Alimentação especial para a tripulação
Todo cuido é pouco! O comandante, é a autoridade máxima em um voo, ele não pode comer a mesma refeição que o copiloto. Isso acontece porque, caso um deles passe mal por conta da comida, o outro terá totais condições de assumir o controle do avião. Não se pode correr o risco de os dois passarem mal ao mesmo tempo. Já imaginou a situação? Por isso, também é proibido dividir os pratos.
Sem barbas
Além de usar roupas adequadas, os pilotos precisam cuidar da aparência física. Algumas companhias aéreas proíbem que eles usem barbas. O motivo? Isso ocorre porque a máscara de oxigênio pode não encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver com barba sem fazer. Pelo mesmo motivo, o cabelo também precisa estar bem cortado. Melhor evitar qualquer problema! Estar com uma boa aparência também é visto como fundamental para a imagem da companhia aérea.
Curiosidades Da Aviação Que Você Nunca Poderia Imaginar
O que fazem com os dejetos?
Você sabe para onde vão os dejetos humanos dos banheiros dos aviões? A gente te responde! As aeronaves têm um sistema especial a vácuo nos banheiros. Com a diferença de pressão entre o ambiente do banheiro e a tubulação, a urina e as fezes dos passageiros são sugadas para os canos. Os dejetos ficam em um reservatório no fundo do avião, armazenados até a aeronave pousar. Depois disso, os reservatórios, que chegam a ter capacidade para até 250 litros, são esvaziados com uma mangueira e os dejetos direcionados a um caminhão para descarte na rede de esgoto.
O cafézinho pode ser nojento
A água utilizada para fazer café nas aeronaves deve ser evitada, principalmente em aviões mais antigos. Os tanques onde a água é armazenada nos aviões mais antigas quase nunca são lavados. Além disso, a água utilizada nos vasos sanitários e a “potável” podem até não ser a mesma, mas ficam reservadas em locais próximos. Para evitar problemas, aceite somente bebidas engarrafadas e lacradas.
Tempestades são normais
Tempestades fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional. Ser atingido por raios é muito comum e em quase 100% das vezes não afeta a aeronave. Os aviões já são construídos para suportar isso e os pilotos estão preparados para qualquer emergência. Então fique tranquilo! Pode parecer assustador saber disso, mas a aeronave não vai cair.
Que lugar escolher?
Sentar perto das asas é a melhor opção para quem tem problemas de enjoo. O fundo é onde mais balança. Porém, é indiferente em caso de queda. Isso porque dependendo de como a aeronave cair, tanto os passageiros da frente quando os da cauda podem ser os primeiros a serem impactados. Já o centro da aeronave pode ser o primeiro lugar a se partir ou explodir.
Só simpatia
Você já percebeu que a equipe sempre recebe os passageiros na porta do avião com um sorriso no rosto? Isso tem um motivo! É porque os comissários de bordo têm a função de tranquilizar todos os usuários, as companhias não querem passageiros histéricos. Por isso, é importante que eles consigam manter o bom humor e tratar a todos muito bem. Mesmo que aconteça algum imprevisto durante o voo, eles precisam passar tranquilidade aos passageiros.
Paquerar as aeromoças é assédio
Todos os membros da tripulação d
evem ser respeitados. Tratar de forma educada os comissários é dever dos passageiros. Paquerar alguma das aeromoças? Nem pensar! Em alguns casos é até aconselhável fazer um pouso de emergência para retirar do avião a pessoa que está causando o mal estar. Já imaginou o constrangimento? Além disso, ela ainda tem o direito de processar o “engraçadinho”.
Cuidados quando os pilotos vão ao banheiro
Quando um dos pilotos vai ao banheiro, um comissário de bordo entra na cabine e aguarda seu retorno. Isso é uma medida de segurança. Outra curiosidade: todos os lavatórios podem ser destrancados por fora. Assim, se alguém morrer ou se machucar lá dentro, um comissário poderá abrir a porta sem dificuldades. Geralmente há um mecanismo de segurança, atrás do sinal de “proibido fumar”, na porta, que permite destrancar o banheiro pelo lado de fora.
Porta blindada
Os pilotos se comunicam com os comissários de bordo por meio de uma porta blindada. A conversa acontece através de um interfone. Eles devem conversar uma vez a cada 40 minutos durante o dia, e uma vez a cada 20 minutos durante à noite. Isso serve para garantir que o piloto está bem para trabalhar. Caso aconteça alguma coisa lá dentro, os comissários também têm um código para entrar na cabine.
A luz é intencionalmente desligada
Dessa forma, em caso de uma emergência, as sinalizações de rotas de fuga serão claramente percebidas. Porém, alguns pilotos e comissários afirmam que isso acontecer para economizar energia.
Alimentação dos passageiros
A comida num voo não serve apenas para alimentar os passageiros. A refeição oferecida pela tripulação também ajuda entreter as pessoas. Quando você está comendo, o tempo costuma passar mais depressa. Porém, não é algo simples proporcionar alimentação aos clientes.
A produção dos alimentos envolve um complexo processo de preparo, armazenamento e logística, feito por grandes empresas e milhares de profissionais.
Celulares precisam ser desligados mesmo?
Quando entramos no avião, os comissários logo avisam que os celulares devem estar desligados. O seu uso durante decolagem e pouso pode causar pequenas interferência na comunicação entre o piloto e a torre de comando. Porém, já foi comprovado que o uso de aparelhos eletrônicos não tem força para derrubar uma aeronave.
Enquanto não se tem certeza absoluta dos seus efeitos no ar, a melhor opção é proibir.
Temperatura avião
Segundo algumas pesquisas, existe uma conexão entre temperatura, pressão no avião e perda de consciência causada por hipoxia
— falta de oxigênio. Esta pode ser provocada pelo superaquecimento do ar na cabine da aeronave. Por esse motivo, os pilotos deixam a temperatura no interior do avião no nível mais baixo. Não esqueça de levar um casaco na sua próxima viagem! Outra dica: os aviões são mais quentes no fundo.
Pilotos só falam o necessário
Você já percebeu que os pilotos não são de muitas palavras? Eles costumam entrar em contato com os passageiros apenas em caso de turbulência ou para dar alguns avisos como temperatura e tempo de voo. E isso tem um motivo: evitar qualquer susto dentro do avião. “Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. N
ão contamos coisas que irão assustá-los demais. Você nunca vai me ouvir dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade”, revelou Jim Tilmon, piloto aposentado da American Airline
Voz de prisão dentro do avião
Você sabia que qualquer pessoa pode receber voz de prisão dentro da aeronave? Além de cuidar do trajeto, o piloto também tem a autorização de mandar prender um passageiros. Ele pode ainda aplicar multas e até registrar testamentos, caso um passageiro queira fazer isso antes de morrer em um voo. Por questão de hierarquia, o copiloto é o segundo maior comando dentro do avião e, portanto, é ele que assume caso alguma coisa dê errado com o comandante.
Poltronas na vertical
As poltronas devem estar na posição vertical para que, em caso de impacto, diminuam o risco de lesões na coluna e para que não obstruam a passagem em caso de emergência. E tem um motivo ainda mais importante! Dessa forma, todo o peso do passageiro fica apoiado sobre a área em que se encontram as suas pernas.
Isso aumenta muito a resistência da fixação das poltronas no assoalho da cabine, favorecendo a segurança de todos em caso de desaceleração brusca.
As máscaras de oxigênio
Em situações de emergência nas quais as máscaras de oxigênio são usadas, os passageiros têm apenas 15 minutos de oxigênio disponível para respirar. Mas não entre em pânico! É tempo suficiente para o piloto diminuir a altitude para um nível em que você consiga respirar sem problemas.
Além disso, as comissárias estão preparadas para auxiliar os passageiros em caso de emergência. Apesar de algumas dessas informações serem difíceis de engolir, não se esqueça que o avião ainda é um dos meios mais seguros para se deslocar, ficando só atrás do elevador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário