.

.

sábado, 3 de outubro de 2015

ORELHÕES DA OI NO PARANÁ E MAIS 13 ESTADOS COMEÇARAM A FAZER LIGAÇÕES GRATUITAS

Tribuna do Vale
Dayse Miranda
Orelhões estão liberados para ligações locais e interurbanas (Antônio de Picolli)
Os orelhões da Oi Telefonia no Paraná e mais 13 estados começaram a fazer ligações locais e interurbanas gratuitas para telefones fixos. A medida passou a valer na quinta-feira, 1º, devido à punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à operadora Oi por não atingir as metas de disponibilidade do serviço. Em Santo Antônio da Platina, são aproximadamente 120 orelhões espalhados pela cidade, distritos, e povoado da Platina.
A Anatel estabeleceu a gratuidade porque a Oi não atingiu os patamares de disponibilidade de orelhões nesses estados. A última medição da cobertura feita em 30 de agosto aferiu que os estados que não atendem aos critérios, portanto, determinou chamadas gratuitas. Entre eles estão: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com funcionários da empresa de telefonia, todos os orelhões estão em funcionamento e as ligações locais e interurbanas estão liberadas, conforme a exigência da Anatel, que é de 90% o funcionamento dos equipamentos. Segundo a Anatel, as chamadas permanecerão gratuitas até que as exigências sejam cumpridas. As novas medições estão programadas para 29 de fevereiro e 30 de agosto de 2016.
Apesar da vantagem, são poucos os consumidores que utilizam os serviços hoje e dia. A educadora física Josimaire Sabbag ressaltou que a última vez que utilizou o serviço foi há aproximadamente dois anos. “O celular se tornou um equipamento muito acessível e o uso dos telefones públicos só é utilizado mesmo em uma situação de emergência. Não sei nem onde é feita a venda dos cartões telefônicos”, comentou.
A agência ainda alertou que nos Estados em que a Oi ainda não tiver alcançado os patamares mínimos de disponibilidade, os orelhões também terão gratuidade de ligações locais para celulares, a partir de abril de 2016, e de ligações interurbanas para celulares, a partir de outubro de 2016.
A equipe de reportagem da Tribuna do Vale tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Oi telefonia, através do número disponível no site da empresa, mas não foi possível localizar ninguém.
Baixo consumo
Em um dos poucos pontos de venda, o Auto Posto Avenida, os funcionários relatam que a procura pelo cartão telefônico é muito baixa. Um cartão de 20 unidades é comercializado a R$ 5, já o cartão de 40 unidades R$ 7. As vendas não passam de dois por mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário