COMO PROCEDER.

AMEAÇA (26º BPM - TELÊMACO BORBA) 2017 - 113441
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Avenida Marechal Deodoro Da Fonseca
HORA: 12:06 Via Pública
A EQUIPE FOI ACIONADA VIA CENTRO DE COMUNICAÇÕES PARA DAR ATENDIMENTO A UMA  OCORRÊNCIA NA AVENIDA MARECHAL DEODORO DA FONSECA, BAIRRO ALTOS DAS OLIVEIRAS,  ONDE A SOLICITANTE NOS RELATOU QUE O PAI DO SEU FILHO, COMPARECEU EM FRENTE AO SEU  PRÉDIO E COMEÇOU A FAZER SCÂNDALO E AMEAÇAS CONTRA A SOLICITANTE, DEVIDO AO FATO  DO MESMO TER IDO BUSCAR O SEU FILHO COMO DE COSTUME, O QUAL ESTE RECUSOU-SE A IR  COM O PAI, COMEÇANDO A CHORAR E GRITAR. AINDA RELATOU A SOLICITANTE QUE O INDIVIDUO  ESTAVA TOTALMENTE ALTERADO, TENTANDO PULAR O MURO, DANDO MURROS CONTRA O PORTÃO  DO PRÉDIO E DIZENDO QUE ELES AINDA NÃO O CONHECIAM E QUE IRIA AGREDIR A TODOS. A  SOLICITANTE NÃO DESCEU PARA CONVERSAR COM ELE, PARA SE RESGUARDAR, ENTÃO ELE FOI  ATÉ O PORTÃO DA GARAGEM DOS FUNDOS, E TENTOU PULAR NOVAMENTE, E CONTINUOU A
PROFERIR PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E AMEAÇAS CONTRA ELA. ESTA RELATOU QUE ELE ESTAVA  INTERNADO POR MOTIVOS DE DEPRESSÃO, E QUE HAVIA DEIXADO O HOSPITAL NA DATA DE  ONTEM, NOS INFORMOU TAMBÉM QUE ELE É USUÁRIO DE DROGAS, VICIADO EM COCAÍNA, E QUE ESTE É LUTADOR E BASTANTE AGRESSIVO. ORIENTADO A VÍTIMA E ELABORADO B.O.U PARA REGISTRO.

OUTRAS Cias. e DESTACAMENTOS

LESÃO CORPORAL (26ª BPM - RESERVA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: R. Quintino Bocaiúva
HORA: 15:05 Delegacia de Policia
POR VOLTA DAS 15H, APÓS SOLICITAÇÃO DO INVESTIGADOR DE POLICIA, VIA CELULAR DO DPM, A
EQUIPE SE DESLOCOU ATÉ A 56º SDP PARA DAR APOIO PARA A ESCOLTA DE UM DETENTO, PARA  ATENDIMENTO MÉDICO DO MESMO. O AGENTE DE CADEIA DA DELEGACIA ADENTROU A  CARCERAGEM, E RETIROU O DETENTO. JÁ NO EXTERIOR DA CARCERAGEM, DURANTE A REVISTA  PESSOAL POR PARTE DA EQUIPE DA POLÍCIA MILITAR, O INVESTIGADOR SE AGACHOU PRÓXIMO AO  DETENTO PARA FINS DE COLOCAR O "MARCA PASSO", MOMENTO EM QUE O DETENTO O
EMPURROU DESFERINDO UM SOCO EM SEU ROSTO E INVESTIU CONTRA O INVESTIGADOR, ATO  CONTINUO A EQUIPE DA POLICIA MILITAR TENTOU IMOBILIZAR O DETENTO QUE TENTAVA RETIRAR  A ARMA DO COLDRE DO INVESTIGADOR. QUE EM LUTA CORPORAL JÁ NO CHÃO, O INVESTIGADOR
OBTEVE ÊXITO EM RETER A ARMA DE FOGO. NO MOMENTO EM QUE O INVESTIGADOR CONSEGUIU  RETIRAR A MÃO DO DETENTO DE SUA ARMA, ESTE PASSOU A BUSCAR TENTAR RETIRAR A ARMA DE  UM DOS POLICIAIS MILITARES. ENTÃO O INVESTIGADOR ALERTOU VARIAS VEZES QUE CASO O  DETENTO NÃO DESISTISSE, IRIA ATIRAR. O DETENTO TENTAVA IMOBILIZAR O INVESTIGADOR COM
AS PERNAS E SUA PERNA ESQUERDA ESTAVA PRÓXIMA AO ROSTO DELE, CAUSANDO
ESCORIAÇÕES APARENTES, MOMENTO EM QUE, DISPAROU A ARMA DE FOGO CONTRA A CANELA  ESQUERDA DO DETENTO. QUE APÓS O TIRO, O INVESTIGADOR SOLTOU AS PERNAS QUE PRENDIAM  O DETENTO E A PARTIR DE ENTÃO O DETENTO FOI TOTALMENTE CONTIDO. O DETENTO SOMENTE  DESISTIU DA AÇÃO A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FOI ATINGIDO. O DETENTO FOI PRONTAMENTE
ATENDIDO, APÓS O AGENTE DE CADEIA DA DELEGACIA SOLICITAR A PRESENÇA DE UMA  AMBULÂNCIA. O INVESTIGADOR E OS POLICIAIS MILITARES SOFRERAM LESÕES APARENTES QUE  CONSTAM NOS EXAMES DE LESÕES CORPORAIS.

LESÃO CORPORAL, AMEAÇA, DANO (26ª BPM - RESERVA)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: R. Getúlio Vargas, S/N
HORA: 02:00 Choperia
POR VOLTA DAS 02H DO DIA 29 JAN 17, A EQUIPE FOI ACIONADA VIA CELULAR, INFORMANDO QUE  ESTAVA EM UMA CHOPERIA E FOI AO BANHEIRO E QUE CINCO MULHERES LHE AGREDIRAM,  SEGUNDO A SOLICITANTE AS AGRESSORAS AGIRAM A MANDO DE SEU EX-MARIDO, QUE A  SOLICITANTE POSSUI MEDIDA PROTETIVA CONTRA SEU EX-MARIDO, QUE AO SAIR DA CHOPERIA  CONSTATOU QUE SEU VEICULO GOL DE COR CINZA, ESTAVA COM O RETROVISOR E PISCA DIREITO
QUEBRADOS, COM RISCOS E AMASSADOS NA LATERAL DIREITA, QUE NA PRESENÇA DA EQUIPE ELA  RECEBEU VARIAS LIGAÇÕES DIZENDO SER DO SEU EX-MARIDO. FICA O REGISTRO.

FURTO QUALIFICADO (26ºBPM - CURIÚVA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Domingos Bonin, Vila Esperança
HORA: 02:30 Casa
O SOLICITANTE AVISTOU A VIATURA QUANDO ESTAVA EM PATRULHAMENTO NA RUA DOMINGOS  BONIN, O QUAL INFORMOU QUE SUA CASA HAVIA SIDO ASSALTADA NA MADRUGADA DO DIA 28 DE  JANEIRO POR VOLTA DAS 2H30MIN. O SOLICITANTE INFORMOU QUE FORAM LEVADOS: 2 BOTIJÕES  DE GÁS, 1 TANQUINHO DE ROUPA, 2 PARES DE SAPATO, 2 JAQUETAS, 1 TALÃO DE CHEQUE, O  DOCUMENTO DE RESERVISTA, COPIAS DE DOCUMENTOS, 300 REIS EM NOTAS DIVERSAS,
TELEVISÃO DE PLASMA DE MARCA LG 32 POLEGADAS, 1 CAIXA DE FERRAMENTAS, 1 VENTILADOR,   VARIAS COBERTAS, COBERTORES E MANTAS, 2 APARELHOS DE CELULARES SENDO 1 DE MARCA  BLU E OUTRO DE MARCA SAMSUNG. A EQUIPE REALIZOU PATRULHAMENTO NA IMEDIAÇÕES E NÃO  LOGROU EXITO.

DIRIGIR SEM CNH/ PORTE DE MACONHA (26ºBPM - CURIÚVA)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Pedro Leopoldino Pereira, Centro
HORA: 23:10 Via Publica
EM PATRULHAMENTO PELA RUA PEDRO LEOPOLDINO PEREIRA A EQUIPE SE DEPAROU COM UM  AUTOMOVEL GOL G5 BRANCO O QUAL ENTROU EM ALTA VELOCIDADE EM UMA ESQUINA QUE ERA  PREFERENCIAL ARRASTANDO AS DUAS RODAS TRASEIRAS DANDO "CAVALO DE PAU" RAPIDAMENTE  A EQUIPE DEU VOZ DE ABORDAGEM, NO INTERIOR DO VEICULO ESTAVA UM INDIVIDUO DE 18 ANOS
CONDUTOR SEM POSSUIR CNH OU PPD E OUTRO INDIVIDUO DE 17 ANOS DE IDADE, FEITO BUSCA  PESSOAL EM AMBOS, FOI ENCONTRADO UMA QUANTIDADE RAZOAVEL DE SUBSTANCIA ANALOGA A  MACONHA COM O CONDUTOR, O QUAL RELATOU QUE COMPROU A DROGA NESTA CIDADE, SENDO  ASSIM O MENOR DE IDADE FOI LIBERADO POIS COM ELE NAO FOI ENCONTRADO NENHUM ILICITO, O
CONDUTOR JUNTAMENTE COM A DROGA FORAM ENCAMINHADOS PARA A DELEGACIA DE POLICIA  PARA PROVIDENCIAS.

ROUBO (26º BPM - IMBAÚ)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Francisco Siqueira Cortes, São Cristóvão.
HORA: 18:30 Mercearia
A EQUIPE ESTAVA EM PATRULHAMENTO NO BAIRRO SÃO CRISTOVÃO QUANDO FOI SOLICITADO  PELA PROPRIETÁRIA DE UMA MERCEARIA, A QUAL NOS RELATOU SER VITIMA DE UM ROUBO, ONDE  UM INDIVÍDUO DE MOLETOM PRETO MARCA GAP, CALÇA JEANS, DE CAPACETE PRETO E ARMADO  COM UMA ESPINGARDA ENTROU EM SEU ESTABELECIMENTO DEU VOZ DE ASSALTO E SUBTRAIU  CERCA DE R$ 130,00 REAIS, DO CAIXA E TAMBÉM SUBTRAIU UM CELULAR SAMSUNG MARCA J1 COR
PRATA PERTENCENTE A FUNCIONARIA DA MERCEARIA. LOGO APÓS O INDIVÍDUO MANDOU OS  CLIENTES DEITAREM NO CHÃO E SE EVADIU DO LOCAL JUNTAMENTE COM OUTRO INDIVÍDUO DE  BLUSA ESCURA E CAPACETE VERMELHO QUE ESTAVA ESPERANDO EM UMA MOTOCICLETA  VERMELHA NA ESQUINA DO ABELECIMENTO, EM SEGUIDA SE EVADIRAM EM DIREÇÃO  IGNORADA. DIANTE DOS FATOS A EQUIPE ORIENTOU A VITIMA E REALIZOU PATRULHAMENTO NAS   PROXIMIDADES, POREM NÃO LOGROU EXITO EM ENCONTRAR OS INDIVÍDUOS

ROUBO - DISPARO DE ARMA (26ª BPM - TIBAGI)
DATA: 28/01/2017 AMBIENTE: END.: Rua Ten. Cel. Telemaco Borba
HORA: 17:30 Mercearia
NA DATA DE 28/01/2017, APOS A EQUIPE POLICIAL RECEBER UMA LIGAÇÃO VIA 190 DA VITMA
RELATANDO QUE SEU ESTABELECIMENTO TERIA SIDO ASSALTADO. A EQUIPE DE PRONTO  DESLOCOU ATE O LOCAL ONDE EM CONTATO COM O SOLICITANTE, RELATOU QUE DOIS INDIVIDUOS  ADENTRARAM SEU ESTABELECIMENTO USANDO MASCARAS E TRAJANDO ROUPAS JEANS, BLUSA  DE MOLETOM, UMA MOCHILA COM DESENHO DA PLANTA MACONHA E QUE UM ESTAVA DE POSSE  DE UMA ARMA DE FOGO. DERAM VOZ DE ASSALTO EFETUANDO UM DISPARO PARA CIMA PARA
INTIMIDAR, LOGO APÓS FECHAR A PORTA DA MERCEARIA FALOU PARA O SR. MIGUEL IR PARA OS  FUNDOS E DEITAR NO CHÃO, ENQUANTO O QUE ESTAVA ARMADO CUIDAVA DO PROPRIETARIO  OUTRO INDIVIDUO SUBTRAIU DO CAIXA APROXIMADAMENTE UMA QUANTIA DE R$130,00 E   PRODUTOS DE GENEROS ALIMENTICIOS, LOGO APÓS OS MESMOS SE EVADIRAM DO LOCAL  TOMANDO SENTIDO IGNORADO. FOI ENTREGUE A EQUIPE PELO PROPRIETARIO UM PROJETIL DE
REVOLVER CALIBRE .32 QUE SE ENCONTRAVA CAIDO NO CHÃO DA MERCEARIA PROXIMO AS  PRATELEIRAS. A EQUIPE REALIZOU PATRULHAMENTO NAS REDONDEZAS POREM SEM EXITO EM  ENCONTRAR OS INDIVIDUOS.

ROUBO DE VEÍCULO (26ª BPM - TIBAGI)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: RUA JOSE MARIA NOCERA 1250
HORA: 03h30min VIA PUBLICA  NA DATA DE 29 DE JANEIRO DE 2017 POR VOLTA 03H30MIN. A EQUIPE POLICIAL RECEBEU UMA  LIGAÇÃO VIA CELULAR DA VIATURA, DA VITIMA INFORMANDO QUE SEU VEICULO MARCA  HYUNDAI/HB20 DE COR PRETA TERIA SIDO ROUBADO. DE IMEDIATO A EQUIPE DESLOCOU ATE O  LOCAL E EM CONTATO COM A VITIMA PASSOU A RELATA QUE ESTAVA CHEGANDO COM SEU
NAMORADO EM SUA CASA, QUANDO FOI ABORDADA POR DOIS INDIVIDUOS, UM DE ESTATURA ALTA  TRAJANDO ROUPAS ESCURAS E USANDO TOUCA BALA CLAV E OUTRO ESTATURA BAIXA DE CALÇA  JEANS E BLUSA AZUL CLARA , ONDE O DE BLUSA AZUL ESTAVA DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO,  O QUAL DEU VOZ DE ASSALTO AO CODUTOR DO VEICULO, SUBTRAINDO SEU CELULAR MOTO E DE
COR PRETA E TRES CARTÕES DE CREDITO QUE SE ENCONTRAVAM NO INTERIOR DO VEICULO.  LOGO EM SEGUIDA OS INDIVIDUOS ENTRARAM NO CARRO E SE EVADIRAM TOMANDO RUMO  IGNORADO, A EQUIPE FEZ PATRULHAMENTO A PROCURA DOS AUTORES MAIS FOI SEM EXITO. FICA  O REGISTRO.

ABORDAGEM DE SUSPEITOS (26º BATALHÃO - SAPOPEMA)
DATA: 29/01/2017 AMBIENTE: END.: Av. Manoel Ribas s/n, Centro
HORA: 00:05 Via Pública
NO DIA 29 DE JANEIRO DE 2017, POR VOLTA DAS 00H05MIN, A EQUIPE EM PTRM PELA AV. MANOEL  RIBAS, QUANDO FOI AVISTADO UM VEÍCULO FIAT UNO MILLE FIRE, DE COR VERMELHA, 4 PORTAS,  VEÍCULO ESSE QUE CUJAS CARACTERÍSTICAS BATIAM COM O QUE FOI USADO EM UM FURTO E UM  ROUBO NO BAIRRO SÃO ROQUE NA DATA DE 22-01-2017, SEGUNDO UMA DAS VÍTIMAS DO FURTO  QUE NOS INFORMOU. DADO VOZ DE ABORDAGEM O CONDUTOR FOI IDENTIFICADO DE 19 ANOS O
QUAL NÃO POSSUI CNH E O PASSAGEIRO DE 20 ANOS. REALIZADA A BUSCA PESSOAL NOS MESMOS  PORÉM NADA DE ILÍCITO FOI ENCONTRADO, PORÉM NO INTERIOR DO VEÍCULO ESCONDIDO  EMBAIXO DO TAPETE FOI ENCONTRADO UM SIMULACRO DE PISTOLA E UMA FACA. FOI INDAGADO SE TERIA SIDO ELE UM DOS AUTORES DO FURTO E DO ROUBO DO SÍTIO O MESMO INFORMOU QUE  LEVOU OS OUTROS INDIVÍDUOS COM O VEÍCULO ACIMA CITADO E PARTICIPOU SOMENTE DO
FURTO, E QUE NO ROUBO SOMENTE DEIXOU OS INDIVÍDUOS NA RESIDÊNCIA PARA FAZEREM A  PRÁTICA DO ROUBO, QUANDO INDAGADO SOBRE A PROCEDÊNCIA DO SIMULACRO E DA FACA O  MESMO NÃO SOUBE DAR EXPLICAÇÕES A EQUIPE. UM DELES DIZ NÃO TER PARTICIPADO DE NADA E  QUE ESTÁ MORANDO COM O OUTRO PORQUE TRABALHA COM SEU PAI. FOI PERGUNTADO SE NA  RESIDÊNCIA DOS MESMOS POSSUÍA MAIS ALGUMA COISA ILÍCITA DOUGLAS INFORMOU QUE
POSSUÍA UMA MOTOCICLETA, DESLOCAMOS ATÉ A RESIDÊNCIA PARA AVERIGUAÇÕES, A  MOTOCICLETA SE TRATA DE UMA HONDA CG 125 DE COR AZUL, SEM PLACA, PORÉM COM A  NUMERAÇÃO DO MOTOR SUPRIMIDA. DIANTE DOS FATOS FOI DADO VOZ DE PRISÃO AOS  INDIVIDUOS E ENCAMINHADO PARA O DPM DA CIDADE DE SAPOPEMA, JUNTAMENTE COM O  VEÍCULO E A MOTOCICLETA, AMBOS ACOMPANHADOS DE SEUS ADVOGADOS, PARA ELABORAÇÃO  DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA E POSTERIORMENTE PARA A 57ª DRP DA CIDADE DE CURIÚVA PARA
AS PROVIDÊNCIAS DA POLÍCIA JUDICIÁRIA.

Fonte:SCS 26º BATALHÃO- SOLDADO TATIANE

MINISTRA HOMOLOGA AS DELAÇÕES DE 77 EXECUTIVOS

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as delações de 77 executivos e ex-funcionários da empresa Odebrecht, nos quais eles detalham o esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. 

Com isso, os mais de 800 depoimentos prestados pelos executivos e ex-funcionários da Odebrecht ao Ministério Público Federal (MPF) se tornaram válidos juridicamente, isto é, podem ser utilizados como prova. 

A expectativa agora é saber se Cármen Lúcia irá retirar o sigilo das delações, nas quais os ex-executivos citam dezenas de políticos com mandato em curso como envolvidos no pagamento de propinas. Entre os delatores está o ex-presidente do grupo Marcelo Odebrecht, que encontra-se preso desde 2015 em Curitiba e já foi condenado a 19 anos de prisão pela primeira instância da Justiça Federal.  A homologação ocorre após a morte do relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, na semana passada, na queda de um avião no mar próximo a Paraty (RJ). Ele trabalhava durante o recesso do Judiciário para conseguir homologar rapidamente as delações. 

Após a morte de Teori, restou à ministra Cármen Lúcia a prerrogativa de poder homologar as delações durante o recesso do Judiciário, por ser presidente do Supremo. 

Após o recesso, que termina amanhã (31), Cármen Lúcia não mais poderá tomar decisões ligadas à Lava Jato, que ficarão a cargo do próximo relator da operação no Supremo. 

A definição do próximo relator ainda é tema de especulação no STF, uma vez que o regimento interno prevê diferentes saídas. Não se sabe, por exemplo, se o próximo ministro responsável pela Lava Jato será sorteado entre todos que compõem o pleno ou somente entre os que integram a segunda turma, colegiado do qual Teori fazia parte. 

Departamento da propina 

Segundo investigações da Polícia Federal (PF), autorizadas pelo juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, a Odebrecht mantinha dentro de seu organograma um departamento oculto destinado somente ao pagamento de propinas, chamado Setor de Operações Estruturadas. 

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, havia funcionários exclusivamente dedicados a processar os pagamentos, que eram autorizados diretamente pela cúpula da empresa. 

Tudo era registrado por meio de um sofisticado sistema de computadores, com servidores na Suíça, e cujo conteúdo o Ministério Público Federal ainda se esforça para ter acesso, devido ao rígidos protocolos de segurança do sistema. 

Em março do ano passado, na 23ª fase da Lava Jato, denominada Operação Acarajé, a PF apreendeu na casa do ex-executivo da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Júnior uma planilha na qual estão listados pagamentos a mais de 200 políticos. A lista encontra-se sob sigilo. 

Os esquemas ilícitos da empresa se espalham além das fronteiras brasileiras. A Odebrecht é investigada pelo menos em mais três países da América Latina: Peru, Venezuela e Equador. Em um acordo de leniência firmado com os Estados Unidos no final de dezembro, a empresa admitiu o pagamento de R$ 3,3 bilhões em propinas para funcionários de governos de 12 países.  Agência Brasil

DESESTRUTURADA FAMÍLIA DE EMPRESÁRIO MORTO PEDE JUSTIÇA

Um dos casos mais emblemáticos de 2016 foi registrado na noite de 11 de setembro. O empresário Joel de Paula, de 35 anos, teria reagido a um assalto e foi morto a tiros na própria residência, no Jardim Nova Londrina (zona norte de Londrina). Ele chegava em casa com a esposa e os três filhos, que assistiram tudo. De Paula tinha uma pistola e conseguiu atingir os dois assaltantes. Um deles morreu na mesma noite e o outro ficou internado até morrer no início de janeiro de 2017. A Polícia Civil prendeu mais um suspeito pelo crime, um deficiente físico, que seria vizinho da vítima e teria ajudado a planejar o crime. Ele cumpre prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. 

De Paula era proprietário de um estacionamento no centro de Londrina e responsável por manter a casa, a mulher e os três filhos. A esposa, que pediu para não ter o nome divulgado, comenta o drama que a família enfrenta e o medo e a revolta por saber que um dos envolvidos está nas ruas. "Em 10 minutos perdi tudo. Tenho três filhos e não está nada fácil criá-los sozinha. Joel não era só o meu braço direito, mas a minha estrutura completa. Além de fisicamente, me completava sentimentalmente", desabafa. A morte do empresário foi presenciada pelos filhos, que ainda sofrem com a lembrança. "Tenho três filhos, uma garota, que vai fazer 15 anos, um filho de 10, que é cadeirante, e outro que irá completar 3. Todos estão muito traumatizados. Esse assunto sempre me traz muita dor", afirma a viúva

O crime desestruturou a família. "Nossos projetos e sonhos se foram com ele", acrescenta. Após o assassinato do patriarca, a mulher e os filhos não retornaram ao imóvel no Nova Londrina. "Hoje vivemos com a minha mãe, não temos condições de retornar para nossa casa, onde tudo aconteceu, onde meus filhos viram o pai sendo morto", ressalta. 

Segundo ela, a ausência de apoio trouxe ainda mais dor. "A falta de assistência por parte do poder público é muito grande. Não tivemos assistência alguma, nem mesmo dos Direitos Humanos. Ninguém nos procurou. Nem acompanhamento de psicólogos. Só recebemos apoio de familiares, amigos e clientes", afirma a mulher. "Ainda me sinto insegura. Principalmente em saber que um dos envolvidos está solto. Colocaram uma tornozeleira e o deixaram na rua de novo, pronto para fazer mais crueldade." 

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos (CDH) de Londrina, Carlos Enrique Santana, explica que os familiares precisam acionar o órgão para que qualquer tipo de ação possa ser tomada. "Entendemos a revolta, mas a família precisa nos procurar. Todos os casos nestas condições foram atendidos."
Paulo Monteiro - Grupo Folha

SINDICATO DOS DELEGADOS COMENTA QUE ESTRUTURA DA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS É ÍNFIMA

Atual vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol), Ricardo Casanova esteve à frente da Delegacia de Homicídios de Londrina de janeiro a novembro de 2016. Ele relembra a grande demanda recebida pela repartição especializada em crimes contra a vida. "Hoje a estrutura da Delegacia de Homicídios é ínfima perante a necessidade, que é gigantesca. A delegacia iniciou 2016 com 1,3 mil inquéritos policiais (para dois delegados). Até a minha saída, em novembro, havia de 850 a 900 ainda em cartório (em aberto)", explica Casanova. Uma das dificuldades, segundo ele, é a falta de policiais para investigar tantos casos. 

"No período em que estive à frente da delegacia, havia apenas um delegado (a partir de agosto), dois escrivães e oito investigadores, sendo que todos ainda participavam de plantões. Fica impossível concluir satisfatoriamente tantos crimes. Por exemplo, começávamos a investigação de um caso, apareciam outros dois, cinco, 10, 20, 30, e não tínhamos mais condições de atender todos. Tudo isso, além de outros problemas, alimenta a insatisfação do profissional de segurança pública", comenta. Segundo Casanova, a categoria sofre com a falta de reposição e contratação de policiais. "Via sindicato, temos a promessa da nomeação de 49 delegados para este ano. Pleiteamos ainda a abertura de concurso público para o cargo de escrivão. O número de cargos para delegado criados por lei é de 780. Temos no Paraná 380 cargos de delegados em aberto, hoje com apenas 400 na ativa. O Paraná tem a pior proporção de número de delegado por habitantes do Brasil. Em relação ao cargo de escrivão, temos 1,4 mil cargos, pelo menos 700 vagas em aberto. É urgente a abertura de um novo concurso público para este cargo, o que não ocorre desde 2010", detalha. Para Casanova, a falta de estrutura policial colabora consideravelmente com o crescimento dos homicídios em Londrina e no Estado. "A PM, que desempenha um trabalho importantíssimo, realiza os flagrantes. Mas os números de crimes não diminuem. Você precisa desconstruir toda a cadeia da violência. Não basta colocar atrás das grades apenas a parte mais vulnerável do crime. Desta forma, o Estado não consegue desmantelar totalmente a quadrilha. O crime organizado e o tráfico de drogas, que são os maiores responsáveis pelos crimes, continuam agindo, crescendo e recrutando novos agentes", observa. 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou, por meio de nota, que "está trabalhando junto a outras secretarias de governo envolvidas, como a de Finanças e Administração, o chamamento de mais 40 delegados e também a abertura de novos concursos públicos para suas carreiras de profissionais – como a de escrivães". A pasta salienta ainda que aproximadamente 40% de todo o efetivo da Polícia Civil foi contratado durante o governo atual
Celso Felizardo e Paulo Monteiro - Grupo Folha