.

.

quarta-feira, 20 de março de 2019

EX. GOVERNADOR DO PARANÁ BETO RICHA É PRESO PELA 3ª VEZ AGORA OPERAÇÃO QUADRO NEGRO

Ex-governador Beto Richa (PSDB) foi preso novamente na manhã desta terça-feira (19). A prisão ocorreu em um desdobramento da operação Quadro Negro, do Ministério Público do Paraná (MPPR), que investiga desvios milionário de recursos na construção de escolas no estado. Além do ex-governador, também foram presos Ezequias Moreira, que foi secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores no governo do Paraná, durante a gestão do tucano; e Jorge Atherino, empresário ligado a Richa.
Beto Richa ainda está no apartamento onde mora, em Curitiba. Ele deve ser levado à sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ainda durante a manhã.
Além das prisões, também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, ainda de acordo com a RPCTV. As buscas estariam sendo realizadas em imóveis da família Richa em Caiobá e Porto Belo. A reportagem tenta confirmar as informações junto ao MPPR.
 

Prisões anteriores de Beto Richa

Esta é a terceira vez que o ex-governador é preso. A primeira foi em setembro do ano passado, em um desdobramento da Operação Rádio Patrulha, também do MPPR. A investigação se debruça sobre suspeitas de fraudes relacionadas ao programa Patrulha no Campo, destinado à conservação de estradas rurais no Paraná.
Na ocasião, Richa foi solto por uma decisão de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também concedeu um salvo-conduto ao ex-governador, de modo que Richa não pudesse ser preso novamente pelos mesmos fatos.
Já a segunda prisão, que ocorreu em janeiro, foi solicitada pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Integração. A investigação diz respeito ao favorecimento de concessionárias de pedágio no Paraná em troca de vantagens indevidas. Na época, o juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro se baseou na existência do que considerou serem fatos novos para driblar o salvo-conduto de Mendes.
Dias depois, Richa foi novamente solto, por uma decisão proferida pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Gaeco prende ex-governador pelo âmbito da operação Quadro Negro. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.
 
Gaeco prende ex-governador pelo âmbito da operação Quadro Negro. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

E O SALVO-CONDUTO DE GILMAR MENDES?

Neste domingo (17) o ex-governador conseguiu um ‘salvo-conduto’, mas que não se aplica para o caso desta terça-feira. O salvo-conduto é válido para a Operação Integração, que apura pagamento de propina ligada aos contratos de pedágios em rodovias do Paraná e também na operação que investiga irregularidades na duplicação de uma estrada no interior do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário