.

.

terça-feira, 7 de abril de 2020

VÁRIAS CIDADES DO PARANÁ ESTÃO REABRINDO O COMÉRCIO

Pelo menos três cidades paranaenses optaram por liberar a abertura do comércio e outros estabelecimentos a partir desta segunda-feira (6) em meio à pandemia da Covid-19. Apesar da medida, Ponta Grossa, Jaguapitã e Ibaiti elencaram uma série de restrições para a deliberação, que foi adotada após reuniões com comerciantes e empresários.
Em Ponta Grossa, o retorno das atividades será escalonado. A maior parte dos setores vão poder abrir apenas duas vezes por semana, como lojas de móveis e eletrodomésticos (segunda e quinta) e lojas de calçados e confecções (terça e sexta). Os serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias, podem abrir normalmente. A prefeitura da cidade avisou que haverá fiscalização e se for notada aglomerações, o fechamento completo poderá ser determinado novamente. Ponta Grossa tem cinco casos confirmados de covonavírus.    Município da Região Metropolitana de Londrina, Jaguapitã liberou os estabelecimentos comerciais a retomar suas atividades com horário de atendimento fixado entre 12h e 18h, de segunda a sexta, e das 8h até 12h aos sábados, desde que cumpram integralmente as determinações sanitárias. Mercados e supermercados estão liberados das 8h às 18h, de segunda a sábado. Permanece proibido o funcionamento de casas noturnas, lounges, tabacarias, bares, academias de ginástica, atividades religiosas e hotéis. Ibaiti tem um caso confirmado da doença.
Já em Ibaiti, no Norte Pioneiro, está autorizado o funcionamento do comércio varejista das 9h às 16h. Os restaurantes e lanchonetes deverão reduzir a capacidade de atendimento pela metade e mantendo a distância mínima de dois metros de uma mesa das outras. Os serviços e atividades que estiverem em funcionamento precisam disponibilizar na entrada no estabelecimento e em outros lugares estratégicos e de fácil acesso álcool em gel. Também precisam comprar termômetro digital ou infravermelho para aferição de temperatura diariamente de seus colaboradores. Jaguapitão não tem confirmações da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário