.

.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

ESCÂNDALO NO I.M.L DE JACAREZINHO ASSINATURAS FALSIFICADAS

entarEscândalo: Operação da Polícia Civil investiga falsificações de laudos do IML de Jacarezinho‏
  • Escândalo: Operação da Polícia Civil investiga falsificações de laudos do IML de Jacarezinho‏
A Polícia Civil deu início à “Operação Fidúcia” que investiga a falsificação de assinaturas de médicos legistas em laudos emitidos através da seção do Instituto Médico-Legal em Jacarezinho(foto). A polícia judiciária já dispõe de suspeitas de quem seria o autor do fato penalmente relevante. Laudos referentes a inquéritos ou ações penais em trâmite em Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Cambará, Tomazina e Bandeirantes podem ter sido adulterados. O caso é grave pois ofende a fé pública de laudos utilizados em investigações criminais e processos judiciais.
Ressalta o Delegado-Chefe da 12ª Subdivisão Policial Marcos Fernando da Silva Fontes(foto),  “ caso se comprove a prática do delito de falsidade ideológica e outras possíveis irregularidades que estamos estudando, o sujeito ativo do delito poderá também vir a ser processado pelo Ministério Público por improbidade administrativa e no âmbito da Polícia Científica por infração disciplinar grave”.
Fidúcia quer dizer um modo de agir confiante e gesto atrevido ou ousado, comportamento arrogante.
Em entrevista  na tarde desta quinta-feira,dia 28, o delegado informou que os médicos do IML são vítimas,pois suas assinaturas,que devem passar por exames  grafotécnicos, foram fraudadas.
"Não sabemos o objetivo,pois aparentemente as falsificações não visam ganhos patrimoniais ou financeiros, mas são crimes de falsidade ideológica;uma assinatura reflete o direito de personalidade individual e deve ser respeitada", declarou.
Fontes voltou a defender a descentralização do IML, com abertura de unidades em Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz.
O órgão pertence à polícia científica. Hoje, a estrutura em Jacarezinho possui nove funcionários. Havia três médicos legistas, só que dois pediram exoneração e um está em férias. Assim, os corpos são encaminhados ao IML de Londrina.
Nesta quarta-feira,dia 28,veio de Curitiba o novo chefe local,Rafael Brito de Oliveira,que está fazendo a mudança e só poderá falar com a Imprensa amanhã. npdiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário