.

.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SEM EQUIPAMENTOS SITUAÇÃO DAS CHEIAS DO RIO TIBAGI EM JATAIZINHO É COMPLICADA

Apesar de ainda não ter contabilizado o prejuízo causado pelo mau tempo e cheia do Rio Tibagi em Jataizinho, região metropolitana de Londrina, a Defesa Civil do município adianta que os danos foram grandes e o trabalho de recuperação demorará tempo considerável. A informação é do coordenador do órgão, Dorival Pereira Duarte. 

"Subiu o número de pontes obstruídas nas estradas rurais. Há duas nas localidades de Água Branca, uma em Água de Paris e outra em Água das Flores", detalha. "Os demais locais ainda estão em fase de limpeza. Só para se ter ideia, de 296 km de estradas de terra do município, 100 km necessitam de recuperação. Nestas, há necessidade, principalmente, de drenagem para haver condições de tráfego", completa. 

A maior dificuldade enfrentada pelas equipes é a falta de maquinários na execução dos serviços. Os equipamentos disponíveis são insuficientes, conforme Duarte. "Temos retroescavadeiras que atendem bem ao cotidiano, mas na atual situação precisamos de mais ajuda. O ideal seria uma patrulha rural, que dispõe de carregadeira, motoniveladora, rolo compactador e caminhões. Não estamos pedindo um caminhão de dinheiro, mas precisamos que os políticos lembrem de nós neste momento. Alguns deputados tiveram votos consideráveis nessa região e fizeram muitas promessas em épocas de campanha, mas não se manifestaram até agora", reclama. "Se o Estado cedesse essa patrulha por pelo menos 40 dias, resolveria o problema. Estamos terminando nossa avaliação de danos, mas o processo para decretar estado de emergência por meio do sistema da Defesa Civil é muito burocrático". 

Por enquanto, os profissionais tomam medidas paliativas a fim de amenizar os efeitos sofridos pelos moradores. "Estamos tirando terra das entradas das granjas para atender às exigências das empresas para as quais os criadores trabalham. Elas exigem acesso livre para levar os pintinhos e fazer o carregamento de frangos", conta. 

Ainda não há previsão de conclusão dos trabalhos, pois depende, também, da melhora do tempo. "Deve continuar chovendo na próxima semana. Precisamos de pelo menos 10 dias de Sol para mexer nas estradas rurais", revela. 

Até a manhã de hoje, o Tibagi seguia com aproximadamente 1,5 metro acima do nível normal; o Jataizinho permanece em diminuição de cerca de 70m do nível de ontem, que marcou 2,5 m de volume excedente. 

Os serviços de assistência de saúde, social e abrigo aos atingidos também estão de prontidão. Mesmo assim, as comunidades ribeirinhas e áreas urbanas próximas de rios devem ficar atentas ao aumento do nível dos rios. Em caso de emergência, entrar em contato com a COMDEC no telefone: (43) 3259-1250.  bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário