A Santa Casa de Misericórdia de Cambé está com atendimentos paralisados nesta quarta, quinta e sexta-feira (16, 17 e 18), com a justificativa de falta de repasse de recursos financeiros. Somente serviços de urgência e emergência serão realizados no hospital.
A secretaria municipal de Saúde enviou um comunicado às duas unidades 24 horas da cidade avisando que "possivelmente haverá um fluxo maior de pacientes nessas unidades nos próximos dias". A central do Samu, a Regional de Saúde e a central de Leitos de Londrina, também foram comunicados. Caso haja necessidade de internação de pacientes, serão encaminhados a estes locais.
Em nota, a Prefeitura de Cambé afirmou que uma reunião foi convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, na última quinta-feira (10) e que representantes do executivo municipal, membros do conselho, a interventora da Santa Casa e a representante do Ministério Público estiveram presentes. "No referido encontro, o conselho deliberou que um documento oficial fosse redigido para ser enviado ao Governo do Estado do Paraná requerendo a solução da falta de repasse de recursos do custeio devido por aquele ente", diz trecho da nota.
Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria de Brito Lô Sarzi, que é também Secretária Municipal de Saúde, este documento foi enviado para a 17° Regional da Secretaria de Estado da Saúde, sem que ainda fosse dada alguma resposta.
"A Prefeitura de Cambé informa também que a subvenção municipal tem sido repassada regularmente, como foi acordado", diz. De acordo com o prefeito da cidade João Pavinato, as 12 parcelas de aproximadamente R$ 330 mil estão em dia para que o Pronto Socorro da Santa Casa de Cambé funcione efetivamente. "A Prefeitura de Cambé também informa que estará mantendo contato com o Governo do Estado, bem como com demais representantes políticos de Cambé, para que esta situação seja resolvida o mais breve possível", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário