.

.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SAIBA COMO EVITAR ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIOS

As festas de fim de ano tradicionalmente são comemoradas com fogos de artifício. Para evitar acidentes, alguns cuidados são essenciais, já o manuseio inadequado desses artefatos pode ser fatal ou deixar sequelas permanentes. Além disso, o barulho da explosão e os vestígios luminosos dos fogos prejudicam também o sistema auditivo e ocular, podendo causar surdez e cegueira. 

“Em casos graves, o paciente pode apresentar quadro clínico delicado, com cortes, lacerações, queimaduras sérias e até amputações de membros, geralmente das mãos, em decorrência dos acidentes”, explica o médico e diretor da Rede Paraná Urgência, Vinicius Filipak.
Em caso de acidente com fogos a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao serviço de emergência mais próximo. “O Samu e o Siate também podem ser acionados neste tipo de ocorrência através dos telefones 192 e 193”, explica Filipak.
Para queimaduras mais leves, a orientação é resfriar o local com água fria e protegê-lo com um pano limpo. As bolhas que ocasionalmente apareçam não devem ser furadas, pois existe risco de infecção. Segundo o médico, também não deve haver nenhum tipo de intervenção caseira sobre o ferimento. “Mesmo os casos considerados de menor gravidade devem ser encaminhados ao serviço de saúde para uma avaliação médica”.
Antes do uso, é importante que a pessoa verifique a data de validade dos fogos e leia cuidadosamente cada instrução de segurança recomendada pelo fabricante. As informações devem estar descritas na embalagem do produto.
A venda de fogos de artifício para menores de idade é proibida no Brasil. Por isso, os pais e responsáveis devem estar atentos aos locais de armazenagem desses produtos, deixando-os em local seguro e tomando cuidado para não fiquem ao alcance de crianças. tanosite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário