.

.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGA OPERAÇÃO QUIJARRO ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INTERNACIONAL

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) a Operação Quijarro para desarticular uma organização criminosa internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Estão sendo cumpridos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva nas cidades de Londrina e Araucária(PR), Corumbá(MS), Martinópolis, Presidente Prudente e São 
Paulo(SP). 

De acordo com as investigações, que começaram em janeiro de 2015, um dos grupos responsáveis pela logística do transporte da cocaína estava instalado na cidade de Londrina/PR, possuindo ramificações no Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. 

A Polícia Federal em Cooperação Internacional com a polícia boliviana, conseguiu realizar a prisão dos traficantes mais procurados daquele país, responsáveis pelo ingresso de duas toneladas de cocaína por mês no Brasil. 

A cocaína era transportada em caminhões e carretas com fundos falsos especialmente preparados para o transporte da droga, utilizando-­se da simulação de cargas lícitas para driblar a fiscalização, bem como de motoristas que já tinham conhecimento de que transportavam a substância entorpecente. 

Durante os trabalhos mais de três toneladas de cocaína foram apreendidas, cerca de 10 milhões de dólares foram sequestrados do Núcleo boliviano e foram identificados no Brasil os imóveis que eram utilizados como entrepostos para o carregamento, descarregamento e confecção de "fundos falsos". 

Foram sequestrados até o presente momento 7 (sete) imóveis no Brasil e bloqueadas diversas contas bancárias dos investigados. Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa, com penas somadas que passam de 20 anos de prisão. 

A denominação Operação Quijarro é uma referência ao fato de que a organização criminosa investigada efetuava o ingresso da cocaína no Brasil através da cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, fronteira com a cidade de Corumbá/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário