.

.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTONIO DA PLATINA AMEAÇAM GREVE

Médicos do Hospital Regional ameaçam greve

    Os 16 médicos do Hospital Regional do Norte Pioneiro (foto),em Santo Antônio da Platina, ameaçam paralisar as atividades na próxima segunda-feira, dia 23, se o governo estadual não pagar os três meses de salários atrasados. A confirmação foi dada na manhã desta quarta-feira, dia 18, por um diretor da unidade, que pediu para não ser identificado. Anestesistas, pediatras da UTI(unidade de Tratamento Intensivo) neonatal e obstetras não receberam.
    Ele comentou que os chamados médicos de sobreaviso (que auxiliam em cesarianas, por exemplo) não querem mais integrar o corpo clínico.
    O diretor administrativo do HR , Eliezer Freitas Ribeiro, admitiu que a situação financeira da instituição voltou a ficar crítica, reconheceu o problema, mas pediu "mais ponderação" aos médicos, "a gente sabe da situação e entende que eles têm razão, só que, neste feriado do Carnaval, por exemplo, nasceram 37 crianças no Regional, para onde iriam as parturientes?".
    Eliezer solicitou um pouco mais de paciência, pois acredita que os pagamentos serão efetuados.
    Também lembrou que se, de fato, os profissionais desejarem efetivar a greve terão que comunicar o Ministério Público e tomar uma série de providências jurídicas.
    Os outros 87 funcionários do hospital estão com os salários em dia.
    Informação obtida  na secretaria estadual de Saúde e confirmada na 19 a. Regional de Saúde, em Jacarezinho, assegurou que pelo menos parte dos pagamentos será quitada semana que vem. Operacionalmente, a secretaria de Saúde não paga salários e sim repassa cerca de 300 mil mensais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro(Cisnorpi), que efetua os pagamentos via convênio.
    No ano retrasado, sete médicos platinenses pediram demissão, entre os quais Adriano Dias dos Reis, Marcelo Dias de Oliveira e Hélio Renato Lechinewski.
    No dia cinco último, prefeitos do Norte Pioneiro estiveram no Palácio Iguaçu e entregaram documento com várias reivindicações,entre elas o pagamento parcelado da dívida total do HR, de R$ 1,8 milhão. npdiario.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário