.

.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

PRESIDENTE DO CISNORP DIZ QUE MODELO DE GESTÃO É UTRAPASSADO



Guilherme Costa propôs pagamento de cotas extras aos municípios
Guilherme Costa pretende implantar formato usado por associação de Maringá para equilibrar finanças do consórcio

O prefeito de Tomazina e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), Guilherme Cury Saliba Costa, disse durante reunião realizada na sexta-feira, 22, na sede da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), em Santo Antônio da Platina, que o modelo de gestão aplicado pelo consórcio é ultrapassado. Costa teve aprovação unânime dos prefeitos que integram o Cisnorpi para implantar o formato utilizado por uma associação de Maringá para equilibrar as finanças do consórcio.
Guilherme Costa esteve recentemente em Maringá, onde pode acompanhar o funcionamento do processo administrativo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). Conforme o presidente, a arrecadação do Cisamusep é basicamente a mesma do Cisnorpi. Entretanto, o diferencial está no faturamento através de cotas extras. “Mesmo com um valor maior conquistado junto ao governo estadual na renovação do convênio – que passou de R$ 294 mil para R$ 398 mil mensais, a partir de julho –, somado à arrecadação das cotas dos municípios, dificilmente conseguiremos resolver os problemas financeiros do consórcio. Com o novo modelo que pretendemos implantar, os municípios continuarão pagando suas cotas mensais da mesma forma, porém, passarão a pagar por cotas extras, conforme a necessidade de cada gestor. Neste sistema, o prefeito autoriza um determinado valor para cirurgias, como ortopédicas, por exemplo, e no mês seguinte ele receberá um boleto para pagar pelos serviços. Em Maringá, o consórcio arrecada três vezes mais com as cotas extras. Desta forma esperamos colocar as finanças em dia”, explicou.
De acordo com o presidente do Cisnorpi, o consórcio está com a contabilidade ‘parada’ desde 2013 e uma auditoria já foi solicitada para esclarecer o problema. Ainda conforme Guilherme Costa, os serviços no Hospital Regional do Norte Pioneiro estão transcorrendo normalmente e os acordos firmados com o sindicato dos funcionários estão sendo cumpridos. Segundo informou, a categoria deve receber um reajuste salarial de 7,45% nos próximos dias.
Outra medida anunciada pelo presidente do Cisnorpi é a reativação das cirurgias ortopédicas de urgência no HR, que já está recebendo adaptações e reformas para em breve poder atender a demanda. tanosite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário