.

.

terça-feira, 24 de março de 2015

AVIÃO DA GERMANWINGS COM 150 PESSOAS CAI NO SUL DA FRANÇA

O porta-voz do Ministério do Interior da França, Pierre-Henry Brandet, disse que os destroços do Airbus A320 que caiu nos Alpes franceses foram localizados e que a aeronave caiu a 2 mil metros de altitude. O avião operado pela empresa de baixo custo Germanwings, da Lufthansa, caiu nesta terça-feira (24) no sul da França durante voo de Barcelona para Duesseldorf, na Alemanha.Segundo a companhia, a aeronave transportava 144 passageiros e seis tripulantes.
Brandet disse à emissora de televisão BFM que espera operação de busca e resgate “extremamente longa e difícil” porque a área do acidente é muito remota. Segundo o porta-voz, o avião da companhia aérea Germanwings enviou um sinal de socorro às 10h45 (horário local) desta terça-feira. Ele disse que a lista de passageiros está sendo verificada.
Carsten Spohr, executivo-chefe da Lufthansa, empresa à qual a Germanwings pertence, disse pelo Twitter que “se nossos temores forem confirmados, este é um dia negro para a Lufthansa”. Ele também expressou “profundas condolências” às famílias e amigos dos passageiros e tripulantes. O ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve está a caminho do local do acidente, uma região pouco povoada dos Alpes franceses, informaram funcionários do governo.
O A320 se envolveu em alguns acidentes relevantes, dentre eles a queda do jato da AirAsia no ano passado na Indonésia. Foi também o modelo envolvido no chamado “milagre de Hudson”, em 15 de janeiro de 2009, quando um avião da US Airways, que decolava do aeroporto La Guardia, em Nova York, perdeu força nas duas turbinas após um incidente com gansos. O piloto Chesley “Sully” Sullenberger pousou o avião no rio Hudson. A fabricante trabalha numa versão atualizada e mais eficiente do avião, chamada A320neo com uma “nova opção de turbina” que deve entrar em serviço neste ano.
O presidente da França, François Hollande, disse acreditar que não houve sobreviventes entre as 150 pessoas a bordo do avião. “As condições do acidente, que não foram esclarecidas, nos levam a pensar que não houve sobreviventes”, afirmou. Um porta-voz da agência de aviação francesa DGAC disse que o avião caiu perto da cidade de Barcelonnette, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Nice, na Riviera francesa.
A aeronave A320 que sofreu o acidente tinha 24 anos e era operado pelo grupo Lufthansa desde 1991, de acordo com base de dados aéreos airfleets.net.
Maioria dos passageiros são alemães
A maioria dos 144 passageiros que viajavam no Airbus AA320 que caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses são alemães que retornavam para suas casas de Barcelona e Palma de Mallorca, segundo informaram funcionários de Swissport, a companhia que presta serviços em terra para a Germanwings.
Fontes do aeroporto de Barcelona disseram que foi criado uma operação de atendimento aos parentes dos passageiros que estavam a bordo do voo. A vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, disse que se constituiu um gabinete de crise para abordar o caso. De acordo com um porta-voz, 45 passageiros tinham sobrenome espanhol.
Sáenz de Santamaría afirmou que o governo espanhol está em contato com outros executivos europeus e com as embaixadas espanholas na França e Alemanha para coordenar as ações. A vice-presidente disse que a lista se vítimas será liberada o mais rápido possível. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário