.

.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

SERVIDORAS ACUSADAS DE PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DE FRAUDES EM ALVORADA DO SUL SÃO TRANSFERIDAS PARA LONDRINA

Três servidoras municipais de Alvorada do Sul, presas preventivamente por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações no município, foram transferidas para o 3º Distrito Policial de Londrina. A unidade abriga as presas provisórias da região e se encontra superlotada.
Lisiane Maria Búfalo e Marilina Rosseto Santoro integravam a Comissão de Licitações da Prefeitura de Alvorada: Ana Paula Tessari Gameiro era a Chefe do Departamento de Finanças do município. O quarto envolvido é o empresário Antônio Carlos Pagini Correia: Ele também foi presos e transferido para Londrina.
Desde janeiro deste ano, o Ministério Público Estadual investiga indícios de organização criminosa integrada por empresário, particulares e servidores públicos municipais do setor de licitações, da procuradoria jurídica e da Secretaria de Finanças de Alvorada do Sul.
Segundo a investigação do Gaeco e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), o esquema criminoso manipulava licitações para limitar a participação de empresas concorrentes, direcionando os editais para a vitória das empresas do empresário envolvido.
Para evitar ampliação da concorrência, a organização aproveitava-se da existência de um decreto municipal que limita a participação, em licitações, de empresas sediadas a mais de 50 km do município. As licitações direcionadas eram relacionadas principalmente à Fundação Municipal de Saúde de Alvorada do Sul.
Nos últimos quatro anos, a empresa envolvida no esquema, constituída em nome de “laranjas”, venceu 17 licitações, cujos objetos envolveram valores acima de R$ 2,5 milhões apenas com a Fundação Municipal de Saúde. O empresário Antonio Carlos Pagini Correia seria o dono dessas empresas, mas também participava das licitações com outra empresa da qual é o proprietário de direito. O coordenador do Gaeco em Londrina, Jorge Fernando Barreto da Costa, explicou que há desdobramentos dessa investigação.  Durante a Operação Perímetro, o Gaeco cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Alvorada do Sul. Uma quinta pessoa foi presa em flagrante por posse de arma sem registro. Fonte: paiquere.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário