.

.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

EM LONDRINA PRAÇA VAI RECEBER ESTRUTURA COM TELESCÓPIOS PARA PÚBLICO USAR PARA VER O ECLIPSE NESTA SEXTA FEIRA

A Praça Nishinomiya reúne nesta sexta-feira (27) interessados em observar um grande espetáculo. O palco será o céu de Londrina, e os protagonistas a Lua em seu eclipse total e Marte, que em poucos dias estará próximo na Terra como nunca esteve nos últimos 15 anos. Para quem quiser ver o show mais de perto, estará disponível a partir das 18h uma estrutura com mais de 10 telescópios para uso do público.
Às 18h, já será visível o eclipse total - quando Sol, Terra e Lua se alinham e a sombra do nosso planeta é projetada sobre o satélite, não exibindo luz alguma. Na ocasião, também poderão ser vistos Vênus, em seu aspecto de "meia lua", Júpiter, com suas faixas e grandes luas Saturno, com seus anéis. Quem ficar até mais tarde, será agraciado com a visão de Netuno, o mais distante planeta do nosso sistema, que está previsto para aparecer às 22h.   
Poucos dias após o eclipse lunar, Marte atingirá sua localização mais próxima da Terra em 15 anos. Um ponto alaranjado já pode ser visto no céu desde o dia 9 deste mês, expondo essa aproximação. No dia 31 de julho, o planeta vermelho estará a "apenas" 57,6 milhões de quilômetros daqui. O evento é promovido pelo Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL/UEL). bonde.com


De acordo com o coordenador do Gedal, Miguel Moreno, o evento tem como objetivo a divulgação da astronomia, e integra o projeto "A rua de olho pra lua", desenvolvido pelo grupo. "A intenção é compartilhar nossa paixão pela astronomia com as pessoas e mostrar que nosso objeto de estudo não é uma coisa distante, como muitos imaginam. Vamos expor um telão com vídeos e informações relacionadas ao tema, tudo de forma didática para atender aos diversos tipos de público", conta.   
Como mais uma atração do evento, serão sorteados diversos brindes, entre eles lasers astronômicos, pôsteres, camisetas da NASA e um telescópio. Poderá participar quem colaborar doando fraldas geriátricas, que serão encaminhadas ao Hospital Universitário (HU). Cada pacote dá direito a um número para concorrer no sorteio. 
A Praça Nishinomiya fica na Av. Santos Dumont, em frente ao Aeroporto de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário