.

.

quarta-feira, 18 de março de 2015

DIRETOR DO DETO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES É PRESO PELO GAECO

O diretor do Departamento de Transportes (Deto), Ernani Delicato, teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal de Londrina. Ele é um dos seis suspeitos de fraudar uma licitação para o conserto de carros oficiais. Delicato estava em Brasília e segundo fontes ouvidas pelo JL, deve se entregar hoje ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O Deto é um órgão da Secretaria Estadual de Administração que responde pela frota de veículos do governo do Estado. Ontem, o Gaeco prendeu mais um suspeito, o empresário Paulo Roberto Midauar, do ramo de combustíveis, ligado a Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB), preso na segunda-feira.
Além de Abi, foram presos Ismar Ieger, da Providence Auto Center, empresa contratada emergencialmente por R$ 1,5 milhão, em dezembro; Roberto Tsuneda, da KLM Brasil – Indústria Eletrônica, ligada a Abi; e advogado José Carlos Luca. Todos são suspeitos de fraudarem o processo de contratação emergencial da Providence. Os investigadores suspeitam que Abi teria preparado um esquema para que a Providence assumisse a manutenção dos veículos na região.
De acordo com notícia publicada ontem na Agência Estadual de Notícias (AEN), a curitibana JMK Serviços venceu a licitação para a manutenção dos 15,5 mil veículos da frota do Estado. Será um contrato único em substituição a 37 contratos que atendiam a todo o Paraná. Conforme o texto, a empresa vencedora vai credenciar 220 oficinas no Estado para fazer a manutenção da frota. O valor do contrato não é citado, mas os investigadores falam em R$ 57 milhões e avaliam que o interesse do grupo de Abi é fazer da Providence uma das oficinas credenciadas.
A suspeita é de que essa articulação seria de Abi e de Delicato. Alguns dos homens presos já começaram a colaborar com as investigações. O coordenador do Gaeco em Londrina, promotor Cláudio Esteves, não quis comentar as informações apuradas pela reportagem.
Transferência
Na tarde de ontem, Abi foi transferido da unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina para um quartel do Corpo de Bombeiros. A transferência teria ocorrido por motivo de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário