.

.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

PREFEITURA DE LONDRINA LIBERA O FUNCIONAMENTO DE SHOPPINGS

Após uma longa reunião na noite desta quinta-feira (7) com integrantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) e autoridades, o prefeito Marcelo Belinati (PP) autorizou a retomada das atividades de shoppings e galerias. Por outro lado, as academias de ginástica continuam fechadas.
 “Autorizou o retorno seguro, controlado e com critérios rigorosíssimos. Estarão autorizados pela prefeitura. Não é para ir abrindo amanhã cedo, vamos publicar o decreto. Vamos passar a noite fazendo os critérios”
Horário de funcionamento e sem criançasO secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que os comerciantes devem ter conhecimento das regras que serão publicadas antes de retomar os atendimentos. A previsão é que os shoppings e galerias devem abrir a partir das 13h e ainda não tem definido o horário de fechamento. "Devem abrir as portas a partir já cientes de todas as obrigações que terão que fazer”, ressaltou. 
O prefeito adiantou algumas regras que serão colocadas em prática. Neste fim de semana, os shoppings vão abrir especialmente por conta do Dia das Mães, mas nos próximos ficarão fechados. O funcionamento será apenas de segunda a sexta-feira. Cinema, parques infantis e praça de alimentação não abrem. Crianças não poderão entrar.
"O conceito de ir no shopping para passear acabou"
Os shoppings estavam fechados na cidade desde o dia 23 de março. O chefe do executivo ressaltou que foi autorizado pelo Governo do Estado para analisar a situação dos segmentos e a decisão final foi baseada na análise do Coesp, formado por um grupo de médicos e especialistas que avalia diariamente a pandemia do coronavírus na cidade. Os estabelecimentos estavam fechados por força de um decreto estadual.
Academias
No caso das academias, o Coesp pediu mais uma semana para analisar um possível retorno. A retomada do segmento vai depender de como vai se comportar o avanço da doença nos próximos dias. “O pessoal ficou muito confiante no plano apresentado pelos representantes do segmento, mas ainda não foi aprovado”, afirmou Belinati.
O prefeito e o secretário de Saúde afirmaram que o plano apresentado foi muito bem feito, mas é um local de grande risco de contaminação. Os médicos avaliaram que as pessoas que frequentam o local transpiram e soltam gotículas sem perceber. 
IgrejasO prefeito deixou claro que não existe proibição de cultos e missas por meio do município. Porém, um decreto estadual ainda não libera as celebrações, sendo que as igrejas podem ficar abertas apenas para aconselhamento individual.
O chefe do executivo ressaltou que cidades do Paraná onde foram liberadas as cerimônias, os prefeitos desrespeitaram a ordem do Governo do Estado, o que não será feito em Londrina. “Estamos pedindo que o Governo avalie a possibilidade de passar a decisão para prefeitura”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário