.

.

sábado, 30 de maio de 2015

COMEÇA COLHEITA DO CAFÉ NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ

arComeça a colheita de café no Norte Pioneiro
    José Antônio Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Jacarezinho, informou, neste final de semana, que a colheita do café começa nos 23 municípios do Norte Pioneiro que o órgão abrange. Em Carlópolis e Wenceslau Braz já chegou a dez por cento.
    Foram plantados 22.294 hectares. O rendimento estimado é 1.911 quilos por hectare e produção projetada em 42.606 toneladas. Ou seja, 50% da produção integral do estado, que será de 44.540 hectares.
    Gervásio comentou  que o preço médio da saca de 60 quilos do fruto está dentro da expectativa dos produtores da região. O Café Arábica está cotado em R$ 409,83.
    Segundo ele, os cafeicultores não estão tendo dificuldades neste início de colheita da lavoura.
    Desde o começo da década o café especial produzido no Norte Pioneiro já recebeu a certificação de Indicação Geográfica Procedência (IGP) do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A mesorregião - que envolve 45 municípios com 7.500 cafeicultores - foi a primeira a receber a distinção. Além do Paraná, somente outras duas regiões produtoras de café no País apresentam o registro oficial:  o Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira, ambas em Minas Gerais.
    A certificação do Norte Pioneiro como região produtora de cafés especiais é fruto de um trabalho intenso realizado por várias instituições representantes e parceiras da cadeia econômica estadual.  npdiario.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário