.

.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

LONDRINA QUER AUTORIZAR SEPULTAMENTOS EM TEMPLOS RELIGIOSOS


Os vereadores discutem na sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Londrina um projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza o sepultamento nos templos religiosos da cidade. A matéria acrescenta um parágrafo ao artigo 287 do Código de Posturas do Município e abre brecha "desde que obedecidas todas as normas técnicas necessárias ao empreendimento, em especial as ambientais".

Atualmente, enterros só são permitidos nos cemitérios de Londrina. A superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) da cidade, Sônia Gimenzes, contou que a solicitação de sepultamentos em criptas nos templos foi feita pelo monsenhor Bernardo Gafá, pároco da Catedral. "O pedido atende vontade do arcebispo emérito da Arquidiocese de Londrina, Dom Albano Cavallin, que quer ser sepultado na Catedral, assim como foi Dom Geraldo Fernandes em 1982", disse.

Devanir Parra/CML


Sônia lembrou que o pedido foi feito no final do ano passado. "Passamos o ano discutindo os aspectos técnicos e legais do pedido e não achamo óbices que poderiam impedir a alteração na lei", garantiu.

Ela disse, ainda, que os servidores da Acesf visitaram a Catedral e conversaram com o monsenhor sobre a solicitação. "Levamos em conta o Código Canônico e o fato de outras cidades, como Maringá e Curitiba, já realizarem sepultamentos em criptas, dentro dos templos religiosos", acrescentou.

"Considerando que devem se respeitar os valores religiosos em sua prática e culto; considerando que o Brasil é um país que respeita os preceitos religiosos de todas as denominações; considerando que, de acordo com a definição do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), as criptas são compartimentos destinados a sepultamentos no interior de templos, entendemos ser plenamente justificada a alteração pretendida", argumenta o Executivo no projeto de lei. bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário