.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

ESQUEMA DE NOTAS FRIAS PREFEITO DE JATAIZINHO É ACIONADO NA JUSTIÇA

Esquema era realizado através de notas fiscais “frias” emitidas pelos proprietários de uma empresa que acobertaram o pagamento pelo conserto, segundo o MP.
O prefeito de Jataizinho, no norte do Paraná, Dirceu Urbano Pereira (PSC), dois servidores municipais e mais quatro empresários foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por subtrair dinheiro da prefeitura através do superfaturamento de notas.
O caso aconteceu em abril do ano passado, e os acusados pagaram R$ 6.145 para um conserto de um veículo da prefeitura que teve um custo real de R$ 1.875, de acordo com as investigações.
O esquema, ainda de acordo com o MP-PR, era realizado através de notas fiscais “frias” emitidas pelos proprietários de uma empresa que acobertaram o pagamento pelo conserto.
Ao G1, o prefeito Dirceu Pereira disse que não tem conhecimento da acusação, mas, que, de qualquer forma, vai recorrer do caso.
Operação Dejá Vù
O esquema foi descoberto pela Operação Dejá Vù. A ação, segundo o coordenador do Gaeco, Leoni Batisti, foi deflagrada para investigar fraudes em licitações municipais na prefeitura de São Jerônimo da Serra, na região norte, mas acabou revelando o esquema em Jataizinho.
"Quando nós estávamos fazendo aquelas investigações, particularmente, pelo fato de a mesma empresa que cometia ilícitos em São Jerônimo, apareceu em uma nova situação em outros municípios", detalhou.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), as peças do carro foram adquiridas em um ferro-velho, e o serviço foi executado por um mecânico contratado de maneira informal.
"Quando o servidor chefe do setor de obras soube do problema no veículo, passou a combinar com o empresário o desvio para benefício de todos, tendo o prefeito tido conhecimento e consentido com a situação", afirmaram os promotores.
Com informações MPPR - Via G1 Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário