.

.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

VENDAVAL FAZ ESTRAGOS EM SERRANÓPOLIS CAUSANDO MUITO PREJUÍZO

A família Schmidt prevê um prejuízo de R$ 200 mil após uma ventania ter atingido a propriedade deles, em Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, na terça-feira (25).
Ninguém ficou ferido, mas de acordo com a agricultora Lori Schmidt, a ventania durou cerca de um minuto e destruiu o barracão da propriedade. Por consequência, partes do galpão atingiram o maquinário, que também foi quebrado. Dois bezerros morreram, uma vaca ficou ferida e outra vaca foi lançada em uma valeta. Assista o vídeo acima que mostra os estragos.
Alguns fragmentos do barracão, de acordo com a família, foram encontrados a cerca de 300 metros do local, e a estrutura de metal ficou retorcida. Algumas árvores também caíram e ficaram retorcidas, conforme Schmidt.
Segundo a Somar Meteorologia, pelas características do ocorrido, é possível que tenha acontecido um tornado ou uma microexplosão na propriedade da família.
A família contou que não se machucou porque a casa onde estavam, o casal e o filho, foi atingida apenas nos cantos.
Lori Schmidt destacou ainda que a ventania foi pontual, pois o estrago foi pequeno nas propriedades dos vizinhos.
De acordo com a agricultora, a família também planta milho e soja na propriedade, mas não houve prejuízos na lavoura.
De acordo com a Somar Meteorologia, não há instrumentos na cidade de Serranópolis do Iguaçu para medir qual foi a velocidade do vento na terça-feira.
Os maiores registros foram em Foz do Iguaçu, que fica a cerca de 71 quilômetros de distância da cidade. A Somar registrou rajadas de 40 km/h na fronteira, o que é considerado ventos de média intensidade.
Segundo a Somar, não é possível afirmar que houve um tornado no local, mas existe essa possibilidade. Isso porque as árvores quebradas e algumas estruturas retorcidas apontam para o fenômeno.
A equipe de meteorologia explicou ainda que como a abrangência dos prejuízos foi grande, outro fenômeno pode ter causado os prejuízos, chamado de microexplosão.
O fenômeno, segundo a Somar, acontece quando o ar é impulsionado com forte intensidade para baixo a partir de uma nuvem de tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário