.

.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

LONDRINA CONTINUA COM COMÉRCIO ABERTO DEZ PREFEITO

Em pronunciamento na noite desta quarta-feira (1), o prefeito Marcelo Belinati afirmou que protocolou um recurso na Secretaria Estadual de Saúde, pedindo a revisão da cidade de Londrina no decreto de quarentena do Governo do Estado. Um novo decreto municipal será publicado sobre as medidas que deverão prevalecer a partir da próxima segunda-feira.  
Em um novo decreto municipal, redigido também nesta quarta, a Prefeitura autoriza o funcionamento das atividades não essenciais até sábado (04). As feiras livres podem funcionar até domingo. Dependendo do resultado do recurso, novas medidas devem ser anunciadas para a próxima semana.
Segundo o prefeito, desde o início da pandemia, Londrina vem adotando medidas preventivas, sendo uma das primeiras cidades do Brasil a determinar o uso obrigatório de máscaras. Além disso, lembrou que, a quarentena aplicada no fim de março, permitiu a organização do sistema de saúde da cidade.
“Sempre disse que, se Londrina precisasse fechar de novo suas atividades econômicas, nós iriamos fechar. Eu iria tomar essa decisão (...). Mas, de acordo com os dados técnicos, clínicos e epidemiológicos, esse momento ainda não chegou”, afirmou Belinati. 
 Recurso
No recurso administrativo protocolado nesta quarta e dirigido ao Secretário de Estado da Saúde, é solicitada a revisão da cidade de Londrina no Decreto Estadual nº 4942. Para embasar o pedido, o município preparou um relatório com todas as ações já realizadas e em andamento para o enfrentamento da pandemia.
Este relatório das ações contra o coronavírus possui 38 páginas e detalha, com textos, números, gráficos e fotos, as estratégias do município. Também reafirma o embasamento científico da gestão da pandemia em Londrina e o acompanhamento diário dos dados.

Justificativa
Para justificar o pedido do recurso, Belinati declarou que houve uma análise da regional de saúde e não de Londrina isoladamente por parte do Governo Estadual. Ainda comparou a situação do município em relação a outras cidades que ficaram de fora da quarentena imposta pelo decreto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário