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quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PESQUISA DIZ QUE PROFESSOR QUER RECONHECIMENTO E RESPONSABILIDADES




Amostragem foi feita pelo Ibope com profissionais do ensino fundamental de todo o país.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, apresentou, na palestra promovida pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, em Brasília, uma pesquisa do instituto Ibope Inteligência realizada com mil professores do Ensino Fundamental da rede pública de todo o país. Pela amostragem, denominada “Conselho de Classe”, concluiu que  o professor que ser visto realmente como um importante profissional da Educação, ter reconhecimento e também quer ter responsabilidades.

A explanação na FPE mostrou a visão dos educadores sobre o ensino no Brasil, e contou com a participação de parlamentares como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), deputado Angelim (PT-AC), a deputada Raquel Muniz (PSC-MG) e o deputado Pedro Uczai (PT-SC). O evento foi conduzido pelo presidente da Frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR). “[A pesquisa] é um trabalho profundo que merece muita atenção por parte das autoridades educacionais”, comenta Canziani.

Denis Mizne destacou a importância da palestra apresentada pela Frente Parlamentar da Educação. “É gratificante poder trazer aqui no Congresso Nacional o resultado da pesquisa Conselho de Classe. Isso serve para ouvir os professores brasileiros e tentar dar voz a esses educadores para que eles possam cada vez mais contribuir com a formulação das políticas educacionais do País, e, além disso, que a gente consiga entender melhor quem são, o que pensam e o que querem esses profissionais que dedicam a sua vida para garantir que todas as crianças brasileiras aprendam e consigam seguir o seu potencial ao longo da vida”.

Mizne foi enfático: “o professor que ser visto como profissional da Educação, com reconhecimento e responsabilidades”.

PESQUISA – O que faz os olhos dos professores brasileiros brilharem? Quais são os temas que mais os preocupam? Eles se sentem ouvidos pelos tomadores de decisão? Estas e outras perguntas foram respondidas por professores de ensino fundamental da rede pública em todo o país para a pesquisa “Conselho de Classe - A visão dos professores sobre a educação no Brasil”. Encomendada pela Fundação Lemann ao Ibope Inteligência, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, seu objetivo é criar um espaço para dar voz aos professores.

Entre outras descobertas, os pesquisadores descobriram que o aprendizado dos alunos traz muito mais satisfação profissional (72%) que a remuneração dos professores (20%). Os ‘mestres’ também concordam (82%) que os currículos no Brasil deveriam ter uma base nacional comum e que isso facilitaria o trabalho do professor (93%).

Prevista no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum na Educação determina os conhecimentos e habilidades mínimas obrigatórias em cada série para todas as escolas do País.

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