.

.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GAECO APRESENTA DENÚNCIA CONTRA 18 PESSOAS INVESTIGADAS POR FRAUDES NA RECEITA ESTADUAL

OPERAÇÃO PUBLICANO III

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apresentou nesta segunda-feira (26) denúncia contra 18 pessoas envolvidas em fraudes na Receita Estadual.

A denúncia faz parte da terceira fase da Operação Publicano e envolve contadores, empresários e auditores. Quatro dos réus já se encontram presos. Entre os crimes denunciados, estão organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Alguns dos réus já haviam sido denunciados em outras fases da Operação.


OPERAÇÃO PUBLICANO - Justiça determina indisponibilidade de bens de 44 réus em ação que envolve fraudes milionárias

O Juízo da 2ª. Vara da Fazenda Pública de Londrina, no Norte-Central paranaense, deferiu nesta segunda-feira (19) pedido da 26ª. Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público da Comarca para determinar a indisponibilidade de bens de 44 réus investigados no âmbito da Operação Publicano, que apura a existência de organização criminosa mantida por auditores fiscais da Receita Estadual. Cada réu teve bens bloqueados em valores de até R$ 1,4 milhão.

Na ação civil pública ajuizada em 13 de outubro último, a Promotoria requer ainda a condenação dos réus por improbidade administrativa, a perda da função pública de 20 fiscais da Receita e pagamento de multa e de dano moral coletivo no montante de R$ 36,4 milhões. Além disso, pede a cassação da aposentadoria de quatro fiscais já aposentados.

Tal ação é um desdobramento das investigações da Operação Publicano e volta-se especificamente a crimes envolvendo um grupo pontual de empresas do ramo do vestuário. A partir dos crimes apurados no âmbito da Operação Publicano, o Ministério Público tem ajuizado diversas ações civis públicas como complemento das ações criminais, visando garantir o ressarcimento dos danos ao erário.
 
Fonte:  Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário