O atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), Luiz Fernando Dolenz(PSDB), prefeito de Quatiguá, convocou uma reunião para a tarde desta segunda-feira, dia dois, no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. Além dos prefeitos da Associação de Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) estiveram presentes os promotores Kele Cristiani Diogo Bahena, Joel Carlos Beffa e Maricléia Bório. Ao final, ficou decidido que os chefes dos executivos entregarão um documento ao governador Beto Richa(PSDB) na próxima quinta-feira, dia cinco, com uma série de reivindicações, sendo a principalmente a efetiva estadualização do Regional.
A decisão já vinha sendo sinalizada desde o final do ano passado, quando, em encontro da sede da Amunorpi, devido ao acúmulo de problemas do Regional, que é administrado pelo consórcio, a eleição da diretoria foi postergada.
A casa de saúde tem 103 funcionários, acumula há vários anos problemas financeiros, administrativos e pendências no salário inclusive do corpo clínico, em função ao atraso nos repasses de verbas do Governo do Estado, que custeia parte do funcionamento do hospital com uma verba de R$ 277 mil mensais. A contrapartida financeira é paga pelos prefeitos que integram o Cisnorpi.
O contrato entre o consórcio e o governo estadual, que estabelecia a administração do hospital pelo Cisnorpi, termina em 2015.“Há um descaso do governo junto ao Hospital Regional que vem acumulando sérios problemas. Se for para continuar assim o melhor mesmo é a casa de saúde passar a ser administrada pelo Estado, ou então se tornar municipal”, disse o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo Emygdio de Faria(DEM) na ocasião.
A ideia que prospera é que uma Fundação assuma a gestão do HR em 2015 e é exatamente o que está sendo gestado."Parece que vai dar tudo certo", declarou a promotora Kele Bahena.
Também participaram do encontro desta segunda-feira o diretor-executivo do Cisnorpi, Esmael Carvalho,assim como os principais técnicos do Cisnorpi e o diretor administrativo do HR, Eliezer de Freitas Ribeiro.
"Não podemos arcar sozinhos com uma estrutura que tem alto custo de funcionamento, temos desgaste político por causa dos atrasos dos repasses, a situação chegou ao limite e pediremos ao governador que assuma o Regional integralmente”, afirmou Dolenz.
A maioria dos prefeitos concordou em assinar o documento, embora alguns ainda resistam.
Eles vão aproveitar a posse do ex-deputado federal Abelardo Lupion(DEM) como presidente da Cohapar na quinta-feira próxima, quando todos estarão em Curitiba, para fazer a entrega oficial do documento.Foto:Esmael Carvalho e Fernando Dolenz-np diario.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário