.

.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

VESTIBULAR LISTA DOS APROVADOS SERÃO DIVULGADAS NESTA TERÇA FEIRA 14

Serão convocados os candidatos mais bem colocados em número equivalente ao triplo de vagas de cada curso. Prova com questões discursivas será no dia 26/11

A lista de convocados para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 deverá ser divulgada no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR) nesta terça-feira (14/11), a partir das 14 horas. Os nomes poderão ser consultados sem necessidade de login e senha, e estarão reunidos por opção de curso.

Além do site do NC-UFPR, outra opção para conferir a lista será o aplicativo da UFPR, o +UFPR, onde ela será divulgada simultaneamente. Disponível para o sistema Android (requer Android 4.1 ou superior), o aplicativo tem cerca de 11 MB de tamanho e pode ser baixado pela Google Store.

A prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase foi aplicada no dia 29 de outubro nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Para concorrer às 5.439 vagas de graduação oferecidas neste processo seletivo, se inscreveram 55.179 candidatos.

Conforme o Edital 42/2017, os convocados para a segunda fase serão em número equivalente a três vezes o número de vagas disponibilizada para cada curso. Os não convocados serão considerados eliminados do processo seletivo.

Em 2016, alguns dos cursos que exigiram notas de corte maiores para que o candidato passasse para a segunda fase na ampla concorrência foram: Medicina (Curitiba), com 63 pontos; Medicina (Toledo), 60; Engenharia Mecânia e Direito (Matutino), 51; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Curitiba), 50; Engenharia Química, 48,429; Direito (Noturno) e Engenharia Civil, 48.

A prova da primeira fase tem total de 80 pontos.

SEGUNDA FASE

O ensalamento para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 estará disponível a partir do próximo dia 22, também no site do NC-UFPR.

A prova terá foco em Compreensão e Produção de Textos e está marcada para o dia 26, a partir das 14 horas. A duração máxima é de quatro horas e trinta minutos. A abertura dos portões ocorrerá às 12h40, com fechamento às 13h30.

Comum a todos os candidatos, a prova será composta de três questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos.

Para alguns cursos, estão previstas ainda provas específicas e práticas. No caso dos cursos de Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e Estatística e Matemática Industrial, os candidatos concorrem em um Processo Seletivo Estendido (PSE), que inclui a verificação do aproveitamento dos candidatos em disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano letivo de ingresso.

Já para concorrer a vaga nos cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), Design de Produto, Design Gráfico e de Arquitetura e Urbanismo, haverá Prova de Habilidade Específica.

CONCORRÊNCIA

Além da lista de convocados para a segunda fase, o NC-UFPR divulgará a relação candidato por vaga do Vestibular 2017/2018, considerando as listas de concorrência (ampla e cotas).

No processo seletivo anterior, os dez cursos com maiores índices de concorrência (na lista de ampla concorrência) foram: Medicina (Curitiba), com 79 candidatos por vaga; Medicina (Toledo), com 73,93; Direito (Matutino), com 35,33; Psicologia, com 31,72; Publicidade e Propaganda, com 30,50; Arquitetura e Urbanismo, com 29,80; Direito (Noturno), com 28,93; Medicina Veterinária (Curitiba), com 27,71; Biomedicina, com 22,75; e Design Gráfico, com 21,75.

Importante destacar que o número de vagas ofertado pelo Vestibular 2017/2018 não se confunde com as vagas reservadas para a seleção via Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018, do Ministério da Educação (MEC), que ocorre por edital específico, ainda não divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário