Três cidades do Norte Pioneiro – Carlópolis, Primeiro de Maio e Sapopema – estão entre os 10 destinos do turismo paranaense ideais para as férias de julho. “O Paraná tem centenas de roteiros interessantes, diferentes, repletos de museus, rios, cachoeiras, grutas, paisagens e comidas perfeitos para todos os gostos e idades”, aponta o jornal Bem Paraná que fez a lista dos 10 destinos, o que inclui ainda a Lapa, cidades do Litoral, Marechal Cândido Rondon, Tibagi, Prudentópolis, Palmeira e Palmas.
“O turismo é a vocação da região e com potencial para atrair novos empreendimentos, o que já está acontecendo. É um um novo ciclo econômico com mais empregos e oportunidades para os moradores de Carlópolis, Primeiro de Maio e Sapopema. As prefeituras agora estão mais estruturadas para apoiar, de diversas formas, o que inclui a divulgação, os novos atrativos turísticos”, disse o deputado Romanelli (PSB) que representa as três cidades na Assembleia Legislativa.
Três cidades
Carlópolis é apontada como a beleza às margens da represa da usina de Chavantes. “O município recebe milhares de turistas e pescadores, devido à grande quantidade e diversidade de espécies na represa. No mês de julho, o turista ainda tem um plus: acontece Festa da Cerejeira, que marca a florada da árvore”.
Primeiro de Maio é “o paraíso das chácaras de lazer” rodeada pelas águas da represa da hidrelétrica de Capivara. São mais de 1,3 mil chácaras de lazer, condomínios e pesqueiros que oferecem toda a estrutura para que os visitantes pratiquem os esportes náuticos e aquáticos na represa.
Assim, Sapopema tem 45 atrativos naturais catalogados.
Assim, Sapopema tem 45 atrativos naturais catalogados.
“O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas. Por conta disso, atrai visitantes interessados no turismo de aventura, como rapel, trekking, ciclo turismo e muito mais”.
Veja a seguir, os detalhes dos destinos turísticos
Carlópolis, a beleza às margens da represa
Carlópolis fica às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, a 369 km de Curitiba, com área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com São Paulo.
A localização geográfica certamente tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis. Dentre eles, a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, exerce forte atração na região.
O município recebe milhares de turistas e pescadores, devido à grande quantidade e diversidade de espécies na represa. No mês de julho, o turista ainda tem um plus: acontece Festa da Cerejeira, que marca a florada da árvore. A Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes é uma atração a parte. Ela foi construída em homenagem à santa padroeira das navegações. Está localizada na Ilha do Ponciano, com a frente voltada para Carlópolis.
A Ilha 13 ou Ilha do Ponciano, como é popularmente conhecida, fica a 300 metros da área urbana. A entrada é pela PR-218 sentido Fartura (SP). O local está a 11 km do centro da cidade, na PR-218. A Ponte Interestadual que liga o Paraná a São Paulo é um ícone da cidade e a terceira maior do Brasil, com 1,5 km de extensão.
Lugares mais visitados
Ponte Interestadual Paraná – São Paulo
Park Golf
Ilha do Ponciano
Clube Vale dos Sonhos
Park Golf
Ilha do Ponciano
Clube Vale dos Sonhos
Como chegar
Os acessos ao município são pelas rodovias BR-374 e PR-092 (Rodovia Governador Parigot de Souza).
Onde ficar
Carlópolis possui ótimas opções de hospedagem para quem deseja ter uma bela noite de descanso. Há hotéis, pousadas e casas de veraneio às margens da Represa de Chavantes para aluguel.
Primeiro de Maio, o paraíso das chácaras de lazer
Primeiro de Maio é rodeada pelas águas da represa da hidrelétrica de Capivara. A cidade possui uma população residente de 11 mil habitantes, mas nos fins de semana este número praticamente dobra em virtude das mais de 1.300 chácaras de lazer, condomínios e pesqueiros que oferecem toda a estrutura para que os visitantes pratiquem os esportes náuticos e aquáticos na represa. O local tem a Ilha do Sol. As travessias são realizadas das 7h às 19h. É possível também alugar lanchas para passeios na represa.
Lugares mais visitados
Centro de Eventos e Motocross
Embarque para a Ilha do Sol
Pesqueiros
Terminal Turístico Paranatur
Embarque para a Ilha do Sol
Pesqueiros
Terminal Turístico Paranatur
Como chegar
Primeiro de Maio está a 460km de Curitiba e a 65km de Londrina. O caminho para a cidade é via rodovia PR-437.
Onde ficar
Existem dois hotéis, além de diversas pousadas e casas de veraneio situadas às margens da represa.
Sapopema e os seus 45 atrativos de turismo natural catalogados
Da vida tranquila no campo às aventuras, Sapopema está localizada no Norte do Paraná, a 120 km de Londrina e 300 km de Curitiba. O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas. Por conta disso, atrai visitantes interessados sobretudo no turismo de aventura, como rapel, trekking, ciclo turismo e muito mais.
Sapopema tem aproximadamente 7 mil habitantes, que se dividem entre áreas urbanas e rurais. Todavia, não é só o turismo de aventura que se destaca na cidade, há também o descanso no campo. São 45 atrativos naturais catalogados e destes, 11 recebem visitação.
O Pico Agudo é o principal atrativo do município em número de visitantes. Alguns principais atrativos da cidade são as trilhas e as incríveis cachoeiras, formando um conjunto de belezas naturais, proporcionando aos visitantes paisagens que são de encher os olhos.
Considerado o pico mais alto do norte do Paraná, com aproximadamente 1.100 metros de altura em relação ao nível do mar, o Pico Agudo está localizado no Assentamento São Luiz II, a 30 km do Centro da cidade. Localizado no bairro Lajeadinho, a 3,5 km do Centro da cidade, o Salto das Orquídeas possui um conjunto de cascatas que é de encantar os visitantes que passam por lá.
A principal queda d’água possui 42,75 metros de altura. No local há lanchonete, área de camping com duchas quentes, iluminação, e banheiros.
Lugares mais visitados
Pico Agudo
Salto das Orquídeas
Cachoeira Bela Vista
Cachoeira França
Cachoeira da Mata
Saltinho do Lambari
Casa de Pedra
Salto das Orquídeas
Cachoeira Bela Vista
Cachoeira França
Cachoeira da Mata
Saltinho do Lambari
Casa de Pedra
Como chegar
O acesso principal ao município é pela PR-090. Sapopema fica a 300 km de Curitiba e 120 km de Londrina.
Onde ficar
A infraestrutura turística de Sapopema inclui diversos meios de hospedagem. Há hotéis, pousadas, camping, fazendas, sítios, casas e ranchos com quartos para alugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário