.

.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

ALERTA...COM AUMENTO DAS TEMPERATURAS E CHUVAS É COMUM CIRCULAÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS

Com o aumento das temperaturas e da quantidade de chuvas, é comum o aumento da circulação de animais peçonhentos. Para evitar acidentes, a secretaria estadual da Saúde alerta e mobiliza profissionais para que sensibilizem a população em redobrar os cuidados na prevenção de picadas de aranhas marrom, escorpiões e serpentes. 

A diretora do centro estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, explica que a partir de outubro sempre há aumento de aproximadamente 40% no registro de casos de acidentes com animais peçonhentos. Belmonte diz que isso acontece em decorrência das chuvas, elevação das temperaturas, e alto fluxo de turismo ecológico em período de férias.
Reprodução/Shutterstock

Em 2018, o Paraná já registra 11.738 acidentes, sendo 632 por picadas de cobras e serpentes e 6.428 mil por aranhas. Em 2017, foram contabilizados mais de 17 mil acidentes com animais peçonhentos, sendo 1.007 por cobras e 9.693 por aranhas. Reprodução/Shutterstock

Prevenção 
O chefe da Divisão de Zoonoses e Animais Peçonhentos, Francisco Gazola, orienta que animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões como, escorpiões, aranhas, serpentes, lagartas, abelhas, entre outros. Dependendo da espécie e gravidade da picada, os acidentes podem levar até mesmo a morte, caso a pessoa não seja socorrida e receba o tratamento adequado a tempo.    De acordo com Francisco, algumas atitudes essenciais podem evitar acidentes com serpentes. "Para quem trabalha em áreas de mata ou faz trilhas, é imprescindível usar botinas com cano alto, pois 80% das picadas atingem as pernas abaixo dos joelhos" destaca o médico veterinário da secretaria estadual da Saúde. 

Ele também chama a atenção para a necessidade de usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, evitar colocar as mãos em buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, examinar sapatos antes de calçá-los, pois as serpentes podem refugiar-se dentro deles, limpar as proximidades das casas, evitando folhagens densas junto delas, evitar o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção. Reprodução/Shutterstock

Para prevenir acidentes com aranhas e escorpiões, a orientação é que calçados, roupas, toalhas de banho e lençóis sejam verificados antes do uso, limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura. 

"São atitudes rápidas, mas que podem salvar vidas. Também reforçamos que pais e responsáveis estejam sempre atentos quando seus filhos estiverem brincando ao ar livre ou perto de áreas com muita vegetação", declara Ivana Belmonte. 

No Paraná, os antivenenos estão disponíveis nas redes de saúde das 22 Regionais da Saúde. Ao todo existem 202 centros de referência para aplicação dos soros. Em caso de dúvidas, os paranaenses podem ligar para o Centro de Controle de Envenenamentos no telefone 0800 410148, que tem plantão 24 horas. 

"Em caso de acidentes com animais peçonhentos, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para receber o soro e o tratamento necessário. A rapidez no atendimento pode fazer a diferença entre a vida e a morte", finaliza Ivana.
SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário