.

.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL ACATA RECURSO DO PREFEITO ELEITO DE SERTANÓPOLIS ESTÁ APTO A GOVERNAR

Por unanimidade, a corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná decidiu, em julgamento realizado nesta segunda-feira (17), desconsiderar a impugnação da candidatura de Tide Balzanelo (PDT) e do vice, Edson Pedro Almeida Filho (PSC), eleitos como novos administradores da cidade de Sertanópolis (40 km ao norte de Londrina).

Balzanelo foi considerado analfabeto pelo TRE, "não atendendo exigências legais para o deferimento da candidatura". Apesar do impasse, ele foi eleito para um novo mandato com 6.274 votos.

Na decisão proferida pelo juiz Gabriel Kutianski Gonzalez, o atual prefeito "não conseguiu responder com aquilo que lhe foi questionado após usar a leitura e escrita". A advogada da campanha, Thatiana Maria de Souza, contestou o resultado. "Acreditamos que foi um julgamento errado. O Tide, em eleições passadas, já havia sido submetido a testes semelhantes. Ele demonstrou a capacidade em ler e escrever, mas a interpretação é outro fato que precisa ser analisado em separado", disse.

O teste de alfabetização foi aplicado no cartório eleitoral do município. "Já esperávamos essa reconsideração da Justiça Eleitoral", avaliou a advogada. Com a aprovação do TRE, Balzanelo não precisará recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que também era permitido.

O procurador jurídico de Sertanópolis, João Carlos de Souza, informou que "não houve qualquer impedimento para atividades administrativas do prefeito até a análise do recurso pelo TRE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário