Reprodução
A dieta deve vir acompanhada, claro, de outros hábitos saudáveis, como evitar o tabaco e o excesso de álcool.
Algumas mudanças na alimentação do dia a dia podem, de fato, equilibrar o bom funcionamento do organismo como um todo, o que impacta diretamente na capacidade reprodutiva de ambos os sexos.
Aproximadamente 280 mil casais no Brasil convivem com problemas de infertilidade, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Apesar de suas inúmeras causas, não se pode ignorar a influência da dieta neste cenário.
Vegetarianos
Em alguns casos pode-se haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco, importante mineral para a função reprodutiva que pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.
O que evitar?
Para que o organismo não sofra os efeitos de uma alimentação desequilibrada, é preciso ter alguns cuidados. O sal em excesso e os temperos prontos, por exemplo, prejudicam a circulação sanguínea, aumentam a retenção de líquidos e, consequentemente, resultam em toxinas acumuladas.
Produtos industrializados e prontos como congelados, hambúrgueres e pizzas devem ser evitados, pois são ricos em sódio e deficientes em vitaminas, minerais e antioxidantes, importantes e fundamentais para a fertilidade.
Boas fontes para fertilidade
Abaixo, os minerais e vitaminas e seus efeitos no aparelho reprodutor masculino e feminino, assim como em quais alimentos podemos encontrá-los:
Alimentos: tomate, caqui, pitanga, morango, melancia, goiaba vermelha.
Reprodução
Alimentos: azeite, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, semente de abóbora, macadâmia, etc), linhaça; peixes (salmão, atum, sardinhas, anchovas).
Reprodução
Alimentos: oleaginosas, grãos integrais, óleos vegetais, grão de soja, couve, agrião, azeitonas, leite enriquecido.
Reprodução
Alimentos: carne, vegetais verdes escuros, leguminosas.
Reprodução
Alimentos: nozes, carne bovina, gérmen de trigo, ostras, feijão.
Reprodução
(Com informações Mdemulher)
Nenhum comentário:
Postar um comentário