Saulo Ohara/Equipe Folha
MP já identificou a participação de dezenas de auditores fiscais no esquema de corrupção da Receita
Na avaliação dele, a "espetacularização" das investigações do Ministério Público transformou todos os auditores em pessoas corruptas. "Chegaram a falar, no calor das discussões de uma investigação que ainda nem terminou, que a classe toda faz parte de uma organização criminosa. É por isso que o sindicato faz um apelo para a sociedade não generalizar", argumentou.
De acordo com Assad, os paranaenses precisam saber que a maioria dos fiscais é organizada e preocupada em cumprir a lei. "Muitos dos auditores passaram a vida inteira sem ter uma única advertência, e agora são hostilizados durante os trabalhos de fiscalização", disse. Assad contou, ainda, que motoristas da Receita também estariam sendo xingados em todo o estado. "A população não pode ver um carro com adesivos da Receita na rua... O número de reclamações por parte dos funcionários é grande", afirmou, acrescentando que alguns dos fiscais entraram em depressão após o caso de corrupção vir à tona. "Outros estão tentando se aposentar precocemente e poucos tentaram até se matar", completou.
Conforme o advogado, os auditores fiscais são um "patrimônio do Estado". "Eles representam os interesses do Paraná e não deste ou daquele governo", concluiu.
Atualmente, segundo dados do Sindafep, o estado possui cerca de 3 mil auditores fiscais, entre ativos e aposentados. Sessenta e três deles foram denunciados pelo Ministério Público (MP), por meio da Operação Publicano, por participação no esquema de cobrança de propina descoberto dentro da Receita em Londrina. bonde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário