.

.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO PARANÁ NÃO HÁ QUE APONTE UMA FACÇÃO PODERIAM SER OUTROS ATAQUES

Na tarde desta quarta-feira (21), o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita, deu entrevista coletiva em relação à morte do agente penitenciário Thiago Borges de Carvalho, de 33 anos, ocorrida na tarde de terça-feira (20), em emboscada na zona sul de Londrina. 

Segundo Mesquita, o patrulhamento foi reforçado e o efetivo dobrado, equipes de sete cidades da região estão em Londrina para garantir a ordem, inclusive do Pelotão de Choque da PM de Maringá. No entanto, o secretário afirma que apesar da situação ser grave "não há o que aponte para uma facção, poderiam ter outros ataques, mas não ocorreu". Mas Mesquita não descartou a ação de uma organização criminosa, uma vez que o grupo estava fortemente armado. 

"Essa morte vai demandar atenção total das nossas instituições até que leve à prisão dos responsáveis pelo crime", afirmou o secretário. "Queremos dar uma resposta fundamentada ao ocorrido. Se a população tiver informações que possam contribuir com a investigação podem fazer contato, de forma anônima, pelo Disque-denúncia 181, pelo telefone ou pelo site", acrescentou o secretário. Uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) está em Londrina para reforçar o patrulhamento na cidade. 

Marcos Zanutto/Grupo Folha
Marcos Zanutto/Grupo Folha


Mesquita acredita que a emboscada seja uma represália contra o Serviço de Operações Especiais (SOE) do Departamento de Execução Penal (Depen). Foi a primeira vez que o grupo enfrentou situações de motim. A investigação do caso ficará por conta da Delegacia de Homicídios. 

Na noite de terça-feira (20), foram ouvidos cinco ou seis disparos na base da UPS da Polícia Militar (PM), na zona sul. No entanto, não há marcas e não está confirmado se foram tiros. Isso também será investigado. 

Grupo SOE – Integrantes do grupo SOE são responsáveis pela primeira intervenção nas unidades penitenciárias quando há algum princípio de tumulto. Com equipamentos e técnicas especiais, fazem a contenção da situação até a chegada de reforço, quando necessário. 

Durante o ano de 2016, o SOE foi expandido para as cidades de Londrina, Maringá e Cascavel, e está em fase de implantação em Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Com informações do repórter Celso Felizardo, do Grupo Folha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário