.

.

sábado, 30 de setembro de 2017

TARIFA DE ENERGIA TERÁ A PARTIR DESTE DOMINGO DIA 01 BANDEIRA VERMELHA E MAIS CARA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através de seu diretor-geral, Romeu Rufino, afirmou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária de outubro, que começa neste domingo (1), passará para vermelha patamar dois, que é a mais cara prevista. A taxa extra cobrada nas contas de luz da população vai subir de R$ 3 para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos. Em setembro, a bandeira foi amarela.
A autarquia justificou o aumento pela situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que, segundo ela, “alcançou níveis preocupantes e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”. O patamar dois indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. O funcionamento varia: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário