.

.

sábado, 18 de abril de 2020

LONDRINA ABRE COMÉRCIO NESTA SEGUNDA FEIRA 20 DE ABRIL

O decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) com todas as regras para a retomada das atividades do comércio e prestação de serviços em Londrina foi publicado na noite desta sexta-feira (17). Conforme já havia anunciado em entrevista coletiva, o chefe do executivo determina o funcionamento das lojas das 10h às 16h de segunda a sexta-feira, a partir da próxima segunda-feira (20). 
Porém, o documento detalha como deverá ser a prevenção ao avanço do coronavírus em cada estabelecimento, como limitação de trabalhadores por turno, recomendação de afastamento dos que estão nos grupos de risco, limitação de acesso simultâneo, entre outras medidas. 
No decreto também foi recomendado evitar a utilização de equipamento/sistema de ar condicionado, trabalho em locais com pouca ventilação, como subsolos, e ainda dar preferência à utilização de escadas, deixando elevadores apenas para absoluta necessidade. 
Medidas específicas para o comércio: 
São diversas determinações, como proibição de viagens de funcionários e colaboradores a quaisquer localidades que representem maior risco de infecção; Número máximo de clientes que podem adentrar os estabelecimentos, deverá ser informado por meio de placa ou cartaz afixado em todas as entradas, além de outras. 
Para o comércio alimentício:
Foi ressaltado que os empresários devem dar preferência à comercialização de produtos por entrega, agendamento para retirada ou compra dentro de carros. Bares, lanchonetes e outros do segmento devem limitar em, no máximo, 50% da capacidade total do estabelecimento. Limitação de clientes na mesa, máximo 50% dos lugares, priorizar pagamentos no caixa, entre outras regras. 

Devem ficar fechados
Instituições de educação e de ensino de qualquer natureza; casas noturnas, boates e similares; buffets, salões de festas, espaços de recreação e quaisquer outras áreas de convivência similares, ainda que em locais privados; teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas e similares; clubes sociais e similares. 
O decreto não cita shoppings e academias, mas o prefeito já ressaltou que esses não devem funcionar por conta de um decreto do governador Ratinho Junior (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário