.

.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

INSPEÇÃO NO CEMITÉRIO DE JATAIZINHO EQUIPE DE INSPEÇÃO ENCONTRA 105 ESCORPIÕES

Em apenas um dia de inspeção no cemitério de Jataizinho, a equipe de endemias encontrou 105 escorpiões. Os animais peçonhentos estavam em casca de árvores, em frestas entre os túmulos e embaixo de calçadas. Todos foram capturados, registrados e encaminhados para análise na secretária do estado. “Não podemos afirmar, mas pareciam escorpiões amarelos”, conta o médico veterinário da vigilância, Luciano José Fidelis.Resultado de imagem para imagem cemitério de jataizinho
A ação, hoje de rotina, começou em 2016, quando foi capturado o primeiro escorpião amarelo na cidade. “Depois do primeiro registro, precisamos ficar mais atentos. Ele pode ter vindo em materiais para pequenas obras no cemitério. Não tem como saber com precisão”, conta o médico veterinário da vigilância, Luciano José Fidelis. Durante todo ano passado, foram encontrados na cidade 50 escorpiões amarelos.
O escorpião amarelo é perigoso. O veneno causa quadros clínicos graves e pode levar à morte, principalmente, crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde que são as mais vulneráveis. Os sintomas leves de uma picada incluem dor e inchaço no local. A pessoa também pode ter tontura e vômito. Os sintomas graves incluem espasmos musculares, sudorese e salivação.
Esta é a época do ano em que aumenta a proliferação de animais peçonhentos. “Isso porque no período mais quente aumenta a oferta de alimento e essa também é a época de reprodução”, ressalta.
Não há produtos químicos ou venenos que matem o escorpião e na região, não há predadores naturais como algumas espécies de pássaros, sapos e gambas. Por isso os cuidados com o ambiente devem ser redobrados. “Os moradores devem manter os quintais limpos, sem entulhos, pilhas de tijolos ou madeiras acumuladas”, completa.
Quem encontrar um escorpião amarelo deve entrar em contato com o departamento de saúde da Secretaria de Saúde de Jataizinho, na Avenida Antônio Brandão de Oliveira, s/n (prédio anexo à rodoviária) ou pelo telefone 3259-3374.

Nenhum comentário:

Postar um comentário