Nesta semana, equipes contratadas pelo DER estão executando obras de reperfilagem (recuperação do asfalto) entre o trevo de acesso ao município de São Jorge do Ivaí e a ponte sobre o rio Ivaí. O trânsito no local funciona no sistema pare e siga, já que metade da rodovia foi interditada para as obras de reparo no asfalto.
Todo o trecho está sinalizado com cones, equipes orientam os motoristas e organizam o tempo de espera e o fluxo de veículos. Para quem viaja sentido Cianorte, a sinalização é feita cerca de 200m antes do acesso a São Jorge do Ivaí; para o motorista que segue sentido Paiçandu, a parada é feita na descida que antecede a ponte sobre o Rio Ivaí.
Jorge Woll/DER
"Estamos priorizando as obras nos trechos em que os riscos de acidentes são maiores. Paralelo a isso, estamos mantendo um diálogo constante com as autoridades e lideranças da região para definir quais medidas e possíveis parcerias para que obras de grande porte possam ser iniciadas o mais breve possível na PR-323", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
As obras englobam as ações de curto e médio prazo estipuladas pelo Governo do Paraná para recuperar os pontos mais críticos da rodovia. Para estas frentes de trabalho são investidos R$ 35,6 milhões, recursos de contratos de manutenção de rodovia, do DER, que serão centralizados na PR-323, buscando a melhoria do pavimento.
Nos próximos meses, as frentes de trabalho irão concentrar os esforços nas áreas que necessitam de reparos emergenciais, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores da região e motoristas que transitam pela rodovia.
O DER e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) reforçam a orientação para que os motoristas respeitem os limites de velocidade na rodovia e redobrem atenção nas áreas com homens e máquinas trabalhando na pista. Por dia, cerca de 18 mil veículos circulam no trecho entre Cianorte e Paiçandu.
Jorge Woll/DER
Obras previstas
Além das obras no trecho entre Paiçandu e Cianorte, também estão sendo executados serviços de recuperação do pavimento na região urbana de Umuarama. Durante o mês de dezembro, outra frente de obras deve iniciar os primeiros serviços entre Perobal e Iporã.
Licitação
O DER também deve concluir neste ano o processo de licitação para a execução de obras e restauro completo da rodovia. As obras previstas no processo são drenagem, recuperação de base e sub-base de pavimento e construção de terceiras faixas em pontos críticos. O investimento previsto nesta licitação é de R$ 95 milhões para que as equipes recuperem toda a rodovia.
Na última etapa do pacote de investimentos serão aplicados R$ 187,5 milhões na PR-323. Ao longo de 2017, serão concluídos os estudos técnicos para duplicação de alguns trechos e a licitação de obras, que serão iniciadas em 2018, com um prazo de três anos para serem concluídas.
Ao todo serão duplicados 19,23 quilômetros da PR-323, em Paiçandu e nas zonas urbanas de Cianorte e Umuarama. Além da duplicação, estão previstas as construções de 5 intersecções em desnível, que poderão ser trincheiras ou viadutos, conforme apontar o estudo técnico.
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