.

.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ARAPONGAS PASSA A TER SUBDIVISÃO POLICIAL APÓS MUITOS ANOS DE SOLICITAÇÃO

Passados nove meses após a autorização para a implantação da 22ª Subdivisão Policial (SDP) em Arapongas, o Governo do Estado publicou na última sexta-feira (3) o decreto que regulariza a elevação da então 30ª Delegacia Regional de Polícia (DRP). 

Antes da publicação, a cidade pertencia a 10º Regional de Londrina. Agora, após decreto publicado, Arapongas ganha autonomia, passando a ser vinculada diretamente à Curitiba. A mudança também amplia a área de abrangência para os municípios de Sabáudia, Rolândia, Porecatu, Florestópolis, Prado Ferreira, Miraselva, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Jaguapitã, Guaraci, Centenário do Sul, Cafeara, Lupionópolis, Primeiro de Maio e Sertanópolis. 

Reprodução
ReproduçãoCom mais de 120 mil habitantes e inserido em um contexto metropolitano no eixo Londrina/Maringá, a criação de uma SDP é uma reivindicação antiga do araponguense. A possibilidade começou a tomar corpo no ano passado, quando o então delegado da cidade, Osnildo Carneiro Lemes, que sempre manteve uma postura crítica em relação às condições estruturais e de efetivo na cidade encaminhou ao Governo do Estado um projeto comprovando a necessidade da elevação. A partir daí, entidades como o Conselho de Segurança (Conseg) uniram forças para dar peso à solicitação. 

A criação da Subdivisão implica em aumento de efetivo policial, mais viaturas e setores de atendimentos específicos - como setor de homicídio, antitóxico, furtos e roubos, inteligência, entre outros. Responsabilidades que competem ao Governo do Estado.

A casa, localizada na área central de Arapongas, foi locada pela administração municipal a custo mensal de R$10 mil e foram gastos cerca de R$150 mil pelo Conseg em todas as reformas realizadas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário