.

.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUSPENDE NOMEAÇÃO DO DIRETOR GERAL DA POLÍCIA FEDERAL

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para diretoria-geral da Polícia Federal feita um dia antes pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A posse estava marcada para a tarde desta quarta-feira (29).   Moraes atendeu a um pedido do PDT, que entrou com um mandado de segurança no STF alegando "abuso de poder por desvio de finalidade" com a nomeação do delegado para a PF.

"Defiro a medida liminar para suspender a eficácia do decreto [de nomeação] no que se refere à nomeação e posse de Alexandre Ramagem Rodrigues para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal", diz a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Após a saída de Sergio Moro do governo sob a alegação de interferência política na Polícia Federal, a nomeação do novo diretor-geral da corporação pelo presidente Jair Bolsonaro virou alvo de uma série de ações na Justiça e de resistência no Congresso.    Bolsonaro oficializou no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) os nomes do advogado André de Almeida Mendonça, 47, para substituir Moro no Ministério da Justiça, e do delegado Alexandre Ramagem, 48, para a vaga de Maurício Valeixo na Diretoria-Geral da PF.

A nomeação de Ramagem, amigo do clã Bolsonaro que era diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), motivou uma ofensiva judicial para barrá-la, tendo em vista os interesses da família e de aliados do presidente em investigações da Polícia Federal.

O plano de troca da chefia da PF foi estopim da saída de Moro. O ex-ministro disse que Bolsonaro queria ter uma pessoa do contato pessoal dele no comando da corporação para poder "colher informações" e "relatórios" diretamente.  Diante da nomeação de Ramagem, partidos e movimentos políticos entraram com ações judiciais para tentar impedir a posse, marcada para as 15h desta quarta (29). Eles alegam "abuso de poder" e "desvio de finalidade" na escolha.

No final da tarde desta terça, havia ao menos seis processos pedindo a suspensão da nomeação de Ramagem, alegando que Bolsonaro praticou "aparelhamento particular" ao indicá-lo para a função. A base dos pedidos é a denúncia de Moro alegando interferência do presidente da República na Polícia Federal.

Diferentemente dos elogios ao nome do novo ministro da Justiça, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que Ramagem terá "dificuldade na corporação, na forma como ficou polêmica a sua nomeação".   "A gente sabe que a Polícia Federal é uma corporação muito unida, que trabalha de forma muito independente. Qualquer tipo de interferência é sempre rechaçado. A gente viu em outros governos que foi assim. Mas eu não conheço [Ramagem]", disse à Band o presidente da Câmara.
Ramagem se aproximou da família Bolsonaro durante a campanha de 2018, quando comandou a segurança do então candidato a presidente depois do episódio da facada.  O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) é um dos seus principais fiadores e esteve à frente da decisão que levou Ramagem ao comando da Abin.

No sábado (25), a Folha mostrou que uma apuração comandada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), com participação de equipes da PF, tem indícios de envolvimento de Carlos em um esquema de disseminação de fake news.

Na noite de segunda (27), Bolsonaro disse não haver esquema de notícias falsas. "Meu Deus do céu. Isso é liberdade de expressão. Vocês deveriam ser os primeiros a ser contra a CPI das Fake News. O tempo todo o objetivo da CPI é me desgastar", afirmou Bolsonaro, ao ser questionado sobre possíveis prejuízos que a troca no comando da Polícia Federal traria à investigação sobre as fake news.  Foto postada por Carlos Bolsonaro em rede social mostra à direita do vereador o agora diretor-geral da Polícia Federal Alexandre Ramagem Reprodução/Carlos Bolsonaro no Instagram Foto postada por Carlos Bolsonaro em rede social mostra à direita do vereador o delegado Alexandre Ramagem, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da PF ** A Rede Sustentabilidade também entrou no STF contra a nomeação de Ramagem. O partido apresentou ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) afirmando que conversa por aplicativo entre Bolsonaro e Moro "demonstram de forma inequívoca a vontade de interferência em investigações".

Para o senador Randolfe Rodrigues (AP), líder da sigla no Senado, apesar de preencher os requisitos estritamente legais, a nomeação é "uma tentativa de Bolsonaro controlar e abafar investigações da instituição que envolvem seus familiares e conhecidos".    Randolfe, ao lado do senador Fabiano Contarato (ES), é autor de outra ação no Judiciário. Os parlamentares pediram para que fosse anulada a exoneração de Valeixo e suspensas novas nomeações. A ofensiva, porém, foi rejeitada pelo juiz Ed Leal, da 22ª Vara Federal Cível do DF. Os advogados da Rede avisaram que irão recorrer.

O PSOL, através do deputado federal Marcelo Freixo (RJ), entrou com ação, mas preferiu contestar a nomeação à primeira instância da Justiça. "Não permitiremos que o presidente transforme a PF numa polícia política a serviço da família", afirmou.   A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) ingressou com ação na Justiça Federal em Brasília pedindo para que Ramagem seja proibido de assumir. O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Rubinho Nunes, confirmou que o grupo político também entrou com ação contra a posse.
Bruno Boghossian - Folhapress

GOVERNO DO PARANÁ CANCELA OS JOGOS ABERTOS

O governo do Paraná anunciou nesta quarta-feira (29) o cancelamento dos Jogos Abertos (JAP's), em razão da pandemia do coronavírus. Outras quatro competições também foram canceladas. Os Jogos Escolares e o Bom de Bola já haviam sido cancelados no início do mês.

A Superintendência Geral do Esporte realizou uma readequação do calendário oficial do ano, após estudar as variáveis possíveis, respeitando a janela de prazos de execução até o fim de 2020. Foram levados em conta ainda o orçamento disponível e também a questão operacional no que se refere às estruturas, alojamentos e recursos humanos.

As possíveis datas e formatos de cada competição ainda estão em estudo, pois dependem de ajustes com as prefeituras dos municípios-sedes de cada evento e de conversas com a Secretaria de Educação. As reuniões serão realizadas durante o mês de maio, de forma virtual, tratando individualmente de cada evento.

As cinco competições oficialmente canceladas pelo governo estadual são Jogos Abertos, Jogos Escolares, Bom de Bola, Jogos da Juventude nas suas fases regionais e na final B e duas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza.

Outros cinco torneios estão adiados e em processo de reestruturação: Jogos da Juventude - fase final -, Jogos Abertos Paradesportivos, Jogos Universitários, Jogos Abertos de Combate e Jogos de Aventura e Natureza - etapa de Lindeiros.  

FUNCIONÁRIO DO IAPAR ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL DE LONDRINA

Um corpo de um homem de 46 anos foi encontrado na tarde de terça-feira numa fazenda no distrito de Lerroville, na zona sul de Londrina. José Vieira estava sem as roupas e com as mãos e pés amarrados. Tinha ferimentos na cabeça e perfurações embaixo dos braços. Próximo do cadáver foi localizada uma faca sem cabo.
Cerca de três quilômetros de distância do lugar em que estava o corpo foi localizado o carro da vítima, um veículo Chevrolet Montana abandonado. Dentro do carro foi achada uma corda parecida com a utilizada para amarrar o homem. Viera era funcionário do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), hoje Instituto de Desenvolvimento Rural, e estava desaparecido desde segunda-feira (27). Ele deixa esposa e três filhos.  Em nota, a diretoria e servidores do instituto lamentaram a morte de José Vieira. De acordo com o texto, Vieira ingressou no Iapar em 1987 e fez carreira no setor administrativo. Graduado em gestão pública, nos últimos anos atuava na área de cargos e salários, em atividades relacionadas a avaliação de desempenho, promoções e progressões no plano de carreiras. “Sempre foi um servidor exemplar. De temperamento afável e cordial, era muito querido por todos”, ressaltou a nota. O sepultamento será no cemitério Jardim da Saudade.

DECRETO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ATUALIZA LISTA DE SERVIÇOS ESSENCIAIS QUE PODEM FUNCIONAR

Nesta quarta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) um decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que atualiza a lista de serviços essenciais que podem funcionar no país. Confira algumas das atividades que foram liberadas:
– Produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e materiais de construção;
– Atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotivas, de conveniência e congêneres, destinadas a assegurar o transporte e as atividades logísticas de todos os tipos de carga e de pessoas em rodovias e estradas;  
– Atividades de produção, distribuição, comercialização, manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes e equipamentos de refrigeração e climatização;
– Indústrias químicas e petroquímicas de matérias-primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas.
No entanto, o comércio varejista acabou não sendo incluído.
Mais cedo, nesta tarde, a Prefeitura de Londrina foi intimada da decisão judicial da desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, pelo fechamento do comércio na cidade, assim como da indústria, da construção civil e da prestação de serviços.  No entanto, com o novo decreto federal, que atualizou a lista de serviços essenciais que podem funcionar no país, o município já enviou uma petição solicitando, em caráter de urgência, a reconsideração e imediata revogação da determinação do fechamento do comércio.
Especialista em direito cível, ex-procurador geral do município de Cambé e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, João Eugênio de Oliveira, comentou a respeito da modificação na lista de serviços essenciais.

EM ANDIRÁ POLÍCIA APREENDE DROGAS E DINHEIRO

Após o serviço de inteligência da Polícia Civil de Andirá na tarde de terça-feira (28), logrou êxito em realizar buscas em uma residência na cidade de Andirá, onde foi apreendido R$6.900,00, em dinheiro e 1.282kg de cocaína.
Segundo informações dos investigadores, a dias a equipe da Polícia Civil vem fazendo um trabalho combate ao tráfico de drogas na cidade, onde na tarde desta terça-feira (28), encontraram grande quantidade de cocaína em uma residência. Em instantes mais informações.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR DO 18º BATALHÃO CORNÉLIO PROCÓPIO

ANDIRÁ: Às 20h o noticiante relatou que deixou sua motocicleta estacionada na Rua Independência e que em seguida notou que a mesma havia sido furtada. Diante do exposto, foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

ESTELIONATO ASSAÍ: Por volta das 09h uma mulher foi presa, depois de o noticiante informar que a mesma havia estado em sua propriedade se dizendo interessada em comprar madeiras pertencentes a imóveis demolidos. Que o noticiante desconfiou que se tratava de um golpe, pois a mulher fechou o negocio muito rapidamente. Desse modo, a mulher foi encaminhada à Sede da 3ª Cia PM, onde confessou que se tratava de um golpe.

ABANDONO DE INCAPAZ BANDEIRANTES: No início da madrugada de hoje a equipe PM foi acionada no Jardim Ana Rosa, onde a solicitante informou que seu irmão de 22 anos é deficiente e que esta sob a guarda de outro irmão. E que nesta data o irmão de 22 chegou em sua casa, pois foi deixado sozinho na residência onde vive. Como foi constatado o fato pela equipe PM e como o responsável pelo incapaz não foi encontrado, a noticiante foi orientada e ficou responsável pelo irmão.

HOMICÍDIO QUALIFICADO CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 17h50min a equipe PM foi acionada na Rua Luiz Negri no Conjunto Airton Senna, onde um homem de 59 anos fora vítima de diversos golpes de faca no portão de sua residência por um indivíduo de 34 anos. Quando a equipe PM chegou ao local junto a equipe do SAMU foi constatado o óbito. O autor do fato foi detido na Rua José Alfredo de Carvalho onde confessou o crime, mas não relatou a motivação. A arma branca utilizada foi apreendida caída em frente a casa da vítima

Fonte: SCS 18º BPM.

EM CORNÉLIO PROCÓPIO POR ENQUANTO NÃO HÁ CASOS DE CORONAVÍRUS

Durante o início desta semana, foi ventilado através de informações postadas nas redes sociais por uma assessora de comunicação da prefeitura, que dois novos casos de Covid-19 foram positivados e uma idosa havia falecido vítima da doença em Cornélio Procópio.
A informação preliminar equivocada que acabou gerando grande nervosismo pela cidade, deu-se devido a sinalização dos conhecidos testes rápidos, que no meio científico são chamados de “testes imunológicos imunocromatográficos”,  estes apresentam o resultado em apenas 15 minutos, porém não são 100% confiáveis.
Depois de constatados os resultados de uma nova bateria de exames, durante a tarde desta terça feira(28), a própria prefeitura refutou a informação e divulgou que não houve qualquer novo resultado positivo de Covid -19 em Cornélio Procópio. Mesmo assim, novos testes serão realizados junto aos mesmos pacientes.
Portanto, Cornélio Procópio continua com o mesmo quadro da doença divulgado pelo relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), 1 caso confirmado e já curado de Coronavírus.
Porém os técnicos e infectologistas da prefeitura advertem que os dados positivos da doença no município, deve-se às medidas de contenção, portanto não é motivo para o relaxamento com as precausões contra a doença.  

CASAL É PRESO COM DROGAS EM ROLÂNDIA NA NOITE DESTA TERÇA FEIRA 28

Na noite desta terça-feira (28/04), uma equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM), pertencente ao 2° Comando Regional de Polícia Militar (2° CRPM), realizou a apreensão de 423 gramas de substância análoga ao crack. Um casal foi preso.
A ação se deu no Cj. São Fernando, em Rolândia. Um veículo VW/Gol em atitude suspeita foi abordado na entrada do bairro. Com os dois ocupantes havia a quantia de R$ 6.900,00, dinheiro esse que justificaram afirmando que iriam trocar de veículo e pagar a diferença. No entanto, alguns instantes depois o mesmo carro foi avistado saindo do bairro e, ao perceberem que seriam abordados novamente, arremessaram um objeto pela janela – posteriormente identificado como sendo a droga comprada.

Perguntado sobre as circunstâncias constatadas, o casal afirmou ser da cidade de São João do Ivaí e que a mando de um terceiro adquiriram a droga para posterior comércio. Ambos foram conduzidos para a 29ª Delegacia de Polícia Civil (29ª DPC) ficando à disposição da autoridade de polícia judiciária.

MINISTRO DA SAÚDE QUE AUMENTO DO CORONAVÍRUS É PREOCUPANTE

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, terça-feira (28), que o aumento de casos constitui uma tendência. Anteriormente, ele havia ponderado que seria preciso ver se os números expressam a atualização de casos anteriores ou se representavam um aumento de fato.
“A curva vem crescendo e há agravamento da situação. Isso continua restrito aos lugares que estão vivendo maiores dificuldades, como Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Entendendo que Brasil tem que ser tratado de forma diferente, mas nesses lugares com um quadro de piora vamos continuar acompanhando para ver como vai ser a evolução”.
 De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil chegou a 71.886 pessoas infectadas, 5.017 óbitos e 32.544 pacientes recuperados que deixaram de apresentar os sintomas da doença. A letalidade subiu para 7%, o maior índice desde o início da pandemia no País. As cidades mais afetadas pela pandemia estão vivendo já o colapso de seus sistemas de saúde. Em Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro há filas de espera por leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI). O cenário é preocupante em outros locais, como a região metropolitana do Recife e Belém.
Na terça, Teich se reuniu com governadores da região Norte. Nesta quarta-feira (29), com os governadores das regiões Sul e Nordeste. E na quinta (30), do Sudeste e do Centro-Oeste. Ele afirmou que o ministério está “trabalhando para dar apoio” a locais mais afetados, como por meio da aquisição de respiradores, equipamentos de proteção  individual (EPI) e recursos humanos.   
“É uma situação difícil. A gente sabe como está difícil obter recursos como respiradores. Este é talvez o grande problema. É um problema mundial. Concorremos com o mundo inteiro. Estamos buscando entender como está funcionando o Brasil. Essa centralização é fundamental para que a distribuição seja baseada na necessidade mais imediata de cada cidade”.

CÂMARA MUNICIPAL DE ASSAI MARCA REUNIÃO ESTRAORDINÁRIA PARA ESTA QUINTA FEIRA 30

Presidência da Câmara Municipal de Assai  convoca  reunião  para ás  10:00 horas desta quinta feira 30, para  tratar  da  formação de CP (Comissão Processante) devido a denúncia de  funcionária  pública da Prefeitura Municipal de Assai levada  para Promotoria e Justiça de Assai e Câmara Municipal de ato do  senhor  prefeito de Assai, abuso sexual  através da  rede  whatsapp com palavras  e fotos comprometedor.  Tal ato, pode levar a cassação do  prefeito.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE LONDRINA ENCONTRADO MORTO NA ZONA RURAL DE LONDRINA

A polícia investiga a morte de um homem de 47 anos, encontrado morto na tarde desta terça-feira (28), na Estrada do Apucaraninha, no Distrito Lerroville, zona rural de Londrina.
A imagem pode conter: 1 pessoa
Segundo informações, o corpo do servidor público, José Vieira de Souza, foi encontrado dentro de uma vala as margens da estrada, sentido a reserva indígena e apresentava lesões na cabeça e uma perfuração por objeto cortante embaixo de uma das axilas. Ao lado do corpo havia uma faca sem cabo que foi apreendida. Suspeita-se que as lesões no crânio possa tenham sido provocadas por pedradas.
A Patrulha Rural da Polícia Militar, Polícia Civil e Criminalística, além do IML foram mobilizados para atendimento a ocorrência. Enquanto as equipes realizavam os trabalhos na cena do crime, uma denúncia informava que em um trecho próximo, a cerca de 3 quilômetros, havia uma Pick Up Montana em estado de abandono. Os policiais foram até o local e constataram que o veículo pertencia a Vieira e inclusive havia um pedaço de corda semelhante ao utilizado para amarrar no interior do automóvel.
Conforme apurado Vieira trabalhava como agente em um departamento de tecnologia no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e estava desaparecido desde a última segunda-feira (27), ele era morador na zona leste da cidade.
A polícia irá abrir um inquérito policial para investigar o homicídio e nenhuma hipótese é descartada, sendo uma delas, um possível latrocínio.
Fonte: Londrina news

POLÍCIA MILITAR DE CORNÉLIO PROCÓPIO EVITA QUE DROGAS FOSSEM JOGADAS PARA DP

Um adolescente vindo da cidade de Cruzeiro do Oeste, que estava morando em Cornélio Procópio há apenas dois meses e um adulto, morador da Vila São Pedro, foram encaminhados para a delegacia após uma equipe da ROTAM evitar que drogas e celulares fossem arremessados sobre os muros da Cadeia Pública da cidade por volta das 22 horas de segunda-feira (27).
Segundo a PM, denúncias davam conta que tais objetos seriam entregues aos presos e diante disso, a equipe da ROTAM ficou aguardando de forma velada nos arredores do mini presídio e após um tempo de observação, foi visualizado o menor se aproximando de um dos muros carregando uma sacola, vindo a se preparar para jogá-la para o interior da prisão.
De imediato o rapaz foi abordado, sendo um menor de idade e ao verificarem o que ele levava na sacola, foi encontrado em sei interior um tablete de maconha pesando noventa gramas, além de celulares, assessórios para os parelhos e uma linha de pesca, que os presos usariam para puxar os objetos para dentro do presídio.
Tendo conhecimento que este menor poderia estar escondendo mais drogas e objetos ilícitos em sua casa, na Vila São Pedro, a equipe foi até a residência e com a permissão de sua mãe, entraram na moradia e iniciaram uma varredura.
Enquanto procuravam, um indivíduo que estava na casa, que foi apresentando como companheiro da mãe do jovem acabou revelando que havia certa quantidade de maconha escondida dentro de um cesto coberto de bichos de pelúcia, que foi logo foi encontrada, sendo apreendidas mais duzentas e setenta e cinco gramas da droga, que também seria jogada para os presos da Cadeia Pública.
Os dois implicados foram apresentados para autoridade da Polícia Civil para os devidos procedimentos, sendo ambos acusados do crime de tráfico de drogas, informou a PM.

PRESIDENTE BOLSONARO NOMEOU ADVOGADO PARA MINISTRO DA JUSTIÇA E ALEXANDRE RAMAGEM PARA COMANDAR POLÍCIA FEDERAL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou nesta terça-feira (28) o advogado André de Almeida Mendonça para o comando do Ministério da Justiça, na vaga deixada pelo ex-juiz federal Sergio Moro, que deixou o cargo na semana passada ao acusar o presidente de interferências na Polícia Federal.  A nomeação de Mendonça foi publicada no "Diário Oficial da União", assim como a nomeação do delegado Alexandre Ramagem, amigo dos filhos do presidente, para o comando da Polícia Federal.

Na segunda-feira (27), a Folha de S.Paulo antecipou que Mendonça, que estava à frente da AGU (Advocacia Geral da União), havia sido convidado pelo presidente para substituir o ex-juiz federal Sergio Moro.

Para o lugar de Mendonça na AGU, Bolsonaro oficializou o atual procurador-geral da Fazenda, José Levi do Amaral, nome apoiado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
O novo ministro da Justiça, que também é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília, integrava a AGU desde 2000, quando encerrou sua atividade como advogado concursado da Petrobras (1997-2000).  Ele foi corregedor da AGU na gestão de Fabio Medina Osório, no governo Michel Temer. Mendonça chegou ao governo Bolsonaro por indicação do ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Wagner Rosário, com o apoio da bancada evangélica.

A sua transferência para a Justiça teve o apoio da cúpula militar e a articulação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), José Dias Toffoli. A expectativa agora é a de que ele melhore a relação de Bolsonaro com o Poder Judiciário.

A transferência de Mendonça fortalece a indicação de seu nome para uma das duas vagas a que Bolsonaro terá direito de preencher no STF. O presidente já disse que considera o ministro, a quem se referiu como "terrivelmente evangélico", a um dos postos.  A indicação atenderia a um apelo da bancada evangélica, que pediu ao presidente que um representante deles ocupe um cargo no Supremo, na tentativa de tornar o perfil da corte mais conservador.

Pelo critério de aposentadoria compulsória aos 75 anos dos ministros do Supremo, as próximas vagas serão as de Celso de Mello, em novembro deste ano, e Marco Aurélio Mello, em julho de 2021. O presidente indica o nome, que deve ser aprovado em seguida pelo Senado.

Mendonça conheceu Bolsonaro em 21 de novembro de 2018, no mesmo dia em que foi escolhido para comandar a AGU. A conversa, no gabinete da transição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Brasília, durou cerca de 40 minutos.   O então presidente eleito nada perguntou. Os questionamentos ficaram a cargo do general Augusto Heleno, que assumiria o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), e de Jorge Oliveira, hoje ministro da Secretaria-Geral da Presidência –responsável por analisar o currículo de Mendonça e apresentá-lo ao chefe.

Mendonça costuma dizer que "mais do que falar, você precisa ouvir para entender a realidade". Naquele dia, no entanto, ele fez um "bom jockey", disse Bolsonaro, para em seguida explicar: "Na área militar, quando um cara está indo bem, a gente diz que está em um bom jockey. Pode continuar!".

Conhecido pelo perfil técnico, Mendonça fez à ocasião uma aprofundada análise política da eleição de Bolsonaro e seu significado para os rumos do país.   O futuro AGU disse ao presidente eleito que, como ele havia se proposto a governar na contramão do presidencialismo de coalizão, construindo uma nova forma de diálogo e relacionamento com o Congresso, enfrentaria um período de maior resistência da chamada política tradicional.

Com a nomeação de Mendonça, a tendência é a de que Bolsonaro faça uma cisão no Ministério da Justiça e recrie a pasta da Segurança Pública.

Neste caso, a expectativa de assessores do presidente é que ele nomeie o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Oliveira, para a função. Anderson conta com o apoio do ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), amigo de Bolsonaro.    Foto postada por Carlos Bolsonaro em rede social mostra à direita do vereador o delegado Alexandre Ramagem, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da PF Reprodução/Carlos Bolsonaro no Instagram Foto postada por Carlos Bolsonaro em rede social mostra à direita do vereador o delegado Alexandre Ramagem, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da PF ** POLÍCIA FEDERAL

Já o novo diretor-geral da Polícia Federal era diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e é homem de confiança do presidente e de seus filhos.
Delegado de carreira da Polícia Federal, Ramagem se aproximou da família Bolsonaro durante a campanha de 2018, quando comandou a segurança do então candidato a presidente.   O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) é um dos seus principais fiadores e esteve diretamente à frente da decisão que o levou ao comando da agência de inteligência em junho passado.

O aval do "filho 02" foi conquistado durante a crise política que levou à saída do então ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Santos Cruz. Ramagem atuava como assessor especial da pasta e se manteve fiel à família. Santos Cruz caiu após ataques do chamado "gabinete do ódio" comandado por Carlos.

Carlos é investigado pela PF, conforme revelou a Folha no sábado (25), como um dos articuladores de um esquema criminoso para espalhar fake news. Bolsonaro quer Ramagem à frente da corporação que apura a conduta do próprio filho.   Neste domingo (26), o presidente respondeu a uma seguidora nas redes sociais que questionou a relação de amizade de Ramagem com os filhos. "E daí? Antes de conhecer meus filhos eu conheci o Ramagem. Por isso, deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?", escreveu Bolsonaro.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) irá ingressar com ação na Justiça Federal do Distrito Federal para anular a nomeação de Ramagem do cargo de diretor-geral da PF. "O objetivo de Bolsonaro ao nomear Ramagem, um amigo íntimo da família, para o comando da Polícia Federal é controlar e transformar a instituição numa polícia política a seu serviço", afirmou.   Já o MBL ingressou com uma ação popular que pede a suspensão da nomeação de Ramagem. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos coordenadores do grupo, critica a intenção de Bolsonaro de usar o cargo para fins pessoais. "A ação se baseia na violação do princípio da moralidade", disse ele.

Delegado da Polícia Federal desde 2005, Ramagem comandou, de 2013 a 2014, a Divisão de Administração de Recursos Humanos e a de Estudos, Legislações e Pareceres, de 2016 a 2017.

Atuou ainda na coordenação de grandes eventos realizados no país nos últimos anos, como a Conferência das Nações Unidas Rio+20 (2012), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada do Rio (2016).   Em 2017, Ramagem integrou a equipe responsável pela investigação e inteligência de polícia judiciária na Operação Lava Jato. Em uma das ações que comandou, a Operação Cadeia Velha, ocorreu a prisão de integrantes da cúpula da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).   Em 2018, antes de atuar na segurança de Bolsonaro, assumiu a Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, na condição de substituto. Após a eleição, em janeiro de 2019, foi para Secretaria de Governo e, de lá, para a Abin.
Gustavo Uribe - Folhapress

CEASA DE LONDRINA ESTARÁ ABERTO NESTA SEXTA FEIRA FERIADO NACIONAL

A Ceasa de Londrina estará aberta nesta sexta-feira (1º), das 4 às 10 horas. As Ceasas de Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu estarão fechadas nessa data. Todos os mercados atacadistas abrem normalmente no sábado (2). Confira abaixo os dias e horários, assim como mais informações dos mercados atacadistas das Ceasas do Paraná.

Ceasa Londrina

Dia 1º de maio, sexta-feira, mercado aberto.

Dia 2 de maio, sábado, mercado aberto.

Horários: de segunda-feira a sábado, das 4 às 10 horas.

Endereço: Av. Brasília, nº 10.000, Gleba Ribeirão Lindoia. 
CEP: 86.031-770 – Londrina – Paraná.

Fones: (0**43) 3325-4713 – (0**43) 3325-4404.

Ceasa Curitiba

Dia 1º de maio, sexta-feira, mercado fechado.

Dia 2 de maio, sábado, mercado aberto.

Horários: Boxes de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 17 horas. 
Mercado do Produtor, de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 12 horas. Sábado: das 4h30 às 12 horas.

Mercado de Flores: das 6 às 14 horas.

Endereço: BR 116, km 111, nº 22.881 – bairro Tatuquara.

CEP: 81.690-901 – Curitiba – Paraná.

Fones: (0**41) 3341-8300 – 3348-6690 – Fax – 3348-1109.

Ceasa Maringá
Dia 1º de maio, sexta-feira, mercado fechado.

Dia 2 de maio, sábado, mercado aberto.

Horários: de segunda a sexta-feira das 5h30 às 12 horas

Sábados: das 5h30 às 10 horas.

Endereço: Rodovia PR-317, nº 6.330 – Saída para Campo Mourão.

CEP: 87.065-901 – Maringá – Paraná.

Fone: (0**44) 3266-1147.
Ceasa Cascavel

Dia 1º de maio, sexta-feira, mercado fechado.

Dia 2 de maio, sábado, mercado aberto.

Horários: de segunda-feira a sábado das 6 às 12 horas.

Endereço: BR 467 – km 110,6 – Saída para Toledo.

CEP: 85.809-630 – Cascavel – Paraná.

Fone: (0**45) 3323-6741 – Fax (0**45) 3323-5335.
Ceasa Foz do Iguaçu

Dia 1º de maio, sexta-feira, mercado fechado.

Dia 2 de maio, sábado, mercado aberto.

Horários: de segunda a sexta-feira das 5 às 15 horas.

Sábados, aberta das 5 às 14 horas.

Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, nº 1.254.

CEP: 85.864-000 – Foz do Iguaçu – Paraná.

Fone: (0**45) 3522-1129.
Ceasa Paraná Administração

Dia 1º de maio, sexta-feira, fechada.

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.

Endereço: Av. Nossa Senhora da Luz, nº 2.143, bairro Jardim Social.

CEP: 82.530-050 – Curitiba – Paraná.
Fone: (**41) 3253-3232 – (**41) 3352-7456.
AEN - PR

ACIDENTE NESTA TERÇA FEIRA PR 445 MATA UMA PESSOA E DEIXA CINCO FERIDAS

Um acidente frontal entre dois veículos causou uma morte e deixou cinco pessoas feridas na manhã desta terça-feira, entre o distrito da Warta e o município de Bela Vista do Paraíso, na PR-445.  
Divulgação/PREUm homem de 45 anos, identificado como Manoel Luis da Silva, condutor de um Volkswagen Santana, com placas de Cambé, morreu durante a batida e chegou a ser arremessado para fora do veículo. Junto com ele, estavam mais duas pessoas que tiveram ferimentos considerados leves.

No outro veículo, um Chevrolet Cruze, com placas de Florestópolis, havia três passageiros que também tiveram ferimentos considerados leves.  Os feridos foram encaminhados para o hospital de Bela Vista do Paraíso e o corpo do condutor foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Londrina.

GOVERNADOR DO PARANÁ SANCIONA LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIO USO DE MÁSCARAS NO PARANÁ

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (28) a lei 20.189/20 que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. O objetivo é reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus. Até segunda-feira, o Estado registrava 1.186 casos confirmados e 75 óbitos por Covid-19. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa.   O texto, proposto por deputados estaduais, determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, taxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas.

De acordo com o governador, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, mas quem precisar sair de casa, a partir de agora, deverá usar máscara para ajudar a evitar a contaminação. "Nosso grande desafio é reduzir a proliferação do vírus”, explica.   Ratinho Junior reforça que o Paraná está respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e das autoridades sanitárias do País e do Estado para conter a proliferação da Covid-19. "O uso de máscara é uma atitude importante e reconhecida como ação preventiva”, acrescenta.

PARCERIA

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destaca a parceria entre os poderes no enfrentamento ao coronavírus. Na semana passada, o governador já havia transformado em lei uma proposta assinada por todos os deputados estaduais, proibindo o corte do fornecimento de luz, água e gás enquanto durar a pandemia de coronavírus no Estado.    "Estamos vivendo um momento único, diferente de tudo o que já passamos, e o governo e os deputados estão unidos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, afirma Guto Silva, reforçando a importância da nova legislação para a prevenção de toda a sociedade.

O QUE DIZ A LEI

A lei sancionada nesta terça-feira determina que os estabelecimentos em funcionamento devam fornecer gratuitamente as máscaras para seus funcionários, além de locais para higienização das mãos ou pontos de álcool gel a 70%. O álcool gel deve estar disponível também para os clientes e o público em geral.   Caberá aos estabelecimentos exigir que as pessoas utilizem máscara durante o horário de funcionamento, independentemente de estarem ou não em contato direto com o público.

A multa para quem descumprir a lei varia de uma até cinco Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), para pessoas físicas, e de 20 a 100 UPF/PR (Unidades Padrão Fiscal do Paraná), para pessoas jurídicas. A unidade fiscal equivale hoje a R$ 106,60.   Em caso de reincidência os valores poderão ser dobrados. Os recursos das multas serão destinados às ações de combate à Covid-19. O governo estadual deverá editar decreto nos próximos dias regulamentando a forma de fiscalização.
AEN-PR

MULHER MORRE BALEADA EM CONFUSÃO ENTRE CLIENTE E SEGURANÇA EM SUPERMERCADO

Uma confusão provocada pelo uso obrigatório de máscaras de proteção contra o novo coronavírus causou a morte de uma funcionária de um supermercado de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta terça-feira (28).  Um cliente do supermercado tentava entrar no estabelecimento por volta das 15h30 sem usar o equipamento de proteção, mas foi impedido pelo segurança do local.

Segundo o diretor-geral de segurança do município, Antonio dos Santos de Souza, o funcionário acabou atirando contra o cliente após ambos entrarem em luta corporal na porta do estabelecimento.

O disparo acertou o cliente na região abdominal e também o pescoço de uma funcionária de 45 anos do supermercado, que não resistiu ao ferimento e morreu no local.   O cliente foi atendido por uma ambulância e precisou ser levado de helicóptero da Polícia Militar para um hospital de Curitiba. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. O segurança do supermercado foi levado à prisão, segundo Souza.

Procurada pela reportagem, a assessoria do estabelecimento disse, em nota, que lamenta o ocorrido e que está prestando apoio à família do cliente. A empresa afirma que está contribuindo com as investigações para que as autoridades esclareçam os fatos. A rede apontou ainda que, segundo informações coletadas pela guarda municipal de Araucária, o segurança tentou oferecer uma máscara da empresa, sem custo, para que o cliente pudesse fazer as compras. Mesmo assim, o funcionário teria sido agredido e, em meio à confusão, o cliente tentou pegar a arma do segurança.

Ainda segundo o supermercado, a fiscal da loja que foi atingida e acabou morrendo estava tentando apaziguar a situação e prestar os esclarecimentos sobre os decretos que determinam o uso do equipamento de proteção.   Em Araucária, o uso de máscaras de proteção para evitar a disseminação do novo coronavírus é obrigatório em repartições públicas e no comércio. Caso seja flagrado descumprindo a medida, o estabelecimento pode ter o alvará cancelado.
Katna Baran - Folhapress

BRASIL BATE NOVO RECORDE DE MORTES EM UM DIA DO NOVO CORONAVÍRUS

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.049). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (738), Pernambuco (508), Ceará (403) e Amazonas (351).

Além disso, foram registradas mortes no Maranhão (145), Pará (129), Bahia (86), Paraná (77), Minas Gerais (71), Espírito Santo (64), Paraíba (53), Rio Grande do Norte (48), Rio Grande do Sul (45), Santa Catarina (44), Alagoas (36), Distrito Federal (28), Amapá (28), Goiás (27), Piauí (21), Acre (16), Sergipe (11), Mato Grosso (11), Rondônia (11), Mato Grosso do Sul (nove), Roraima (seis) e Tocantins (dois). 

Agência Brasil
O Brasil bateu novo recorde de mortes em um dia em razão da pandemia do novo coronavírus, com 474. Segundo atualização do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça-feira (28), o total subiu para 5.017, aumento de 10,4%. O acréscimo mais alto até então havia sido na última quinta-feira (23), quando foram contabilizados 407.
O Brasil chegou a 71.886 pessoas infectadas. Nas últimas 24 horas, foram adicionadas às estatísticas mais 5.385 casos, aumento de 8,1% em relação à última segunda-feira (27), quando foram registrados 66.501 mil pessoas nessa condição. Foi o segundo maior número em um dia, perdendo apenas para o último sábado (25), quando foram acrescidos 5.514 novos casos ao balanço.
De acordo com o Ministério da Saúde, deste total, 34.325 estão em acompanhamento (48%) e 32.544 já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.156 mortes.   

PROJETO DO DEPUTADO ROMANELLI OBRIGA USO DE MÁSCARAS NO PARANÁ

Sair de casa, só usando máscara no Paraná. A decisão de tornar obrigatório do uso da máscara como forma de minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus foi confirmada na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta segunda-feira (27). A proposta que trata da obrigatoriedade e de outras medidas preventivas foi aprovada em uma sessão ordinária e duas extraordinárias e segue para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
O texto na forma de um substitutivo geral estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara pela população nos espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como vias públicas, parques e praças, e ainda nos estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e as empresas que prestem serviço de transporte de passageiros, como o transporte público coletivo, táxi e veículos de aplicativos ou em qualquer lugar onde possa haver aglomeração de pessoas.   O texto também determina que estabelecimentos públicos, comerciais, industriais, bancários e as empresas que prestem serviço de transporte devem fornecer gratuitamente para seus funcionários as máscaras de proteção e locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou pontos com álcool em gel a 70%. O álcool em gel também deverá estar disponível para clientes e público em geral. “É o Estado quem vai definir o órgãos que vão fazer a fiscalização. Mas será constatar o CPF e ‘jogar’ a infração”,  explicou um dos autores do projeto, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).
Qualquer pessoa ou empresa que não cumprir o que estará previsto na lei ficará sujeito a multa. Os valores variam de um a até cinco Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR) para pessoas físicas e de 20 até 100 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR) para pessoas jurídicas, ou seja, pode chegar a R$ 10,6 mil. Em abril de 2020, a UPF/PR equivale a R$ 106,60. Em caso de reincidência os valores serão dobrados. A medida entrará em vigor a partir da publicação em Diário Oficial e permanecerá enquanto o Paraná estiver em estado de calamidade pública.
Com Alep

terça-feira, 28 de abril de 2020

DETRAN PR COLOCA NO AR NOVO PORTAL DE SERVIÇOS

O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) colocou no ar nesta segunda-feira (27) o seu novo portal de serviços. O site do órgão foi redesenhado e reestruturado para ser um portal, melhorando a experiência do cidadão que busca serviços digitais, neste momento reforçados por causa da pandemia do novo coronavírus.   O site do Detran recebeu no mês de março, do Observatório Nacional de Segurança Viária, a avaliação de primeiro lugar, como o melhor portal entre todos os Detran do País, ao lado do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, a equipe continuou trabalhando para trazer um site ainda melhor.

"É muito satisfatório já sermos reconhecidos pelo bom trabalho, mas nossas equipes não param de buscar melhoria e evolução. Este novo portal é uma prova disso”, comenta o diretor-geral do Detran Paraná, Cesar Kogut.

Novidades

Com o visual mais claro, o portal traz logo no início uma grande barra de pesquisa onde o cidadão pode digitar o serviço que procura. Logo abaixo, há ícones com os principais serviços em destaque, ou os mais recentes adicionados ao portal.   Há, ainda, mais seis destaques que são alterados automaticamente pelo sistema, de acordo com os serviços mais buscados pelos usuários. Só nas páginas iniciais do site, o cidadão tem quatro opções de busca pelo serviço desejado. O portal tem também notícias, links principais, vídeos, canais de atendimento, agenda executiva, editais.  "O novo portal de serviços do Detran estará permanentemente em evolução” diz a diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran, Jaqueline Almeida. "Estamos focados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo serviços digitais para que ele possa cumprir suas obrigações de forma cada vez mais eficiente e com a segurança, na palma da sua mão”, afirma.
AEN-PR

HOMEM É ALVEJADO APÓS TENTATIVA DE ASSALTO EM IBIPORÃ

Um rapaz foi alvejado na noite de sábado (25) após uma tentativa frustrada de assalto à mão armada em Ibiporã (região metropolitana de Londrina) e tentou enganar os policiais militares para conseguir socorro.

Segundo informações da Polícia Militar, ele teria acionado uma viatura por volta das 21h50 na rua Santa Eloá, no jd. Pindorama (zona leste de Londrina), afirmando que um indivíduo teria passado de moto e atirado contra ele.   Contudo, como havia acabado de acontecer um assalto à mão armada em Ibiporã, os policiais cruzaram as informações e descobriram que o rapaz, na verdade, tinha sido o autor do crime.

A pessoa que o rapaz tentou roubar teria reagido efetuando disparos contra ele no dorso e nas duas pernas. Ela o reconheceu pelas imagens feitas pela Polícia.

O rapaz foi encaminhado sob escolta policial para o Hospital Universitário de Londrina.