.

.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

LONDRINA VAI USAR BOTÃO DO PÂNICO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Londrina será o primeiro município do Paraná a utilizar o "botão do pânico" nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A medida foi aprovada no começo do mês, durante os encontros dos Dias de Mobilização pelos Direitos da Mulher.

O "botão do pânico" é um dispositivo que foi criado para que mulheres em situação de risco possam acionar a polícia, além de poder ser utilizado como meio de prova em eventual instrução criminal. O equipamento aciona a central de controle, que imediatamente envia uma equipe até o local, além de iniciar a gravação do áudio do ambiente, permitindo em tempo real aos controladores saber o que se passa na origem do chamado. Ao mesmo tempo, os policiais destacados recebem em um dispositivo móvel o alerta para que a viatura mais próxima se dirija ao local da ocorrência.

O equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Ganhador do prêmio Innovare, foi apresentado no último Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – FONAVID - em Vitória, quando foi feito o convite para que seus idealizadores apresentassem o Botão do Pânico em Londrina.

Após a demonstração na abertura do evento, que contou com a presença do presidente do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes e do secretário de segurança Cid Vasques, houve uma reunião específica para tratar do tema entre as integrantes da CEVID – a Coordenadora, desembargadora Denise Krüger Pereira e as juízas Luciane Bortoleto e Zilda Romero, os desenvolvedores do equipamento (INTP) e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff.

Deste encontro, resultou o anúncio, pelo Município de Londrina, de adesão ao programa, a ser encampado pela Prefeitura Municipal para utilização em conjunto com a 6º Vara Criminal, competente para julgar os casos relativos à Lei Maria da Penha. bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário