.

.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS TAMBÉM DEVE SER PRIORIDADE DAS DONAS DE CASA

Em tempos de cuidados com a limpeza dos ambientes e das mãos, para combater o novo coronavírus, a higienização dos alimentos também deve ser prioridade das donas de casa.
Os alimentos que são consumidos crus devem ficar por 15 minutos em uma solução com um litro de água e 10 ml de água sanitária. Após esse período, os alimentos devem ser bem lavados para retirar todo o resquício da água sanitária antes do consumo.   Esse procedimento é suficiente para eliminar totalmente o coronavírus e outros tipos de organismos que podem causar doenças. Segundo a professora de química da Unifil, Angelita Ribeiro, existe o risco da contaminação pelos alimentos porque a maioria desses produtos fica exposta em gôndolas para manuseio dos consumidores.
“Segundo recomendações de órgãos oficiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a melhor maneira de se fazer a desinfecção é o alimento ser lavado com água corrente e ser deixado em repouso numa solução de água sanitária diluída”
 A medida ideal para a solução é de uma colher, cerca de 10 ml de água sanitária para um litro de água. Angelita Ribeiro também ressaltou que o bicarbonato de sódio, que é usado para a limpeza de alimentos, não é eficaz no combate ao coronavírus.
Existem pesquisas que colocam o bicarbonato como importante aliado para “descolar” agrotóxicos dos alimentos. Quanto ao álcool em gel, a professora de química explicou que a concentração ideal para higienização vai de 60 a 80%.   “De 60 a 80%, ele apresenta essa eficiência. Porque ele terá álcool e água suficientes para fazer toda a ciência de atacar o vírus e exterminá-lo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário