.

.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

NOVA PESQUISA MOSTRA HADDAD CRESCENDO E BATE BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO

Nova pesquisa do Ibope Inteligência sobre intenções de voto para a Presidência da República revela que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) mantém o primeiro lugar com 28% das preferências, a mesma proporção identificada na pesquisa de 18 de setembro. No entanto, nesta nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) cresceu três pontos percentuais e atingiu 22% das menções. 

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. Ela foi realizada no último final de semana, entre os dias 22 e 23 de setembro. Foram entrevistadas 2.506 pessoas em 178 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, e foi feita sob o protocolo BR‐06630/2018.


Entrevistados que declararam voto em branco ou nulo totalizaram 12% - dois pontos percentuais a menos do que a última pesquisa. Seis por cento dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder, queda de um ponto percentual. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) manteve o percentual de intenção de voto de 11%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou positivamente um ponto percentual e marcou 8% e a ex-ministra Marina Silva (Rede) oscilou negativamente um ponto percentual e agora foi mencionada por 5% dos eleitores consultados. 

João Amoêdo (Novo) tem 3% das intenções de voto. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) marcaram 2%. Guilherme Boulos (PSOL) foi citado por 1% dos entrevistados. Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram, segundo o Ibope. 

Em relação a pesquisa divulgada em 18 de setembro, Bolsonaro permaneceu com 28% das intenções de voto; Haddad foi de 19% para 22%; Ciro permaneceu em 11%; Alckmin foi de 7% para 8%; e Marina caiu um ponto percentual. Foi de 6% para 5%. Já os indecidos foram de 7% para 6% e brancos ou nulos, de 14% para 12%. 

O Ibope também perguntou aos entrevistados sobre quais candidatos não votariam. Nesta categoria, mais de um candidato poderia ser citado. O presidenciável Jair Bolsonaro lidera com 46% das rejeições, seguido por Haddad, com 30% e Marina, com 25%. Alckmin tem 20% das rejeições e Ciro, 18%. 

Segundo turno 

A pesquisa também realizou as simulações de segundo turno. Com o crescimento de Haddad nesta nova pesquisa, ele aparece com 43% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro. 

Entre Ciro e Bolsonaro, o candidato do PDT continua na liderança com 46% das intenções de voto contra 35% do candidato do PSL. Assim como a simulação entre Alckmin e Bolsonaro. O candidato tucano aparece com 41% e Bolsonaro com 36%. 

A disputa entre Marina e Bolsonaro ficaria empatada, segundo o Ibope. Ambos aparecem com 39% cada um de intenções de voto. 

Regiões 

O candidato Jair Bolsonaro caiu oito pontos na preferência do eleitorado da região Sul para o primeiro turno da disputa pelo Planalto, apesar de ainda liderar na região. O presidenciável tem 30% nesse território. No último dia 18, tinha 38%. O candidato do PT ao Planalto, por sua vez, subiu oito pontos e cresceu de 11% para 19% nas intenções de voto entre os sulistas. No universo total do eleitorado brasileiro, Bolsonaro lidera a pesquisa com 28% e Haddad tem 22%. 

Ainda no Sul, Ciro Gomes (PDT) tem 9% das intenções do voto. O candidato do PDT tinha 7% na semana anterior. Alvaro Dias (Podemos) continua com 6%. Geraldo Alckmin (PSDB) se mantém com 7% e Marina Silva (Rede) foi de 4% para 2%. João Amoedo (Novo) continua com 4% das intenções de voto na mesma região. 

Haddad cresceu no Nordeste, onde subiu de 31% para 34% e é o candidato mais citado por eleitores na região. Ciro vem em seguida, com 18% - ele tinha 17% há uma semana. Bolsonaro oscilou de 16% para 17% no Nordeste. Entre os entrevistados pelo Ibope, 5% dos nordestinos declaram voto em Marina e 5% diz votar em Alckmin. 

No Sudeste, Bolsonaro cresceu três pontos e agora tem 31% das intenções de voto no primeiro turno. Haddad oscilou de 15% para 16%. Alckmin e Ciro variaram de 9% para 10% e Marina Silva foi de 4% para 5%. 

Na soma das regiões Norte e Centro-Oeste, Bolsonaro lidera com 33% (tinha 32%) e é seguido por Fernando Haddad, que subiu de 15% para 20%. Na sequência, estão Geraldo Alckmin (9%), Ciro Gomes (8%) e Marina Silva (7%). Entre esses três candidatos, o único que variou fora da margem de erro nas duas regiões foi o candidato do PDT, que tinha 11% na semana anterior e caiu três pontos.
Reportagem Local com Agência Brasil e Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário