Três servidoras municipais de Alvorada do Sul, presas preventivamente por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações no município, foram transferidas para o 3º Distrito Policial de Londrina. A unidade abriga as presas provisórias da região e se encontra superlotada.
Lisiane Maria Búfalo e Marilina Rosseto Santoro integravam a Comissão de Licitações da Prefeitura de Alvorada: Ana Paula Tessari Gameiro era a Chefe do Departamento de Finanças do município. O quarto envolvido é o empresário Antônio Carlos Pagini Correia: Ele também foi presos e transferido para Londrina.
Desde janeiro deste ano, o Ministério Público Estadual investiga indícios de organização criminosa integrada por empresário, particulares e servidores públicos municipais do setor de licitações, da procuradoria jurídica e da Secretaria de Finanças de Alvorada do Sul.
Segundo a investigação do Gaeco e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), o esquema criminoso manipulava licitações para limitar a participação de empresas concorrentes, direcionando os editais para a vitória das empresas do empresário envolvido.
Para evitar ampliação da concorrência, a organização aproveitava-se da existência de um decreto municipal que limita a participação, em licitações, de empresas sediadas a mais de 50 km do município. As licitações direcionadas eram relacionadas principalmente à Fundação Municipal de Saúde de Alvorada do Sul.
Nos últimos quatro anos, a empresa envolvida no esquema, constituída em nome de “laranjas”, venceu 17 licitações, cujos objetos envolveram valores acima de R$ 2,5 milhões apenas com a Fundação Municipal de Saúde. O empresário Antonio Carlos Pagini Correia seria o dono dessas empresas, mas também participava das licitações com outra empresa da qual é o proprietário de direito. O coordenador do Gaeco em Londrina, Jorge Fernando Barreto da Costa, explicou que há desdobramentos dessa investigação. Durante a Operação Perímetro, o Gaeco cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Alvorada do Sul. Uma quinta pessoa foi presa em flagrante por posse de arma sem registro. Fonte: paiquere.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário