A PTV é uma documentação exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o trânsito de produtos vegetais entre os estados e é aplicada somente a culturas passíveis de pragas quarentenárias. No Paraná, alguns dos principais produtos vegetais que entram na lista de exigência são as frutas cítricas, maçã, pera, banana, pinus e soja.
Para a emissão desta permissão de trânsito, os produtores e comerciantes devem passar primeiramente por outras etapas. A primeira delas é o monitoramento da sua Unidade Produtiva, no caso de agricultores, e da sua Unidade Consolidadora, para comerciantes, por um responsável técnico habilitado pela Adapar. O técnico deve monitorar regularmente o manejo de pragas nas unidades e então emitir o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
Caso os produtos certificados destas unidades venham a ser comercializados para outros estados é necessário que o responsável técnico solicite junto à Adapar a PTV. Atualmente, este processo é realizado apenas presencialmente nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSA) espalhadas pelo Estado.
Com a PTV eletrônica o responsável técnico poderá preencher um formulário online com informações sobre a carga a ser transportada, como número da nota fiscal, origem e destino dos produtos e placa do veículo de transporte. Caso a solicitação cumpra os requisitos exigidos, ele terá acesso a uma cópia criptografada da PTV autorizada por um fiscal da Adapar para impressão, autorizando o transporte interestadual da carga. O formulário online estará disponível no site da Adapar – www.adapar.pr.gov.br – a partir do dia 16 de dezembro.
“Com o sistema informatizado e a realização constante de fiscalizações nas áreas produtivas a Adapar fornece credibilidade ao processo de certificação e permite o acesso dos diferentes produtos paranaenses aos mercados nacionais e internacionais”, destaca Marcílio Martins Araújo, gerente de Sanidade Vegetal da Adapar.
Além de reduzir custos de transporte a produtores e comerciantes, que atualmente têm a necessidade de se deslocar até 100km entre as unidades locais, o sistema online traz outros benefícios. Com a facilidade para emitir a documentação, outros produtores podem se sentir incentivados a comercializar seus produtos em outros estados e até países. Isto porque para o trânsito destas culturas para outras nações é necessário um certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, que exigirá a PVT para dar início ao processo.
Destaca-se ainda que o sistema presencial continuará em funcionamento. Os produtores e comerciantes de produtos vegetais poderão obter a PTV nas Unidades Locais da Adapar.
O sistema vem a atender um contrato de gestão assinado entre o governador Beto Richa e o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O Paraná como grande produtor de vegetais vem buscando expandir o seu mercado nacional e internacionalmente. Era um dos objetivos de gestão do governo estadual facilitar este processo”, explica Ortigara.
TREINAMENTO - Com o objetivo de capacitar os responsáveis técnicos habilitados no novo sistema, a Adapar realizará treinamentos a serem realizados nas seguintes datas e locais:
10/12/13 (Terça-feira)
CURITIBA
Local: HOTEL LIZON - Av. Sete de Setembro - 2.246 - Sala Royale
Tel: (41) 2104-9494
Horários:
08:30 às 12 horas (50 vagas – Turma A)
13:30 às 17 horas (50 vagas – Turma B)
11/12/13 (quarta-feira)
MARINGÁ
Local: FACULDADE UNINGÁ - Rod. Dep. Silvio Barros / PR-317 - saída para Astorga - Laboratório de Informática (Luiz Fernando)
Tel: (44) 3033-5009
Horário:
08:30 às 12 horas (30 vagas)
12/12/13 (quinta-feira)
PATO BRANCO
Local: FACULDADE MATER DEI – Avenida Tupy, nº 3091 / Laboratório de Informática
Tel: (46) 2101-8200
Horário: 08:30 às 12 horas (25 vagas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário