.

.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

APROXIMADAMENTE DUAS MIL PESSOAS INVADEM FAZENDA NO NORTE PIONEIRO

A Fazenda Monte Verde, em Jundiaí do Sul, Norte Pioneiro, permanece ocupada por pelo menos duas mil pessoas, entre crianças e idosos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A invasão ocorreu na madrugada do último sábado (23), por volta da 1h30. Em 15 anos, esta é a terceira invasão à propriedade pelo mesmo grupo.

Nas últimas duas ocupações, em 2000 e 2006, a propriedade foi desocupada por determinação judicial. Desta vez, no entanto, o Juiz ainda não concedeu a liminar para a reintegração.

A sobrinha e advogada do proprietário da fazenda, Anna Carolina Bandolin, afirma que a propriedade não pode ser desapropriada porque mais de 30% da área é coberta por mata nativa, que serve como fonte de pesquisa científica para universidades e institutos. Ela apresenta um documento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de março de 1998, que garante que a área não pode ser desmembrada para fins de desapropriação.

"Trata-se de um importante patrimônio ambiental, onde está localizado pelo menos três nascentes de água potável de boa qualidade. Caso essa fazenda seja objeto de reforma agrária, conforme requer o MST, será cometido um crime ambiental", defende.

Com 1.389 hectares, a Fazenda Monte Verde tem produção agrícola e pecuária. bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário