.

.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

ENERGIA ELÉTRICA DA COPEL SOBE NESTA SEGUNDA FEIRA 36,4%

A tarifa média da Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai subir 36,4% a partir de segunda-feira (2). O reajuste extraordinário, anunciado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o quarto mais alto dentre as 58 distribuidoras de energia que terão sua tarifa reajustada.
Na média nacional, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores, ponderado pela receita das distribuidoras, é de 23,4%, segundo a Aneel.
O reajuste extraordinário servirá para compensar o fim dos repasses do Tesouro à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que criou um rombo da ordem de R$ 23 bilhões que será rateado entre todos os consumidores brasileiros.
Na prática, esse valor servirá para cobrir a diferença entre o que as distribuidoras gastam para comprar energia a preços elevados – por causa do uso intenso de usinas termelétricas – e o que elas cobram dos consumidores.
Normalmente, cada consumidora tem direito a um reajuste por ano – o da Copel ocorre no dia 24 de junho. No entanto, existia o temor de quebra de várias concessionárias caso elas tivessem de suportar muitos meses sem poder repassar seu aumento de custo aos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário