.

.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PARANÁ...AGENTES PROTESTAM PELA CONTRATAÇÃO DE MAIS PROFISSIONAIS

Cerca de 200 pessoas, entre agentes penitenciários e aprovados no último concurso da categoria, participaram nesta terça-feira (23) de um protesto pela contratação de mais profissionais para trabalharem nas 30 unidades prisionais do Paraná. A manifestação começou por volta das 8h30, na Praça Nossa Senhora Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e depois se estendeu à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). 

No final da manhã, representantes do sindicato que representa os agentes, o Sindarspen, se reuniram com o diretor-geral do Departamento de Execução Penal (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, e com o líder do governo na Alep, Luiz Claudio Romanelli (PMDB). À tarde, os sindicalistas visitaram os deputados na tentativa de convencê-los a pressionarem o governador Beto Richa (PSDB) para que envie um Projeto de Lei à AL ampliando as vagas para agentes penitenciários no quadro do Estado. 

Mariana Franco Ramos/Grupo Folha
Mariana Franco Ramos/Grupo Folha


Segundo a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski, há um déficit de 1.600 agentes penitenciários no Paraná. Ela frisou que os profissionais que atuam nas penitenciárias do Paraná estão sobrecarregados e as recentes fugas e rebeliões são indícios dessa situação. Conforme a presidente do sindicato, outra maneira de solucionar parcialmente o problema é o Depen fazer a promoção dos agentes que têm tempo para o avanço na carreira. Isso abriria vagas para contratação na classe de ingresso. 

Mariana Franco Ramos/Grupo Folha
Mariana Franco Ramos/Grupo Folha


A reunião não teve o resultado que a categoria esperava. Petruska comentou que o executivo se comprometeu apenas em fazer um estudo para avaliar a real necessidade de ampliação das vagas para esses profissionais. "O sistema penitenciário nunca é priorizado da forma como deveria ser", lamentou. 

Em nota, o Depen informou que a Secretaria de Segurança Pública está estudando, em conjunto com outras pastas, a convocação de novos agentes. "Informamos ainda que em 2015, 128 novos agentes penitenciários foram convocados e já estão trabalhando em unidades prisionais de todo o Estado. Por último, está em andamento um pedido para a realização de um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 1.235 agentes de cadeia pública", diz o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário