O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), exonerou Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) e indica que foi “a pedido”. O documento também consta o nome ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
Valeixo é considerado profissional de confiança de Moro, de quem é amigo de longa data. Foi escolhido pelo ministro para ocupar o cargo de diretor-geral da instituição em 2018. Já atuou como diretor da Inteligência da PF e da área de Combate ao Crime Organizado. Também comandou a Polícia Federal no Paraná, coordenando a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A exoneração de Maurício Valeixo teria gerado uma crise entre Sergio Moro e Jair Bolsonaro, com risco do ministro pedir demissão e deixar o governo. O ex-juiz da Lava Jato no Paraná estaria cobrando a autonomia para escolher o substituto, enquanto o presidente teria três opções de nomes para o cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário