.

.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

REPERCUSSÃO DO CUMPRIMENTO DE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E PRISÃO EM LONDRINA E JATAIZINHO

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a 48ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Integração. Policiais federais, servidores da Receita Federal e membros do Ministério Público Federal participam da ação realizada simultaneamente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária. Um dos presos é o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER/PR), Nelson Leal.
A investigação policial tem como foco a apuração de casos de corrupção ligados aos procedimentos de concessão de rodovias federais no Estado do Paraná que fazem parte do chamado Anel de Integração. Nas investigações foi detectado o uso das estruturas de lavagem de dinheiro reveladas na Lava Jato para operacionalizar os recursos ilícitos pagos a agentes públicos, principalmente por meio dos operadores financeiros Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran, ambos investigados na operação.
Uma das concessionárias se utilizou dos serviços da dupla para operacionalizar, ocultar e dissimular valores oriundos de atos de corrupção. Dentre os serviços prestados por estes operadores está a viabilização do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), DER/PR e Casa Civil do Governo do Estado.
Londrina
Dos mandados, 12 estão sendo cumpridos em Londrina. São nove de busca e apreensão e outros três de prisão temporária.Foram cumpridos mandados no Edifício Casa Batllo, prédio de alto padrão localizado na esquina da rua Caracas com avenida Ayrton Senna, na zona sul. Na sede da Econorte na cidade, na rua Seimu Oguido, no jardim Alpes. Agentes ainda estiveram na Galeria Vila Rica, no centro, onde cumpriam mandado em um escritório de advogacia com três associados, e no Residencial Itaipu, no Calçadão. Os nomes dos envolvidos e a especificação dos mandados nestes lugares não foram divulgados.
Outras cidades
Cidades da região também estão recebendo a PF, como Ibiporã (dois de busca e apreensão), Jataizinho (três de busca e apreensão). Em Curitiba são 18 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Policiais federais estiveram na sede da Casa Civil do Paraná, no Palácio Iguaçu, além da presidência do DER/PR e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Os outros municípios alvos são Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, Pinhais, Toledo, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranavaí. Carlos Nasser, funcionário comissionado do governo, foi alvo de busca e apreensão. Ele é considerado um dos homens de confiança do governador Beto Richa (PSDB).
A ação tem por objeto a apuração crimes de corrupção, fraude a licitações e lavagem de ativos. As ordens judiciais foram determinadas pelo Juízo Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. Será concedida coletiva de imprensa durante a manhã no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná para dar mais detalhes da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário