.

.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ÁS 23.59 HORAS DESTA QUARTA FEIRA SERÁ DESLIGADO OS SINAIS ANALÓGICO DE TEVÊ

Na véspera do desligamento dos sinais analógicos de tevê em 155 cidades do Paraná, que ocorre às 23h59 desta quarta-feira (28), 14 mil famílias de Londrina com direito a obter gratuitamente o kit conversor para manter a recepção dos canais ainda não haviam retirado os aparelhos. Até esta quarta, ainda será possível agendar a retirada da antena e do receptor, necessário para televisores antigos, em sete pontos de Londrina.  O kit composto por uma antena UHF, o receptor digital e cabos para ligar à televisão é distribuído gratuitamente pelo Seja Digital, entidade criada pelo governo federal para distribuir os equipamentos para pessoas pobres inscritas em algum programa nacional. O controle da distribuição é feita por meio do NIS (Número de Identificação Social).


A partir de quinta-feira (29), os kits não serão mais entregues e quem ficou sem terá de adquiri-los. O receptor pode ser encontrado a partir de R$ 50 - modelos mais avançados permite até mesmo a gravação de programas televisivos - e a antena UHF externa pode ser comprada por R$ 35. É possível também comprar antenas internas, mas nem sempre a qualidade de recepção é satisfatória. 

Segundo a gerente regional do Seja Digital em Londrina, Sandra Frasson, em toda a RML (Região Metropolitana de Londrina) havia cerca de 70 mil famílias com direito a um kit cada, dos quais 47 mil apenas em Londrina. Em Londrina, 33 mil foram entregues. 

Ela avisa que quem ainda usa televisores antigos deixará de receber sinal a partir de quinta se não obtiver o kit conversor. "Até amanhã (quarta), ainda será possível agendar a retirada pelo telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br/kit", diz a gerente. Cada cidade tem seus pontos de entrega - em Londrina, são sete - que só atendem com agendamento prévio. 

Televisores antigos – aqueles de tubo, com tela de superfície arredondada, ou os de tela plana produzidos antes de 2002 – não estão aptos para receber o sinal digital. A digitalização dos canais permite a transmissão da programação em alta definição, o que só é percebido em televisores que tenham esta tecnologia. Isso significa que o conversor permitirá a recepção do sinal, mas a qualidade da imagem será a mesma do analógico pelas limitações da tevê.
Luís Fernando Wiltemburg
Grupo Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário