.

.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

O horário de verão começa à zero hora do próximo domingo (20/10) em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Nesses locais os relógios deverão ser adiantados em 60 minutos, deixando o domingo mais curto, com 23 horas de duração. A operação inversa, que vai marcar o final do horário de verão, será realizada à zero hora do dia 16 de fevereiro de 2014.


Para o sistema elétrico, a principal vantagem do horário de verão é permitir uma folga nas condições de operação de usinas, linhas e subestações no período crítico do dia, entre as 18h e às 21h. Essa condição se dá pelo descompasso no comportamento das curvas de demanda máxima das diversas categorias de usuários. O momento de pico do consumo residencial, por exemplo, deixa de coincidir com o pico do acendimento das lâmpadas da iluminação pública, evitando sobrecargas no sistema.

A mesma folga também confere maior flexibilidade para a operação dos equipamentos de transmissão e distribuição de energia, evitando riscos ao atendimento do mercado e, principalmente, minimiza o acionamento de usinas térmicas para suprir a necessidade emergencial por energia. Além do impacto no meio ambiente devido à queima de combustível fóssil, as termelétricas também apresentam um custo de geração maior, onerando as tarifas de energia.

Em termos numéricos, a redução da demanda máxima na ponta no sistema operado pela Copel é estimada em 5% – ou cerca de 220 megawatts, potência equivalente à demanda máxima da área metropolitana de Ponta Grossa.

HISTÓRICO – O horário de verão será adotado no país pela 39ª – a 29ª de forma consecutiva. A história da medida no Brasil começou na década de 30, por determinação do então presidente Getúlio Vargas. Em sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. Depois de muito tempo esquecido, o horário de verão ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney, e passou a ser adotado anualmente desde então.

Em 2008, foi editado o Decreto 6.558 que estabeleceu regras duradouras para a aplicação do horário de verão, como a área de abrangência e época para início e término. Assim, ficou determinado que o horário de verão será aplicado nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo o Distrito Federal, com início sempre no terceiro domingo de outubro e encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

- Lâmpadas: Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

- Ferro elétrico: Ligue o aparelho apenas quando houver grande quantidade de roupa para passar.
Evite ligá-lo nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem  conectados à tomada para evitar sobrecarga na rede. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido e deixe para passar as roupas mais leves ao final, aproveitando o calor do ferro desligado.

- Geladeira/Freezer: Observe o Selo Procel de Economia de Energia ao comprar o produto. Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar roupas, tênis, etc.

Regule o termostato adequadamente de acordo com as estações do ano. Não deixe as portas abertas por tempo prolongado. Organize os alimentos para perder menos tempo ao procurá-los. Não forre as prateleiras com plásticos ou vidro, isso prejudica a circulação interna de ar. Não desligue os aparelhos durante a noite para ligá-los de manhã.

- Televisão: Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo. Caso a televisão tiver programação, use o timer quando quiser dormir com ela ligada.

- Chuveiro elétrico: Como é um dos aparelhos que mais consome energia, o ideal é evitar o uso entre 17 e 22 horas. Deixar a chave na posição menos quente (verão), economizando 30% de energia. Feche a torneira para ensaboar e limite o tempo debaixo da água quente.

- Ar-condicionado: Procurar os modelos com selo Procel de Economia de Energia. Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.
Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde o aparelho estiver instalado.

- Lavadora/Secadora: Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Use a dose certa de sabão especificada no manual. Mantenha o filtro sempre limpo.

- Computadores: Mantenha acionado o Energy Stay, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está  sendo utilizado. Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.
* Com informações da Cemig

Nenhum comentário:

Postar um comentário