.

.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

NÍVEL DO RIO DE TIBAGI REGIÃO DE JATAIZINHO BAIXA E FAMÍLIAS RETORNAM PARA AS CASAS

O nível do rio Tibagi baixou no início da noite de terça-feira (24), e as seis famílias de Jataizinho (região metropolitana de Londrina) removidas de suas casas durante a tardevoltaram a ocupar os locais por volta das 20h. A informação foi repassada ao Bonde, na manhã desta quarta (25), pelo secretário municipal do Meio Ambiente e secretário-executivo da Defesa Civil em Jataizinho, Rodolfo Brandão. 

Ele lembrou que o Tibagi transbordou por volta das 16h de terça, quando o rio chegou a ficar 4 metros acima do nível normal, e as famílias que moram às margens dele foram retiradas de lá pelos agentes da Defesa Civil. "Oferecemos o ginásio de esportes da cidade como abrigo, mas os desalojados preferiram ficar na casa de parentes", acrescentou Brandão. Já por volta das 19h, conforme o secretário, o nível baixou pouco menos de um metro, e a Defesa Civil resolveu autorizar o retorno das famílias para as suas moradias, localizadas na Vila Frederico Lucarevisk, na área rural de Jataizinho. 

Reprodução
Reprodução


O secretário garantiu, entretanto, que a Defesa Civil continua com o monitoramento das regiões de Jataizinho mais afetadas pelas chuvas. Conforme ele, choveu mais de 106 milímetros no município entre segunda (23) e a manhã desta quarta-feira. "Cerca de 50 residências já foram danificadas tanto pela cheia do Tibagi como pelo transbordamento do rio Jataizinho, que está a pelo menos 2,5 metros acima do nível normal", contou Brandão. 



Não chovia no município por volta das 10h desta quarta. O secretário lembrou, no entanto, que a previsão não é das melhores para a região. "A coordenadoria da Defesa Civil passou para gente que deve chover pelo menos 130 milímetros na região durante as próximas 48 horas. Vamos torcer para que isso não se confirme", destacou. 

Rodolfo Brandão também evitou quantificar os prejuízos causados pelas chuvas até agora. "Precisamos esperar esse período passar para levantar todos os problemas e planejar o que podemos fazer para repará-los", explicou, destacando que pelo menos três pontes rurais foram danificadas e algumas vias adjacentes do município estão intransitáveis. 

O telefone da Defesa Civil de Jataizinho, para emergências, é o (43) 3259-1250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário